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Como usar as datas comemorativas de maneira estratégica nas suas promoções

8 Mins read

Quem disse que todo mês deve ser igual na rotina do empreendedor?

Se os últimos 365 dias do seu ano pareceram monótonos, o UOL Meu Negócio traz à tona um assunto que promete transformar as suas vendas.

Já conhece o poder das campanhas sazonais?

Elas estão relacionadas com as “datas comemorativas”, que são dias especiais no calendário que celebram eventos tradicionais, homenageiam figuras ou foram criados apenas para aquecer o comércio – como o Dia das Crianças, por exemplo.

Ou seja, são ótimas oportunidades para o empreendedor criar campanhas exclusivas, diversificar os produtos na prateleira, e claro, trabalhar em dobro para garantir um lucro extra.

Além de contribuir para o aumento do ticket médio, as campanhas sazonais têm papel importante no relacionamento entre marca e consumidor.

Por exemplo, antes de colocar em prática uma semana inteira com promoções de Páscoa, é possível nutrir os leads com conteúdos que estimulam o desejo de compra.

Mas calma, antes de partir para a ação, é importante entender que um calendário sazonal depende de um bom planejamento. Dessa forma, fica mais fácil se antecipar, medir as ações e usar as melhores ferramentas.

Ainda não sabe qual o primeiro passo?

Fique tranquilo, o UOL Meu Negócio está aqui para direcionar a sua caminhada!

Campanhas sazonais: Planejamento é tudo!

Do Carnaval ao Natal, você tem ideia de quantas campanhas sazonais podem ser aproveitadas nas suas estratégias?

São, no mínimo, 9 oportunidades no calendário para o seu negócio performar como nunca. Entre elas, podemos destacar o Carnaval, Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, dos Namorados, das Crianças, entre outras.

Por isso, a pergunta que não quer calar é: enquanto os consumidores correm atrás dos presentes, o seu e-commerce está preparado para atender essas demandas?

Se a resposta for não, está na hora de reverter esse quadro. Isso porque as datas comemorativas impulsionam o desejo de compra nas pessoas. Mas, claro, você como empreendedor precisa contribuir para isso, oferecendo descontos e promoções!

Portanto, se programe para planejar com antecedência o que será feito em cada data, como: a escolha dos produtos, condições especiais das ofertas, período da promoção, divulgação das campanhas e tudo mais que for necessário.

Ainda não sabe por onde começar?

Fique tranquilo, o UOL Meu Negócio separou pontos que devem estar na linha de frente das suas prioridades. Assim, você antecipa as necessidades do público e aproveita o grande movimento no comércio!

Estoque

Imagine a seguinte situação: o cliente pesquisa um produto em várias lojas, encontra o melhor preço no seu site, mas na hora de colocar o item no carrinho, percebe que o produto está esgotado. Você não quer causar esse tipo de frustração no consumidor, né?

Para evitar essa situação desastrosa nas suas campanhas sazonais, a palavra-chave é: organização.

Se você pretende vender mais na Páscoa, por exemplo, abasteça seu estoque e comece a chamar a atenção do público com semanas de antecedência.

Estabeleça uma boa comunicação com seus fornecedores, informando o número de produtos que correspondam com as expectativas e necessidades da sua empresa.

Também avalie quais itens podem ser mais vendidos. Afinal, dependendo das datas comemorativas que você deseja investir, é possível fazer uma pesquisa dos anos anteriores e, assim, observar quais produtos foram mais procurados.

Tenha tudo isso alinhado e facilite as suas operações!

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Agora que você já sabe que o estoque é fundamental para o andamento da jornada de vendas, está na hora de entender como organizar um calendário sazonal:

1. Organize um calendário

Não faltam datas comemorativas para você criar suas campanhas promocionais. Mas para que tudo seja feito no prazo, é importante planejar e organizar o calendário sazonal do seu negócio com antecedência

Aliás, aqui vai uma dica importante: o calendário não deve ser feito dias ou semanas antes das datas comemorativas. É essencial que ele seja produzido no início ou final de cada ano, considerando as oportunidades de campanhas de acordo com o segmento da empresa.

