EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

7 dicas para manter a calma em meio ao caos

3 Mins read

Comandar um negócio próprio não é fácil. Todas as responsabilidades estão nas suas costas e o maior beneficiado pelo sucesso ou prejudicado pelo fracasso da sua empreitada é você.

Artigos relacionados

Por isso, não é difícil se ver sobrecarregado com uma quantidade enorme de tarefas pela frente, uma mais urgente que a outra.

Diante desse cenário caótico é fácil perder o controle, ter um ataque de nervos e colocar tudo a perder. Para a sua sorte, e a de toda humanidade, existem algumas dicas simples, de fácil execução, que vão ajudar você a manter o foco e ter a situação sob controle para fazer o que é preciso e seguir em frente.

Vamos a elas:

Controle sua respiração

Parece óbvio, mas no momento em que você está sob intensa pressão é comum não perceber que sua respiração acelera na mesma velocidade em que você tem a sensação de que nada mais vai dar certo.

Num momento de estresse, procure perceber como está a sua respiração, Controle-a, diminua sua velocidade. Isso vai te acalmar e te dar uma visão melhor dos problemas que você tem pela frente.

Medite

Sabemos que o seu local de trabalho não é nenhum templo budista, por isso a ideia aqui não é que você sente num tapete, cruze as pernas e comece a fazer aquele barulho com a boca enquanto o mundo desaba à sua volta.

O truque aqui é gastar uns poucos minutos em meio ao caos para, aproveitando que você já desacelerou sua respiração, fechar os olhos rapidamente e se concentrar por alguns instantes nos seus pensamentos.

Nada de “hmmmmmmm” no meio do trabalho. Mas fazer uma rápida meditação pode ser a ferramenta crucial para colocar tudo de volta aos trilhos e manter a calma em meio ao aparente apocalipse à sua volta.

Distancie-se

Há uma máxima que diz que, às vezes, é preciso distanciar-se um pouco de uma obra de arte para apreciá-la melhor. O mesmo acontece com muitos dos problemas que enfrentamos todos os dias, e o seu negócio não é exceção.

Se afastar um pouco do caos pode ser a chave para que você consiga enxerga-lo por inteiro. É comum as pessoas estarem tão envolvidas em determinados processos ou situações que, por estarem tão dentro daquilo, não conseguem enxergar soluções óbvias.

Respire fundo –de novo, essa é a chave—dê dois passos para trás e avalie, com um olhar “de fora” o que se passa à sua frente.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Mexa-se

Não é necessário repetir aqui todas as vantagens que a atividade física frequente traz, como liberação de endorfina, uma vida mais saudável, etc, etc.

Mas, de novo, a ideia aqui não é começar a fazer flexões quando as coisas começam a dar errado no trabalho, ou levar sua roupa de ginástica para o escritório e começar a fazer jogging no meio das baias.

Existem exercícios de alongamento que você pode fazer sentado na sua cadeira, que vão relaxar seu corpo e diminuir um pouco o stress. Além disso, em momentos de grande pressão, levante-se um pouco, dê uma rápida caminhada , vá buscar um café ou uma água. Saia um pouco do caos.

Fuja do negativismo

A última coisa que você precisa na hora de enfrentar o caos é se comportar como aquela hiena dos desenhos animados de Hanna-Barbera cuja máxima era “Oh, céus! Oh, vida!”.

Se culpar ou sentir pena de si mesmo não vai resolver seu problema. Quando sentir o negativismo chegando, concentre-se no que você é bom. Lembre-se que não é a primeira vez que você enfrenta situações difíceis e que você já as superou no passado.

Tenha em mente que você é uma pessoa inteligente. Afinal de contas, se não fosse, não estaria lendo este blog.

Planeje-se

Ter um bom planejamento permitirá a você antecipar situações e saber como lidar com elas quando elas aparecerem.

Situações que levam ao caos e geram grande stress são, na maioria das vezes, aquelas que não esperamos, aquelas que nos pegam de surpresa. 

Se o seu negócio não for misticismo, cartomancia, bolas de cristal ou algo do gênero, será impossível prever todas as situações que podem aparecer e imaginar tudo o que pode dar errado. Se fosse assim, o famigerado Murphy não teria criado sua famosa lei.

No entanto, existem situações e cenários que podem sim ser previstos e treinados. Bombeiros fazem simulações de emergências, evacuações de prédios são treinadas e em várias empresas planos de contingência são exercitados.

Procure saber o que pode dar errado e estabeleça processos a serem colocados em práticas quando alguma coisa sair dos trilhos.

Evite ser multitarefa

Faça uma coisa de cada vez. No meio do caos, quando o mundo à sua volta parece desmoronar, tentar resolver tudo ao mesmo tempo agora é a pá que vai te afundar mais nesse buraco.

Estabeleça prioridades. Saiba o que precisa ser resolvido primeiro e, com calma, vá resolvendo passo a passo um problema de cada vez.

Em momentos de grande pressão e stress, a tentação de abraçar o mundo é grande, mas não vai resolver os problemas.

Tem seus próprios truques para manter a calma em meio ao caos? Compartilhe aqui conos sua sabedoria zen.

Related posts
Empreendedorismo

O que é venda consignada? Veja como aplicar no seu negócio

4 Mins read
Imagine um modelo de negócio em que o fornecedor e o vendedor final ganham juntos. Esta prática já existe no mercado e,…
Empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: conheça suas vantagens e como utilizá-la!

5 Mins read
Você já ouviu falar na importância de ter uma planilha de fluxo de caixa?  Apesar de muitos já conhecerem, ainda existem algumas…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

MEI vs Imposto de Renda: quando é preciso declarar?

5 Mins read
Quando o assunto é Imposto de Renda e o MEI é normal que haja dúvidas referente aos temas. Afinal, a declaração pode…