EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

7 dicas para manter a calma em meio ao caos

3 Mins read

Comandar um negócio próprio não é fácil. Todas as responsabilidades estão nas suas costas e o maior beneficiado pelo sucesso ou prejudicado pelo fracasso da sua empreitada é você.

Artigos relacionados

Por isso, não é difícil se ver sobrecarregado com uma quantidade enorme de tarefas pela frente, uma mais urgente que a outra.

Diante desse cenário caótico é fácil perder o controle, ter um ataque de nervos e colocar tudo a perder. Para a sua sorte, e a de toda humanidade, existem algumas dicas simples, de fácil execução, que vão ajudar você a manter o foco e ter a situação sob controle para fazer o que é preciso e seguir em frente.

Vamos a elas:

Controle sua respiração

Parece óbvio, mas no momento em que você está sob intensa pressão é comum não perceber que sua respiração acelera na mesma velocidade em que você tem a sensação de que nada mais vai dar certo.

Num momento de estresse, procure perceber como está a sua respiração, Controle-a, diminua sua velocidade. Isso vai te acalmar e te dar uma visão melhor dos problemas que você tem pela frente.

Medite

Sabemos que o seu local de trabalho não é nenhum templo budista, por isso a ideia aqui não é que você sente num tapete, cruze as pernas e comece a fazer aquele barulho com a boca enquanto o mundo desaba à sua volta.

O truque aqui é gastar uns poucos minutos em meio ao caos para, aproveitando que você já desacelerou sua respiração, fechar os olhos rapidamente e se concentrar por alguns instantes nos seus pensamentos.

Nada de “hmmmmmmm” no meio do trabalho. Mas fazer uma rápida meditação pode ser a ferramenta crucial para colocar tudo de volta aos trilhos e manter a calma em meio ao aparente apocalipse à sua volta.

Distancie-se

Há uma máxima que diz que, às vezes, é preciso distanciar-se um pouco de uma obra de arte para apreciá-la melhor. O mesmo acontece com muitos dos problemas que enfrentamos todos os dias, e o seu negócio não é exceção.

Se afastar um pouco do caos pode ser a chave para que você consiga enxerga-lo por inteiro. É comum as pessoas estarem tão envolvidas em determinados processos ou situações que, por estarem tão dentro daquilo, não conseguem enxergar soluções óbvias.

Respire fundo –de novo, essa é a chave—dê dois passos para trás e avalie, com um olhar “de fora” o que se passa à sua frente.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Mexa-se

Não é necessário repetir aqui todas as vantagens que a atividade física frequente traz, como liberação de endorfina, uma vida mais saudável, etc, etc.

Mas, de novo, a ideia aqui não é começar a fazer flexões quando as coisas começam a dar errado no trabalho, ou levar sua roupa de ginástica para o escritório e começar a fazer jogging no meio das baias.

Existem exercícios de alongamento que você pode fazer sentado na sua cadeira, que vão relaxar seu corpo e diminuir um pouco o stress. Além disso, em momentos de grande pressão, levante-se um pouco, dê uma rápida caminhada , vá buscar um café ou uma água. Saia um pouco do caos.

Fuja do negativismo

A última coisa que você precisa na hora de enfrentar o caos é se comportar como aquela hiena dos desenhos animados de Hanna-Barbera cuja máxima era “Oh, céus! Oh, vida!”.

Se culpar ou sentir pena de si mesmo não vai resolver seu problema. Quando sentir o negativismo chegando, concentre-se no que você é bom. Lembre-se que não é a primeira vez que você enfrenta situações difíceis e que você já as superou no passado.

Tenha em mente que você é uma pessoa inteligente. Afinal de contas, se não fosse, não estaria lendo este blog.

Planeje-se

Ter um bom planejamento permitirá a você antecipar situações e saber como lidar com elas quando elas aparecerem.

Situações que levam ao caos e geram grande stress são, na maioria das vezes, aquelas que não esperamos, aquelas que nos pegam de surpresa. 

Se o seu negócio não for misticismo, cartomancia, bolas de cristal ou algo do gênero, será impossível prever todas as situações que podem aparecer e imaginar tudo o que pode dar errado. Se fosse assim, o famigerado Murphy não teria criado sua famosa lei.

No entanto, existem situações e cenários que podem sim ser previstos e treinados. Bombeiros fazem simulações de emergências, evacuações de prédios são treinadas e em várias empresas planos de contingência são exercitados.

Procure saber o que pode dar errado e estabeleça processos a serem colocados em práticas quando alguma coisa sair dos trilhos.

Evite ser multitarefa

Faça uma coisa de cada vez. No meio do caos, quando o mundo à sua volta parece desmoronar, tentar resolver tudo ao mesmo tempo agora é a pá que vai te afundar mais nesse buraco.

Estabeleça prioridades. Saiba o que precisa ser resolvido primeiro e, com calma, vá resolvendo passo a passo um problema de cada vez.

Em momentos de grande pressão e stress, a tentação de abraçar o mundo é grande, mas não vai resolver os problemas.

Tem seus próprios truques para manter a calma em meio ao caos? Compartilhe aqui conos sua sabedoria zen.

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…