Marketing DigitalSEO

O que são e como aplicar as práticas de SEO?

10 Mins read

Você já ouviu falar em SEO? São técnicas que vão auxiliar o seu negócio a se destacar na internet!

As boas práticas de SEO são aplicadas a todo o momento em diferentes sites e páginas na web. Isso porque, facilita os usuários a encontrarem com maior rapidez e segurança o que procuram. 

Assim, fazer o seu negócio ser encontrado com facilidade nos mecanismos de busca pode auxiliar sua empresa a ter grande destaque no mundo virtual. Para isso acontecer é necessário seguir algumas etapas, desde a construção do nome do seu site, como também a estruturação da página. 

Se você tem um negócio online e quer alcançar ainda mais clientes, prepare-se para conhecer o mundo do SEO e se fortalecer com dicas e técnicas que farão sua empresa continuar crescendo!

O que é SEO?

SEO é a sigla referente para Search Engine Optimization, que traduzindo significa Otimização para Mecanismos de Busca. Com essas técnicas, seu site e conteúdos podem ficar bem posicionados nas plataformas de pesquisas, como o Google.

Ser encontrado com facilidade na internet é o sonho de todos os empreendedores que estão vendendo online. Mesmo que pareça algo complicado, as boas práticas de SEO são como regras de convivência, basta você utilizá-las bem para ganhar destaque na web

Para aplicar as técnicas de SEO de maneira correta, você precisa conhecer:

  • Seu impacto no mercado
  • Como funciona o SEO e o sistema de buscas do Google?
  • Fugindo das penalizações do Google
  • Pesquisa de palavras-chave
  • Como aplicar SEO em páginas e sites?
  • Principais dúvidas sobre SEO

Isso e muito mais mostraremos a seguir, acompanhe!

SEO e seu impacto no mercado

As técnicas de otimização dos mecanismos de busca surgem para facilitar o momento de pesquisas na internet. Com eles, fica mais fácil encontrarmos de fato o que precisamos, com qualidade e segurança.

Com atualizações constantes, o Google — buscador mais utilizado pelos usuários — procura facilitar que os desejos do público sejam atendidos de forma rápida e segura. 

Como funciona o SEO e o sistema de busca do Google?

Para que o SEO funcione de forma mais segura, o Google apresenta atualizações constantes, que procuram apresentar sites que trazem confiança e credibilidade aos usuários.

Basicamente, o SEO no sistema do Google funciona para destacar sites confiáveis e gerar público. Isso porque, o objetivo de todas as pessoas que estão presentes no meio digital (com a produção de conteúdos, sites, blogs, lojas) é aparecer na primeira página de pesquisa da ferramenta. Assim, através da busca orgânica — sem anúncios pagos —, o Google irá destacar os melhores conteúdos para os usuários. 

Por exemplo, ao buscar “meias coloridas” no Google, os usuários esperam encontrar o que pesquisam de forma rápida. Para isso, é analisada as boas práticas de SEO nos sites especializados em “meias coloridas”.

Assim, através do rastreamento das páginas, o processo de indexar e a montagem do ranking, o Google entrega aos usuários os sites mais confiáveis e seguros nas primeiras colocações.

Confira com mais detalhes como funciona:

Infográfico – Estratégia de seo: rastrear, indexar e rankear os conteúdos da internet

Rastrear, indexar e rankear os conteúdos da internet

Ao procurarmos algo na ferramenta de busca, o Google automaticamente colocará em prática seu robô conhecido como Googlebot. Ele será responsável por identificar páginas com maior qualidade da internet. 

É no rastreamento que será observado o endereço do seu site. Conhecido também como URL, ele será rastreado pelo Google para apresentar aos usuários, de maneira mais objetiva, sites com endereços seguros

Após essa etapa, o robô fará uma avaliação interna de seu site, que é chamada de indexação. Basicamente, ele irá observar a qualidade da página. Nesse sentido, será verificado:

  • O título
  • A descrição
  • Palavras-chave
  • Links que levam para outros sites, como também o conteúdo da postagem. 

