EmpreendedorismoEmpreender na internetMercado DigitalVendas Online

Qual o melhor momento para começar a vender pela internet?

4 Mins read

Vender pela internet tornou-se uma das maiores ferramentas de trabalho da atualidade. É fácil se conectar com alguém do outro lado do mundo, ao mesmo tempo em que respondemos uma mensagem no celular! 

Quando uma empresa é bem vista na internet, ela se torna uma autoridade no ramo, permitindo que outras pessoas tenham acesso a tudo o que ela pode oferecer aos consumidores.

E você, já pensou em vender pela internet? Continue acompanhando e confira as vantagens e um checklist exclusivo para abrir sua loja virtual agora mesmo!

Afinal, o que é vender pela internet? 

Trata-se de comercializar produtos ou serviços em um ambiente digital, seja em uma loja virtual ou site próprio. A ideia de vender pela internet está relacionada a atingir o seu público-alvo onde ele estiver. E sabemos que grande parte dele está no digital. Por exemplo, se você vende produtos físicos, tais como: peças de roupa, doces, bolos ou salgados, pode (e deve) investir em um negócio online que gere muitas visualizações, vendas, engajamento e presença da marca entre os seus clientes.  Dessa forma, é possível que sua empresa cresça ainda mais e ganhe visibilidade.  Caso você seja alguém do ramo de serviços, como por exemplo: escritor, designer, advocacia e outras profissões que não comercializem produtos físicos diretamente, também têm espaço para criar um site totalmente personalizado com a sua marca, portfólio e que aumente a sua carteira de clientes.  

Quais são as vantagens de migrar para o digital? 

Ao entender qual é o produto ou serviço que você vende, fica muito mais fácil saber onde a sua empresa pode chegar na internet, pois se a visualização do seu negócio cresce, todos ganham, tanto os fornecedores quanto parceiros e os clientes!

Algumas das vantagens mais significativas são: 

  • Os clientes podem comprar seus produtos ou contratar seu serviços 24 horas, sem a necessidade de você ter um estabelecimento físico
  • Sua loja ganha muito mais chance de conquistar clientes em diversas redes na internet
  • Aumento das vendas dos seus produtos ou serviços
  • Estar presente no meio digital, fortalecendo o relacionamento da sua marca com o público

Viu como vender pela internet não é algo de outro mundo? Apesar de exigir dedicação e um pouco mais de conhecimento técnico, com o uso de ferramentas certas você consegue colocar a sua empresa no meio digital com sucesso.

 Existe um momento certo para passar a vender pela internet?

Depois de saber o que é vender pela internet e entender o que oferecer para os seus clientes, fica mais fácil criar a sua loja virtual ou site (falaremos mais sobre isso abaixo), não é mesmo?   O momento certo de migrar para o digital está diretamente ligado à procura dos seus serviços na internet. Ou seja, quanto mais você divulgar e mostrar que a sua empresa resolve o problema do cliente, mais rápido ela ganhará força em qualquer meio de comunicação. Além disso, outros pontos importantes que necessitam de atenção são: 

  • Destinar uma parte dos recursos da empresa para investir em uma loja virtual ou site
  • Estar presente na vida dos clientes, ou seja, alimentar as redes sociais e atualizar sua loja online
  • Estabelecer metas a curto, médio e longo prazo para o seu negócio

Conheça a diferença entre criar uma loja virtual e um site 

Quando você quer vender produtos e serviços, tanto criar uma loja virtual quanto um site podem ser boas opções para o seu negócio. 

A diferença é que a loja virtual é um ambiente onde são comercializados diversos produtos (físicos ou digitais), onde os clientes podem fazer compras e realizar pagamentos online sem precisar de ajuda de um atendente o tempo todo. 

Já o site, pode ser definido como um lugar onde estão as informações da empresa e também um canal onde as pessoas realizam solicitações, preenchem formulários e cadastros, acessam os catálogos de produtos e obtêm informações sobre um determinado negócio.

 O que uma loja virtual deve ter para ser atraente aos clientes?

A loja virtual deve ser criada com um objetivo, planejamento e estratégias. Além disso, ela precisa ser atraente ao público, passando a imagem da empresa. Algumas dicas essenciais são:   

  • Pense em um nome chamativo para a sua loja virtual, mas que remeta ao seu produto/serviço
  • Tenha em mente quais serão os produtos/serviços oferecidos aos clientes;
  • Disponibilize um catálogo virtual
  • Apresente um espaço para falar sobre a sua empresa, sua história, como ela surgiu e etc.
  • Deixe claro que a sua loja online é segura para comprar.  Na loja virtual do UOL, por exemplo, você já cria um ambiente digital configurado com diversos meios de pagamento, sendo um deles o PagSeguro

O que o meu site deve ter para ser atraente?

O visual do site também é importante para passar a mensagem certa ao seu cliente. Por isso, é preciso pensar em conjunto, em como o seu site irá te ajudar a vender pela internet a longo prazo. Para isso, pense em pontos como: a harmonia nas cores, uma logomarca forte e coerente com as atividades da sua empresa, as imagens certas ao longo do site, etc. Lembre-se ainda de que o site deve ser fácil de navegar, com menus visíveis e organizados.   

Checklist para iniciar hoje mesmo

Parabéns por chegar até aqui! Isso significa que você deseja oferecer o melhor para seus clientes no âmbito virtual, bem como para se destacar da concorrência. 

Confira agora, um checklist poderoso para começar a vender pela internet hoje mesmo:

  • Invista em qualidade na loja virtual ou no site — isso inclui o domínio e a hospedagem, para que o ambiente virtual seja seu de fato
  • Lembre sempre para quem você está vendendo seus produtos e serviços
  • Pense em como divulgar melhor o seu site/loja virtual
  • Estude a sua concorrência
  • Traga um diferencial para a sua empresa
  • Faça um balanço das suas despesas e como obter mais lucro
  • Transpareça a essência da sua marca e dedicação e amor em tudo o que você fizer.
  • Conte com o UOL Meu Negócio para criar esse ambiente virtual para você se manter no mercado sempre e alcançar o sucesso!

Não deixe para amanhã a oportunidade de brilhar na internet! Imagine quantas vendas é possível aumentar ao migrar o seu negócio para o mundo virtual? Onde você quer que a sua empresa chegue? Então, garanta o sucesso dela clicando aqui para criar a sua loja virtual ou um site no UOL Meu Negócio! 

Related posts
EmpreendedorismoIdeias de negócioPlanejamento de Negócio

Dicas de como se preparar para a Black Friday em 2024

6 Mins read
Não saber como se preparar para a Black Friday é uma das dores mais comuns dos empreendedores no Brasil, que precisam se…
Vendas Online

Site fora do ar: como verificar e resolver o problema

5 Mins read
Com o site fora do ar, muitas empresas podem perder negócios. Por esse motivo, é fundamental verificar e resolver o problema quanto…
Black NovemberEmpreendedorismoPlanejamentoPlano de negócios

Quando é a Black Friday? Descubra a data e as melhores ofertas

6 Mins read
Descobrir quando é a Black Friday é apenas o seu primeiro passo de uma estratégia completa para ter o maior número possível…