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Programe-se já para as datas comemorativas de 2017

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O varejo é marcado por uma série de datas especiais e, se para o consumidor esses são momentos de presentear quem se ama, para os lojistas é a oportunidade perfeita para aumentar a visibilidade do seu negócio e alavancar as vendas.

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Só para ter uma ideia, em 2015, as datas comemorativas tidas como as mais importantes (Dia do Consumidor, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal) somaram mais de 15,3 bilhões de reais em vendas online, segundo dados do E-bit.

Considerando que o faturamento total do ano passado foi de 41,3 bilhões de reais em vendas, é seguro dizer que as datas comemorativas são responsáveis, atualmente, por mais de um terço do faturamento do e-commerce.

Em 2016, os resultados continuam positivos. O Dia do Consumidor e o Dia dos Pais registraram aumento de 12% em relação ao ano anterior, as vendas online no Dia dos Namorados cresceram 16% e o Dia das Mães vendeu 8% a mais do que em 2015. 

E para aproveitar o melhor desses dias especiais em 2017 é preciso prestar bastante atenção em alguns pontos. Veja quais são eles:

Programe-se com antecedência

Esse é o primeiro e mais importante passo quando falamos em qualquer tipo de ação, esteja ou não relacionada a uma data comemorativa. Como existe uma série de cuidados que você deve tomar, é preciso pensar em tudo com antecedência, para garantir que realmente vai ter bons resultados.

Para começar, você deve descobrir todas as datas comemorativas do ano. Uma forma fácil de fazer isso é utilizando o Calendário para Programação de Todas as Promoções do Ano, que você pode baixar e usar gratuitamente.

Na sequência, comece a selecionar as datas mais convenientes para o seu negócio. Se você vende artigos eróticos, o Dia das Crianças, com certeza, não é a melhor oportunidade. Se sua empresa comercializa maquiagens, talvez fazer uma ação de Dia dos Pais não seja a melhor ideia. Escolha em quais datas você quer focar sua atenção e comece a delinear quais ações especiais você pode fazer para cada evento.

Com essa ferramenta gratuita do UOL HOST, você pode, ainda, planejar todas as ações para cada evento, como a criação de landing pages, o disparo de e-mail marketing, links patrocinados, entre outros. Ali, você encontra um cronograma completo para que todas as ações sejam tomadas no tempo certo para o sucesso das vendas no período comemorativo.

Tenha cuidado para escolher o mix

Uma das etapas mais importantes para uma ação de sucesso durante uma data comemorativa é a escolha do mix, de acordo com a temática da ocasião. Durante o Dia dos Namorados, por exemplo, traga luz aos produtos que podem ser usados por casais ou para presentear quem se ama. O segredo é dar bastante atenção aos itens que fazem mais sentido para a data em questão.

Algo que pode ajudá-lo aqui é avaliar quais são os produtos que mais foram vendidos, nessa mesma data, nos anos anteriores. Se estiver preparando algo para o Dia das Mães, busque um histórico dos itens que mais fizeram sucesso nos últimos três ou cinco anos e considere incluí-los no seu mix de vendas.

 Leia também: Tipos de promoção que você pode oferecer ao seu cliente

Para facilitar a vida do consumidor, você pode criar uma categoria com todos os produtos que selecionou e levá-lo diretamente para lá. Se conseguir um bom desconto ou condição especial nestes produtos selecionados, você tem ainda mais chances de conquistar o público.

Negocie com os fornecedores

Se você for oferecer alguma condição especial durante a data, como um desconto, um combo ou algo assim, é preciso tomar mais alguns cuidados.

Muitos lojistas acabam sacrificando o lucro, ou até vendendo abaixo do preço de custo, para atingir um desconto mais atrativo para o consumidor. Mas se a intenção em participar de uma data comemorativa é justamente atrair mais compras e aumentar o faturamento, será que essa é uma boa estratégia?

 Acesse: Superguia Academia UOL HOST – Como planejar uma promoção de sucesso.

Antes de chegar a esse ponto, o ideal é conversar com seus fornecedores e pleitear um preço melhor. Explique a eles que está investindo em uma data que pode trazer uma quantidade de vendas muito superior à de um dia normal, e que quando você vende mais ele também vende mais.

Comprar uma quantidade maior ou pagar à vista também podem ser estímulos para o fornecedor repensar o preço. Se você conseguir comprar mais barato, vai pode vender por um valor mais acessível e ainda lucrar.

Prepare sua equipe

Sempre que o intuito for aumentar o volume de pedidos, você e sua equipe precisam estar preparados para um fluxo de trabalho muito maior. Mais gente comprando significa mais acessos ao seu e-commerce, mais notas sendo geradas, mais clientes fazendo perguntas e mais pacotes despachados. Tudo isso vai exigir uma produtividade bem maior e você precisa preparar seu time para isso.

Além dos funcionários, tudo o que envolve a sua operação deve estar otimizado. Mesmo com um tráfego maior, sua loja virtual não pode ficar lenta e tem de funcionar perfeitamente, desde o momento em que o usuário entra no site até o pagamento.

 Leia também: Como simplificar as devoluções na sua loja virtual

Como muitos dos principais eventos comemorativos estão relacionados a presentear pessoas especiais, você também precisa caprichar na logística para que todos os pedidos sejam entregues antes do dia especial. Afinal, já pensou no quanto seu cliente vai ficar irritado se não puder distribuir os presentes de Natal no dia da ceia?

Tomando esses cuidados você estará bem perto de garantir o sucesso do seu e-commerce em 2017! Então, aproveite o fim de ano para baixar o Calendário de Promoções gratuitamente e comece a se preparar para um ano ainda mais lucrativo!

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