Se o seu site corresponder às exigências de SEO ele será rankeado. Assim, o Google irá apresentar em formato de ranking diferentes sites que entregam qualidade, segurança e conteúdo esperado pelos usuários.

Atualização dos algoritmos

Algoritmos são regras que buscam direcionar as respostas aos usuários durante a pesquisa. Desde a criação do Google houveram diversas atualizações, mas algumas delas garantem maior qualidade para quem busca na internet. 

Veja alguns exemplos:

  • Florida (2003): importante atualização para eliminar páginas de baixa qualidade, com muitos links que direcionavam para o mesmo site 
  • Panda (2011): maior atualização após a Florida, visou penalizar páginas que insistiam em produzir conteúdos fracos, divulgavam muitos anúncios e não entregavam materiais confiáveis
  • Penguin (2012): essa atualização buscou eliminar sites que utilizavam repetições de palavras-chave para alcançar o topo nas buscas
  • Hummingbird (2013): surgiu para facilitar a busca, entendendo que os usuários poderiam pesquisar de diferentes maneiras o mesmo assunto. Essa atualização expandiu as possibilidades dos sites serem encontrados na web com maior facilidade e, principalmente, aproximou as páginas dos temas que realmente eram pesquisados
  • HTTPS/SSL Update (2014): o Google viu a necessidade de garantir a segurança durante a navegação dos usuários. Para isso, lançou a atualização que visava a migração do certificado SSL para HTTPS às páginas, demonstrando que o site é seguro e de confiança
  • Mobile Friendly Update – Mobilegeddon (2015): atualização para que as páginas pesquisadas tivessem maior usabilidade em aparelhos móveis, como os celulares 
  • Rankbrain (2015): utilizando inteligência artificial, o Google atualizou o sistema para facilitar a busca de informações antes não pesquisadas, auxiliando os usuários a encontrarem qualquer informação no buscador 
  • Fred (2017): a nova atualização foi feita para eliminar páginas com baixa qualidade nos conteúdos e principalmente bloquear sites que utilizavam banners de propaganda para lucrar. 

Quais são os fatores de rankeamento dos algoritmos do Google?

O rankeamento do Google diz respeito à posição que seu site irá ocupar na SERP, que é a página que apresenta os resultados de pesquisa. Essas posições se dão com base nos algoritmos. Logo, se sua página entrega bons conteúdos e aplica as técnicas de SEO, ela terá destaque.

Assim, o bom uso de SEO será avaliado pelo Google, que ao procurar seu site, vai observar todas as informações que ele apresenta, entregando ao usuário uma página que mais corresponda a pesquisa feita. 

Diante de tantos fatores, preparamos uma lista com os principais para você observar:

  1. Acompanhe a autoridade de sua página na internet
  1. Tenha um domínio com mais credibilidade
  1. Crie pontes com sites da sua área de atuação. Isto é, busque relacionar sua página com sites confiáveis
  1. Crie conteúdos com qualidade e originalidade
  1. Faça publicações referenciadas e aprofundadas
  1. Use palavras-chave no título de suas postagens
  1. Use palavras-chave nas primeiras frases do seu material, bem como nos subtítulos
  1. Tenha um site atrativo e com boa usabilidade, garantindo que o público permaneça nele
  1. Invista em um site que seja leve e com agilidade no carregamento das páginas 
  1. Facilite o acesso de seu site em diferentes aparelhos, como celulares e tablets. 

Todas essas possibilidades dizem respeito ao que chamamos de aplicação de SEO on-page e SEO off-page, que são estratégias de dentro e fora do site para impulsionar nas buscas. Abaixo, acompanhe mais detalhadamente sobre elas.

SEO on-page

O SEO on-page são as estratégias e técnicas realizadas para melhorar um site. Como vimos anteriormente, observar com cuidado a estruturação do site será importante para impulsionar na busca orgânica. 

SEO off-page

Já o SEO off-page, são as estratégias e técnicas utilizadas fora do seu site para criar relevância, como por exemplo o uso de link em outros sites que direcionam para o seu. 

