EmpreendedorismoEmpreender na internetMercado DigitalVendas Online

Qual o melhor momento para começar a vender pela internet?

4 Mins read

Vender pela internet tornou-se uma das maiores ferramentas de trabalho da atualidade. É fácil se conectar com alguém do outro lado do mundo, ao mesmo tempo em que respondemos uma mensagem no celular! 

Quando uma empresa é bem vista na internet, ela se torna uma autoridade no ramo, permitindo que outras pessoas tenham acesso a tudo o que ela pode oferecer aos consumidores.

E você, já pensou em vender pela internet? Continue acompanhando e confira as vantagens e um checklist exclusivo para abrir sua loja virtual agora mesmo!

Afinal, o que é vender pela internet? 

Trata-se de comercializar produtos ou serviços em um ambiente digital, seja em uma loja virtual ou site próprio. A ideia de vender pela internet está relacionada a atingir o seu público-alvo onde ele estiver. E sabemos que grande parte dele está no digital. Por exemplo, se você vende produtos físicos, tais como: peças de roupa, doces, bolos ou salgados, pode (e deve) investir em um negócio online que gere muitas visualizações, vendas, engajamento e presença da marca entre os seus clientes.  Dessa forma, é possível que sua empresa cresça ainda mais e ganhe visibilidade.  Caso você seja alguém do ramo de serviços, como por exemplo: escritor, designer, advocacia e outras profissões que não comercializem produtos físicos diretamente, também têm espaço para criar um site totalmente personalizado com a sua marca, portfólio e que aumente a sua carteira de clientes.  

Quais são as vantagens de migrar para o digital? 

Ao entender qual é o produto ou serviço que você vende, fica muito mais fácil saber onde a sua empresa pode chegar na internet, pois se a visualização do seu negócio cresce, todos ganham, tanto os fornecedores quanto parceiros e os clientes!

Algumas das vantagens mais significativas são: 

  • Os clientes podem comprar seus produtos ou contratar seu serviços 24 horas, sem a necessidade de você ter um estabelecimento físico
  • Sua loja ganha muito mais chance de conquistar clientes em diversas redes na internet
  • Aumento das vendas dos seus produtos ou serviços
  • Estar presente no meio digital, fortalecendo o relacionamento da sua marca com o público

Viu como vender pela internet não é algo de outro mundo? Apesar de exigir dedicação e um pouco mais de conhecimento técnico, com o uso de ferramentas certas você consegue colocar a sua empresa no meio digital com sucesso.

 Existe um momento certo para passar a vender pela internet?

Depois de saber o que é vender pela internet e entender o que oferecer para os seus clientes, fica mais fácil criar a sua loja virtual ou site (falaremos mais sobre isso abaixo), não é mesmo?   O momento certo de migrar para o digital está diretamente ligado à procura dos seus serviços na internet. Ou seja, quanto mais você divulgar e mostrar que a sua empresa resolve o problema do cliente, mais rápido ela ganhará força em qualquer meio de comunicação. Além disso, outros pontos importantes que necessitam de atenção são: 

  • Destinar uma parte dos recursos da empresa para investir em uma loja virtual ou site
  • Estar presente na vida dos clientes, ou seja, alimentar as redes sociais e atualizar sua loja online
  • Estabelecer metas a curto, médio e longo prazo para o seu negócio

Conheça a diferença entre criar uma loja virtual e um site 

Quando você quer vender produtos e serviços, tanto criar uma loja virtual quanto um site podem ser boas opções para o seu negócio. 

A diferença é que a loja virtual é um ambiente onde são comercializados diversos produtos (físicos ou digitais), onde os clientes podem fazer compras e realizar pagamentos online sem precisar de ajuda de um atendente o tempo todo. 

Já o site, pode ser definido como um lugar onde estão as informações da empresa e também um canal onde as pessoas realizam solicitações, preenchem formulários e cadastros, acessam os catálogos de produtos e obtêm informações sobre um determinado negócio.

 O que uma loja virtual deve ter para ser atraente aos clientes?

A loja virtual deve ser criada com um objetivo, planejamento e estratégias. Além disso, ela precisa ser atraente ao público, passando a imagem da empresa. Algumas dicas essenciais são:   

  • Pense em um nome chamativo para a sua loja virtual, mas que remeta ao seu produto/serviço
  • Tenha em mente quais serão os produtos/serviços oferecidos aos clientes;
  • Disponibilize um catálogo virtual
  • Apresente um espaço para falar sobre a sua empresa, sua história, como ela surgiu e etc.
  • Deixe claro que a sua loja online é segura para comprar.  Na loja virtual do UOL, por exemplo, você já cria um ambiente digital configurado com diversos meios de pagamento, sendo um deles o PagSeguro

O que o meu site deve ter para ser atraente?

O visual do site também é importante para passar a mensagem certa ao seu cliente. Por isso, é preciso pensar em conjunto, em como o seu site irá te ajudar a vender pela internet a longo prazo. Para isso, pense em pontos como: a harmonia nas cores, uma logomarca forte e coerente com as atividades da sua empresa, as imagens certas ao longo do site, etc. Lembre-se ainda de que o site deve ser fácil de navegar, com menus visíveis e organizados.   

Checklist para iniciar hoje mesmo

Parabéns por chegar até aqui! Isso significa que você deseja oferecer o melhor para seus clientes no âmbito virtual, bem como para se destacar da concorrência. 

Confira agora, um checklist poderoso para começar a vender pela internet hoje mesmo:

  • Invista em qualidade na loja virtual ou no site — isso inclui o domínio e a hospedagem, para que o ambiente virtual seja seu de fato
  • Lembre sempre para quem você está vendendo seus produtos e serviços
  • Pense em como divulgar melhor o seu site/loja virtual
  • Estude a sua concorrência
  • Traga um diferencial para a sua empresa
  • Faça um balanço das suas despesas e como obter mais lucro
  • Transpareça a essência da sua marca e dedicação e amor em tudo o que você fizer.
  • Conte com o UOL Meu Negócio para criar esse ambiente virtual para você se manter no mercado sempre e alcançar o sucesso!

Não deixe para amanhã a oportunidade de brilhar na internet! Imagine quantas vendas é possível aumentar ao migrar o seu negócio para o mundo virtual? Onde você quer que a sua empresa chegue? Então, garanta o sucesso dela clicando aqui para criar a sua loja virtual ou um site no UOL Meu Negócio! 

Related posts
Empreendedorismo

O que é venda consignada? Veja como aplicar no seu negócio

4 Mins read
Imagine um modelo de negócio em que o fornecedor e o vendedor final ganham juntos. Esta prática já existe no mercado e,…
Empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: conheça suas vantagens e como utilizá-la!

5 Mins read
Você já ouviu falar na importância de ter uma planilha de fluxo de caixa?  Apesar de muitos já conhecerem, ainda existem algumas…
Vendas Online

Entre na onda da personalização de produtos

5 Mins read
Destacar-se no varejo nem sempre é simples, ainda mais diante de tantos negócios surgindo a todo momento no mercado online. Por isso,…