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11 dicas valiosas de planejamento para sua empresa fazer sucesso em 2018

Organize-se para crescer!

Fazer um planejamento anual é sempre importante para qualquer empresa. No entanto, em um momento de instabilidade econômica, no qual cada recurso tem que ser muito bem gasto e toda oportunidade precisa ser aproveitada, essa atividade se torna essencial.

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De acordo com um estudo feito pelo SEBRAE, uma das principais causas da mortalidade das empresas no país é o planejamento deficiente. Sem ter tempo suficiente para planejar o negócio, os empreendedores não negociam adequadamente com fornecedores, não aperfeiçoam os produtos, não investem em capacitação e acabam fechando as portas. 

Para te auxiliar a criar um planejamento completo e te ajudar a alcançar suas conquistas neste ano, separamos 11 dicas preciosas que você deve seguir à risca para não falhar na missão! Confira:

1.Faça um balanço do ano passado

Antes de criar o seu planejamento para 2018, tire um tempo para avaliar o que deu certo e o que deu errado em 2017. Esta é uma forma eficaz de descobrir se o seu mix de produtos e serviços está atendendo às necessidades do consumidor, se as suas campanhas foram capazes de alcançar ou não os resultados esperados e se a sua equipe tem produzido o volume adequado.

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Com essas informações, será muito fácil definir o que pode ser repetido neste ano, levando em conta o que deu certo nos últimos meses e quais atitudes e estratégias você deve extinguir das suas próximas ações.

2.Realize um estudo de mercado

Aliado a um setor econômico não muito estável, o comportamento do consumidor tem mudado muito rapidamente, e isso impacta diretamente no mercado. Vale a pena fazer um estudo para avaliar as novas tendências e os concorrentes que estão surgindo, além de considerar os fatores externos.

 ?Devem estar presentes no planejamento premissas macroeconômicas, tais como previsão de inflação, variação cambial, taxa de juros, liquidez de moeda ou meio circulante?, aconselha Francisco D?Orto Neto, economista e diretor de finanças corporativas, M&A e governança corporativa da Crowe Horwath.

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3.Prepare uma projeção de cenários

É difícil prever o futuro, mas você pode pensar em alguns cenários ? bons e ruins ? que podem surgir de acordo com o ambiente econômico, situação do mercado e presença da sua empresa.

Esta é uma forma eficiente de não ser pego desprevenido e ter soluções imediatas para problemas que não podem esperar.

4.Trace metas e objetivos

Se você não tiver metas para alcançar e objetivos bem traçados para cumprir será incapaz de torná-los realidade. E não basta ter tudo isso só na cabeça, não!

Pontue cada uma das metas que deve ser cumprida por dia, semana e mês e enumere quais os objetivos que devem ser atingidos no mesmo prazo. Com base nessas definições, você vai criar ações para alcançar um sucesso atrás do outro.

5.Revise sua estratégia empresarial

Nenhum planejamento é estático, nem suas estratégias devem ser. Com as mudanças dos cenários externos, é natural que você reavalie o seu posicionamento e analise se as suas crenças e atitudes atuais vão trazer os resultados que precisa, ou se vale a pena mudá-los.

Isso vale, inclusive, para sua missão, visão e valores, bem como o propósito da marca e a forma pela qual você quer que o público enxergue o seu negócio e se comunique com ele. Não tenha medo da mudança!

6.Crie um calendário de ações promocionais

Ações promocionais são um dos regentes de um negócio de sucesso. Seja você uma agência, um escritório ou um e-commerce, é bem provável que faça algumas campanhas durante o ano para aumentar a visibilidade da marca e vender mais.

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E um dos fatores que determinam o sucesso de ações como essas é um bom planejamento e, de preferência, feito com antecedência. Aproveite que o ano está só começando e consulte o calendário (baixe grátis aqui), buscando por oportunidades de criar ações promocionais.

Não se esqueça de que uma boa campanha não é baseada apenas no dia do seu lançamento, mas em todo o planejamento, criação e preparação.

7.Trabalhe a estratégia de marketing

Você conhece alguma empresa de sucesso que não invista em marketing? Pequeno ou grande, a maioria dos negócios precisa de investimento em marketing para potencializar seus resultados.

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Analise quais são as ferramentas e estratégias que mais funcionam para sua marca e seu público, e defina os objetivos que deseja alcançar por meio delas. Com isso em mãos, crie ações focadas nesses resultados.

8.Defina as estratégias operacionais

De tempos em tempos, também é importante rever sua dinâmica operacional e confirmar se ela ainda é adequada. Estude o seu quadro de funcionários e a divisão de tarefas entre cada um para verificar se o fluxo de trabalho está se desenvolvendo da melhor forma possível.

Repare se os processos fazem sentido e otimizam ao máximo a produção, perceba se os equipamentos e insumos continuam sendo suficientes e necessários no dia a dia da empresa e até se a operação logística ainda é a melhor possível.

9.Estruture sua equipe

De nada adianta criar um planejamento incrível, se você não capacitar e instruir sua equipe de forma que ela possa caminhar para realizar os objetivos. Afinal, você não vai fazer tudo sozinho, não é mesmo?

Avalie seus funcionários, prestadores de serviços, parceiros, fornecedores, terceirizados, gerência e você mesmo. Uma autoanálise também é bem importante!

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10.Determine um orçamento anual

Você já sabe aonde quer chegar e o que precisa para isso, então é uma boa hora para se perguntar quanto isso vai custar!

Coloque na ponta do lápis os recursos, folha de pagamento, insumos e outros gastos que serão necessários para cumprir suas ações com maestria. Se possível, deixe uma reserva para possíveis imprevistos e gastos extras.

11.Estabeleça prazos

Saber que você tem metas e objetivos não é suficiente, é necessário se programar para cumprir as etapas dentro de um prazo. Assim, a execução de cada tarefa não atrasa e você e sua equipe podem se sentir compelidos a dar o máximo e não deixar nada para depois!

Agora você já tem tudo o que precisa para colocar seu planejamento em prática e fazer de 2018 um ano excelente! Vamos começar?!