Vale relembrar que é importante ter sites confiáveis e reconhecidos divulgando seu trabalho.

Fugindo das penalizações do Google

Sofrer penalizações do Google por entregar um conteúdo de baixa qualidade ou sem respeitar as regras de SEO é algo que ninguém quer passar. Mas diariamente, diversos usuários tentam trapacear para se destacar na internet, no entanto, o Googlebot é mais rápido do que nós imaginamos. 

As penalizações para quem tenta trapacear o algoritmo do Google podem ser desde perda na colocação do ranking de pesquisa, como também a dificuldade de seu site ser encontrado durante a pesquisa.

Logo abaixo, você irá conhecer duas técnicas de posicionamento na internet, uma delas é Black Hat (chapéu preto) e a outra White Hat (chapéu branco).

Black Hat X White Hat

Black Hat são técnicas utilizadas para conseguir um posicionamento nas buscas sem entregar um conteúdo de qualidade. O objetivo é apenas rankear rapidamente.

Através do uso repetitivo de palavras-chave, ocultação e duplicação de conteúdo, redirecionar para sites sem a permissão do usuário, pagar para que sites façam backlinks, são alguns exemplos cometidos por usuários que acabam sofrendo punições. 

Já o White Hat, as técnicas de SEO são utilizadas de maneira correta para se destacar na internet. Como explicado anteriormente, os fatores de rankeamento no Google demandam dedicação e atenção, desde a produção de conteúdos originais até o uso correto das palavras-chave.

Vale ressaltar que através do uso correto das ferramentas de SEO as páginas terão destaque gradualmente, sem gerar punições. 

Pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave identificam o conteúdo de seu site de maneira objetiva. Elas são muito importantes para que o usuário encontre com facilidade sua página. 

Assim, para ter destaque nos mecanismos de busca você precisa observar o comportamento de seu público e entender quais palavras-chave ele usaria.

Por fim, a palavra-chave é a intenção de seu público aliado com a quantidade de procura na internet. Para isso, conhecer os comportamentos na internet vai facilitar o seu trabalho no momento da criação das palavras-chave. 

Conheça quais são os comportamentos mais frequentes de busca!

Os 4 comportamentos de busca do consumidor na internet

  1. Navegacional: comportamento do usuário que diz respeito a busca por algo específico na internet, como por exemplo o site do Uol Meu Negócio 
  1. Transacional: diz respeito a intenção de compra onde o usuário já tenha claro o desejo por algo, por exemplo “onde comprar meias coloridas com estampas”
  1. Informacional: desejo pela informação, não está ligado diretamente ao desejo da compra, mas em saber algo. Podemos citar “como criar um site” 
  1. Local: busca por produtos ou serviços próximos à localização do usuário, como barbearia, salão de beleza, mercado, etc.

Quais são os tipos de palavras-chave?

Existem dois tipos de palavras-chave que você pode utilizar para auxiliar seu site a alcançar o rankeamento no Google, elas são Head Tail (cauda curta) e Long Tail (cauda longa). 

Head Tail

São palavras curtas que identificam de maneira mais objetiva um assunto. Elas são geralmente utilizadas nos títulos para facilitar que os mecanismos de busca encontrem páginas específicas sobre determinado tema. 

Long Tail

Long Tail são palavras de cauda-longa. Trata-se de um conjunto de palavras que possam trazer mais informações para quem pesquisa, elas também serão importantes para facilitar o acesso ao seu site. 

Escolhendo as palavras-chave

Agora que você já conhece quais são os tipos de palavras-chave é hora de entender como escolher a melhor para suas postagens. 

Você já se perguntou como o cliente pesquisaria sua marca no Google? Conhecer seu público vai facilitar a criação das palavras-chave.

Após essa etapa, aproveite para pesquisar no Google a quantidade de palavras encontradas referente ao tema que você está abordando. Lembre-se: quanto menos resultados, melhor para seu site se destacar. 