Aproveite cada data especial para movimentar ainda mais o seu negócio e alavancar as vendas. Para facilitar a sua vida, o UOL Meu Negócio separou alguns exemplos que podem fazer parte das suas campanhas sazonais:

  • Carnaval (fevereiro/março): é nesse período que as pessoas abusam da criatividade, usando fantasias, maquiagem e acessórios. Lojas que vendem artigos de festas, por exemplo, podem oferecer esses itens e alavancar os lucros.
  • Dia Internacional da Mulher (8 de março): além de ser uma data comercial para a venda de produtos, essa é uma ótima oportunidade para você gerar o sentimento de pertencimento no público-alvo das campanhas.
  • Páscoa (março/abril): apesar de estar na lista das datas comemorativas de caráter religioso, ela movimenta vários segmentos do mercado – como a venda de chocolates e artigos decorativos, por exemplo.
  • Dia das Mães (maio) e Dia dos Pais (agosto): datas muito lucrativas, elas costumam aquecer a venda de perfumes, utensílios para casa ou ferramentas, roupas, calçados, flores, bebidas e cestas de café da manhã.
  • Dia dos Namorados (12 de junho): nesta data, é importante pensar em presentes que sejam direcionados para o casal. Além do e-commerce, restaurantes e fotógrafos profissionais costumam aproveitar bem esse período para faturar.
  • Dia das Crianças (12 de outubro): essa é uma excelente data para as lojas infantis. Isso porque é comum que os pais presenteiem os filhos com brinquedos, eletrônicos, livros, roupas ou outros itens de sua preferência.
  • Black Friday (novembro): a data mais esperada pelos consumidores é uma boa chance para você liberar o estoque. No entanto, empresas que vendem eletrônicos, móveis e eletrodomésticos tendem a ter um aumento de vendas mais significativo.
  • Natal (25 de dezembro): essa data sazonal movimenta praticamente todos os nichos, das lojas físicas aos e-commerces. Setores de decoração, fantasias, bebidas, alimentos e vestuário são os principais beneficiados. Uma ótima oportunidade para oferecer descontos, fazer promoções e até sorteios!

>> Tem dúvidas de como organizar um calendário para as suas vendas? Fique tranquilo, preparamos um material imperdível AQUI

2. Fique de olho na infraestrutura

Você trabalha com uma loja virtual? Então, sem dúvidas, uma das principais prioridades é notar se o seu ambiente virtual oferece uma boa usabilidade. Isto é, se o consumidor que entrar no seu site usará ferramentas práticas e de fácil entendimento.

Além disso, é importante verificar se as configurações estão em perfeita ordem. Ou seja, se as páginas carregam rapidamente e suportam o acesso simultâneo de vários usuários.

Afinal, não adianta traçar as melhores estratégias se a sua página sair do ar no dia reservado para essas vendas, concorda?

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3. Foque no seu cliente

Como você pôde perceber, as datas comemorativas colaboram para a criação de campanhas sazonais eficientes e, consequentemente, para o aumento das vendas.

Porém, é importante entender que elas não devem ser praticadas só por conta da sua relevância. Afinal, não será apenas o seu negócio que irá se aproveitar dessa estratégia de mercado.

Pense bem, quando o Natal se aproxima, não parece que todas as lojas e e-commerces se transformam com o clima natalino? Diante de um movimento que parece “arrastar” todos as marcas para um único padrão, como não ser mais um em meio à multidão? 

A resposta é uma só: se destaca quem cria ações com foco no cliente!

Está pensando em seguir esse caminho?

Então o UOL Meu Negócio vai dar duas dicas para você alcançar os melhores resultados nas suas campanhas sazonais:

Nichos

Nem todas as datas comemorativas irão se encaixar com os produtos ou serviços que você oferece. Esse é o primeiro ponto de atenção para evitar prejuízos ao seu negócio.

