4 dicas para entrar no mundo digital e aumentar suas vendas

4 dicas para entrar no mundo digital e aumentar suas vendas

O mundo digital tem se expandido em todos os setores da sociedade. É difícil nos imaginarmos sem acesso à internet, longe da tecnologia e da informação abundante que temos hoje.

Esse conhecimento disponível pode (e deve) ser usado a seu favor, principalmente no empreendedorismo. Quem tem uma empresa pequena, média ou grande, é necessário fazer a inserção do seu negócio na internet, a fim de aumentar as vendas. 

Por isso, vamos apresentar algumas opções do mundo digital para que você possa iniciar sua presença digital da melhor maneira! Continue acompanhando.

1. Entenda quem é o seu consumidor no mundo digital 

 
Você já percebeu que usar a internet em todas as áreas da sua vida, certo? Agora, é necessário saber qual é o perfil do seu consumidor dentro do mundo digital, para que a sua empresa vá de encontro a essa necessidade. 
 
Para isso você deve se perguntar: o que o seu consumidor deseja comprar? Quais são os seus concorrentes diretos? Essas informações são imprescindíveis para entender o seu mercado, até mesmo para criar um site ou loja virtual que alcance a sua audiência. 
 
Em 2020, cerca de 13 milhões de pessoas passaram a comprar em e-commerces, o que aumentou em 41% as vendas (relacionado ao mesmo período de 2019) por conta da pandemia e do maior número de pessoas em casa. Os dados estão no relatório Webshoppers 43 em parceria com o Bexs Banco e Ebit Nielsen — confira mais informações divulgadas aqui no site do UOL Economia.
 
Todo consumidor possui um perfil, ou seja, traços de comportamento que são similares dependendo da área de atuação da empresa. Os principais comportamentos e características do consumidor no mundo digital são:
 
  • O que eles estão buscando: inicialmente, esses consumidores querem de tudo um pouco, literalmente. Em seguida, é possível notar uma procura maior por eletrodomésticos, artigos para a casa, itens de beleza e etc
  • Horário de compra: nas lojas virtuais, os consumidores costumam acessar as plataformas em dois picos — o primeiro entre 12h até as 14h, e o segundo das 20h às 22h 
  • A maioria das e-commerces estão se preparando para atender as entregas em várias partes do Brasil, oferecendo frete grátis e entre outras vantagens
  • Um outro comportamento interessante dos consumidores que se pôde observar, é que eles não compram impulsivamente. Antes, realizam pesquisas e usam comparadores de preços entre um produto e outro.

2. Escolha os canais digitais que você irá vender

Nessa etapa vamos descobrir onde vender os seus produtos, o que esperar dos resultados e principalmente, integrar os canais digitais ao negócio. 

Uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence em 2019, mostrou que 74% dos brasileiros preferem fazer compras pela internet, e esse percentual só tende a aumentar. 

Uma loja virtual ou um site bem planejado pode e deve ser uma das principais ações adotadas pelos empreendedores em sua presença digital. Além disso, também é importante integrar essa ferramenta com outros canais, por exemplo, as redes sociais. 

Veja alguns dados interessantes:

  • Instagram é responsável por 80% dos usuários concluírem as suas compras de determinados produtos — é o que apontou uma pesquisa realizada pelo Facebook em 2019
  • No Facebook, mais de 85% das pessoas fazem compras influenciadas diretamente pela plataforma 
  • Usado por pelo menos 160 milhões de brasileiros, o WhatsApp também se tornou um grande aliado dos consumidores quando se trata de aumentar as vendas na internet
  • Mais de 96% dos brasileiros realizam pesquisas no Google antes de comprar alguma coisa, de acordo com pesquisa feita pela Nectafy (em 2019)

Então funciona assim: você cria a sua loja virtual ou um site profissional para a sua empresa, faz a configuração dos produtos e serviços que ela oferece aos clientes e também das formas de pagamento. 

Plataformas de vendas

Acabou? Ainda não! É preciso pensar agora na estratégia a ser usada para divulgar a sua plataforma profissional em outras mídias digitais, tais como as redes sociais do seu público-alvo, que é onde as pessoas estão, não é mesmo?

Essas plataformas devem ser facilmente acessadas por um celular, smartphone, tablet ou computador, gerando mais acessibilidade e conexão com o seu cliente. 

Por exemplo, uma pessoa que vende roupas em um e-commerce, pode incluir o link de suas redes sociais a ele — Facebook (marketplace ou página de venda), Instagram e WhatsApp, gerando mais engajamento com sua marca. 

 

3. Planeje sua presença digital

Depois de passar por todas as etapas que citamos ao longo do artigo, é hora de planejar a sua presença digital. Ou seja, aquele momento onde a sua empresa estará de fato engajada na internet.

Para isso, tenha em mente quais serão os resultados que irão aumentar vendas, como:

  • Onde você quer que a sua empresa chegue no mercado?
  • O que a sua concorrência tem feito para ganhar o público?
  • Se o seu público está mais no Instagram, invista nele!
  • Use uma ferramenta que monitora esses resultados.
 

4. Coloque seu plano em ação e analise os resultados

Por fim, é hora de agir! Depois de ter feito toda essa trajetória rumo ao conhecimento do mundo digital, é preciso colocar o plano em prática para testar! 

Se algum ponto que precisa ser melhorado ao longo do caminho, não hesite em recalcular a “rota” e seguir outro plano, desde que ele tenha o objetivo de conquistar os seus clientes, fidelizando-os da melhor forma possível. 

Para iniciar seu plano de ação, comece por ponto como:

  • Defina metas tangíveis para a sua empresa, que pode ser: aumentar o faturamento, experimentar um novo produto, atingir o público x na internet ou em uma rede social, etc
  • Tenha um controle de todas as tarefas que precisam ser executadas por você
  • Converse com a sua equipe, esclareça dúvidas, motive-os no dia a dia
  • Caso seja um empreendedor solo, busque ajuda de outros profissionais que estejam no mesmo barco que você
  • Invista em plataformas digitais de alta qualidade, como a do UOL Meu Negócio 
  • Seja frequente nas redes sociais e intencional nas suas postagens

O que você deseja conquistar na área profissional ainda esse ano?