Como aplicar SEO em páginas e sites?

Agora que você já conhece o universo do SEO, é chegado o momento de aplicar em seu site ou na sua loja virtual. Veja como!

Ferramentas gratuitas

Existem diferentes ferramentas gratuitas para melhorar a aplicação de SEO em seu site ou loja virtual, separamos algumas delas para você conhecer:

  • Planejador de palavras-chave do Google Ads: ferramenta de verificação de volume de buscas e custos por cliques
  • Keyword Tool e Ubersuggest: criadores de listas e ideias para palavras-chave
  • Google Search Console: verificador de palavras que direcionam tráfego ao seu site
  • Google Trends: ferramenta para observar tendências de buscas através de termos
  • Keyword Discovery: recolhe dados de diferentes buscadores, criando relatórios completos sobre suas relevâncias. Com ele é possível criar até 100 palavras-chave, relacionando com termo de busca
  • Yoast: verificador de conteúdo online que observa se seu conteúdo está alinhado às boas práticas de SEO. 

Title Tag

Ou como também é conhecido, título SEO, é o nome dado ao título que irá aparecer ao usuário quando pesquisar por seu site. Não esqueça de utilizar a palavra-chave nele!

Meta Description

É a descrição sobre sua página que aparece logo abaixo do Title Tag. Trata-se de uma breve descrição atrativa sobre seu conteúdo.

Heading Tags

É a identificação dos títulos na sua página, ou seja, o título principal ou os intertítulos. 

URL para SEO

Procure trazer na URL a palavra-chave do seu conteúdo de maneira clara e objetiva. Evite números, palavras longas ou ainda palavras sem sentido.

Utilizando backlinks

Utilize links que direcionam para páginas do seu site que apresentam o conteúdo que está comentando, isso trará credibilidade.

Principais dúvidas sobre SEO

Como escolher as palavras-chave certas para o meu site?

Se colocar no lugar de seu público é uma ótima estratégia, pense como ele pesquisaria seu conteúdo. Utilize as ferramentas apresentadas anteriormente e verifique as palavras com poucos resultados de busca.

Qual a importância do título da página para as buscas?

Adicione a palavra-chave em seu título, indicando o principal assunto do seu material. Ele vai impulsionar seu site.

Eu posso fazer tudo isso sozinho? Como começar?

Busque materiais que irão auxiliar sua aproximação com SEO. Este conteúdo que disponibilizamos está completo com informações necessárias para começar sem dificuldades. Em caso de dúvidas, estaremos prontos para te ajudar.

Quanto tempo leva para aparecerem os resultados?

Utilizar as técnicas de SEO é um trabalho constante, com resultados em médio e longo prazo, mas todo esforço vale a pena. 

Como posso medir o sucesso da minha estratégia de SEO?

Utilize as ferramentas que apresentamos anteriormente para acompanhar o crescimento de sua página, como tráfego e acesso.

Qual a importância do conteúdo? Ter um blog ajuda no SEO?

Criar conteúdos relevantes em seu blog pode alcançar novos usuários dispostos a aprender com você ou a comprar seus produtos. Publique com frequência bons materiais.

Como otimizar o SEO na minha loja virtual?

Lojas virtuais que apresentam informações de qualidade, bons conteúdos com imagens e vídeos vão atrair clientes e demonstrar confiança, as técnicas de SEO vão valorizar o seu negócio. 

>> Para conhecer mais sobre Marketing Digital acesse nosso ebook gratuitamente!

Related posts
DivulgaçãoMarketing Digital

Estratégias de divulgação online: saiba como aumentar a sua visibilidade na web

5 Mins read
“Como divulgar meu trabalho na internet?”. Essa é uma das dúvidas mais comuns de empreendedores que estão começando a entender os benefícios…
Marketing DigitalRedes Sociais

Como ganhar dinheiro no TikTok: 9 dicas para monetizar na rede social

4 Mins read
Você sabe como monetizar no TikTok? A rede social tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, especialmente entre a Geração Z….
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…