Portanto, tenha em mente que o seu e-commerce não precisa participar de toda e qualquer data especial. Afinal, algumas são bem específicas e podem não fazer muito sentido para a sua marca e o seu público-alvo.

Por exemplo, vamos supor que você seja um empreendedor que atua na venda de artigos decorativos. Provavelmente o seu nicho de atuação não engloba o público infantil, certo?

Nesse caso, você teria duas opções: ou você guarda todos os seus esforços para criar campanhas mais fortes para a Black Friday (a próxima data sazonal após o Dia das Crianças) ou cria uma estratégia de comunicação que converse com os pais das crianças.

Se você optar pela segunda alternativa, uma boa estratégia é destacar produtos que não quebram com facilidade e são ideais para ambientes com crianças pequenas.

Ou seja, apesar do Dia das Crianças não ser o ideal para as suas estratégias de marketing, ainda assim pode ser usado para valorizar a sua marca e, ao mesmo tempo, dar foco nas necessidades do seu cliente.

E aí, gostou dessa ideia?

Personas

Você já entendeu que nem sempre o seu nicho de mercado combina com todas as campanhas sazonais, certo?

Mas pensando naquelas que são excelentes para o seu segmento, você já parou para pensar qual a melhor forma de criar vínculos com o seu cliente ideal?

Nesse sentido, o bom e velho recurso das “personas” será o seu melhor aliado!

Como já falamos anteriormente, o ano está repleto de datas sazonais, mas nem sempre todas elas se encaixam no perfil do seu cliente.

Por isso, conhecer o seu público é essencial!

Imagine a situação: você é um empreendedor que trabalha com alimentação vegana e decide investir em uma campanha de Páscoa (apesar do seu carro chefe não ser a venda de chocolates). Qual retorno isso pode trazer?

Seus resultados podem ser super positivos, mas claro, se você souber o que oferecer e qual a comunicação mais adequada para o seu público – ou seja, nem pense em colocar na prateleira produtos que utilizam o leite de origem animal como um de seus ingredientes!

>> No nosso blog, entenda a diferença entre Persona x Público-Alvo.

Crie uma estratégia

Escolher e planejar uma estratégia compatível com o calendário sazonal é fundamental para ter bons resultados.

Algumas datas, como Natal e Black Friday, são ótimas para qualquer tipo de negócio. Mas isso não significa que o sucesso das suas vendas é garantido.

Se você não quer ter prejuízos, vale a pena ter certos cuidados na hora de usar as datas sazonais nas campanhas. Aqui, vamos destacar dois pontos básicos:

Selecionar os melhores produtos para essas datas

Produtos personalizados costumam chamar a atenção do consumidor em datas comemorativas. Por isso, ofereça produtos que sejam relacionados com a data em questão.

Mesmo que a sua marca não tenha esses produtos temáticos – como itens de Natal ou de Páscoa, por exemplo – uma boa saída é fazer parcerias com marcas que fabricam esses itens.

Além de oferecer uma maior variedade de opções ao consumidor, essa é uma solução estratégica para encantar e fidelizar clientes ao longo de todo o ano!

Entender quais são os melhores canais para investir

Sabendo o que vender, é hora de estruturar como será a comunicação das campanhas sazonais. Para isso, é importante pensar quais canais são mais eficientes para isso.

Nesta etapa, você pode aproveitar o bom alcance das redes sociais. Além de investir em campanhas pagas – como o UOL Ads, Google Ads, Facebook ou Instagram Ads –, tente criar conteúdos que facilitem o vínculo do cliente com o seu produto ou serviço.

Neste último caso, a criação de um blog no site ou a produção de vídeos para as redes sociais podem ser boas alternativas para um engajamento orgânico.

Além dessas opções, é possível utilizar meios de comunicação mais diretos, como:

E atenção! Garanta que os seus canais de atendimento estejam em pleno funcionamento. Afinal, as ferramentas de contato entre o cliente e a sua marca são fundamentais para uma boa experiência de compra, inclusive durante as datas sazonais!

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As suas próximas campanhas para datas sazonais podem sair do papel hoje mesmo!

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