Marketing Digital

Qual a importância de um blog para o negócio?

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Ter um blog no site da empresa, atrai mais visitantes interessados nestes conteúdos. E ter mais gente entrando no site significa que, com o tempo, essas pessoas podem se tornar novos clientes.

Diante disso, criar um blog é uma das estratégias que podem ser usadas para trazer novas pessoas para sua página. Isso porque, oferecer um conteúdo de qualidade torna seu site mais interessante e sua marca uma autoridade no assunto.

Se você gostou dessa ideia e quer saber mais, neste texto você vai:

  • Entender o que é o blog e saber os primeiros passos de como criar um 
  • Ver por que sua empresa vai ganhar se tiver um blog. 
  • Conhecer 5 benefícios de ter um blog

O que é blog?

O blog é uma página onde são publicados diversos conteúdos. Funciona como uma biblioteca, mas, ao invés de livros, você encontra textos, ebooks, infográficos, vídeos, fotos e até mesmo áudios. 

O UOL Meu Negócio é um exemplo de blog: uma página onde você acessa diferentes conteúdos sobre empreendedorismo, marketing digital, finanças e muito mais!

Quer um exemplo prático? Se você tem uma loja de produtos artesanais, os visitantes do site vão gostar de saber sobre o processo de fabricação de algum item ou uma curiosidade sobre o assunto. Inclusive, isso daria uma ótima postagem no blog!

Como criar um blog?

Agora que você já entendeu o que é, vamos ver como criar um blog:

  1. Procure por um serviço completo, com Criação de Site com hospedagem inclusa, como o Criador de Sites UOL
  2. Escolha um domínio atrativo. Ele deve ser curto, fácil de escrever e de lembrar e, claro, ser associado ao nome da sua marca!
  3. Use os templates disponíveis para deixar ele com a sua cara 
  4. Comece a planejar as postagens e a divulgação do blog!

Os posts, ou seja, o conteúdo que vai estar no blog precisa ser pensado, com foco no público que você quer atrair. Para te ajudar, preparamos algumas dicas:

  • Procure notícias e tendências que tenham relação com a sua área de atuação
  • Escreva um post informativo, mas que seja fácil e prazeroso de ler
  • Utilize imagens para ilustrar o que você está falando
  • Leia outros blogs do mesmo assunto para ter referências de como a concorrência está fazendo
  • Use o texto para falar sobre a sua marca ou produto

Qual a importância de um blog para sua empresa?

O blog é uma ferramenta importante na estratégia para atrair novas pessoas, que podem ser possíveis clientes. Uma pesquisa da Content Trends, um das principais pesquisas sobre Marketing de Conteúdo no Brasil, mostrou que empresas que possuem blog tem 3,7 vezes mais visitantes no site.

E se essas pessoas podem se transformar em clientes! Mas não para por aí.

Com as estratégias certas de SEO, o seu blog pode ser a resposta que o cliente está procurando. Quando ele coloca uma pergunta ou faz uma pesquisa no Google, os primeiros links que aparecem são os mais clicados. 

Assim, quando alguém procurar por algo que você já tenha falado, seu link será um dos primeiros a aparecer.

E não é só a posição no Google que deve ser avaliada. Procure acompanhar algumas métricas, como: 

  • Novos visitantes x visitantes que estão retornando
  • Origem dos visitantes (use esse dado para avaliar se a forma de divulgação está valendo a pena)
  • Localização dos visitantes (essa informação pode te apresentar um mercado em potencial que você ainda não viu)

Sabendo como criar um blog e o que analisar, comece a usar essa ferramenta em outras etapas do Marketing Digital além da atração de visitantes. Por exemplo, você pode criar publicações voltadas para quem consumiu um tipo de produto e incentivar a conhecer outro.

Usando o exemplo dos produtos artesanais, um conteúdo sobre por que usar maquiagem natural pode ser enviado para quem comprou sabonete. Assim como uma publicação sobre cuidados com a pele pode ser enviada para todos os clientes.

No final, o relacionamento entre a empresa e o usuário fica mais próximo e a sua marca passa a ser vista como autoridade naquele assunto.

>> Leia também: Como criar um relatório de marketing digital mensal?

5 benefícios que o blog traz para o seu negócio

Está quase convencido a criar um blog hoje mesmo? Então confira esses 5 benefícios de ter um blog para não ter mais dúvidas!

  1. Aumenta a visibilidade da sua empresa

Chame atenção dos usuários usando conteúdo de qualidade. Através de conteúdos que entregue informação e conhecimento seu negócio resolve o problema de seus clientes e se torna referência naquele assunto.

Logo, seu negócio fica em evidência, o usuário se lembrará da sua marca quando precisar de algo.

  1. Auxilia no relacionamento com o público

Seja o grande parceiro que seu cliente procura. Esteja presente em todas as etapas da jornada de compra dando a informação que ele precisa antes de tomar uma decisão.

Por isso, é importante conhecer o funil de vendas e incluir ele em sua estratégia. Assim, seu negócio estará próximo dos clientes quando ele precisar de alguma informação, produto ou serviço.

>> Baixe o Infográfico “Como funciona um Funil de Vendas?” e saiba mais!

  1. Baixo custo de produção

Implementar um blog cabe no seu orçamento. Isso porque, não é preciso ter conhecimento técnico aprofundado e você consegue tocar essa etapa sozinho.

Isso torna o blog uma ação de marketing de baixo custo que não precisa de muitos investimentos. Basta você mantê-lo atualizado com conteúdos próprios e que tenham relevância.

  1. Posiciona seu negócio como referência no setor

Você não vai ser apenas um negócio, vai ser a marca que entende tudo sobre aquele setor! Diante disso, é o seu negócio que os usuários vão procurar quando estiverem com dúvidas ou quiserem mais detalhes.

Tornando sua marca sempre um passo à frente da concorrência.

  1. Apresenta seus produtos e serviços

E claro, não podemos esquecer dos seus produtos e serviços. O blog é uma alternativa para mostrar aos usuários o que você faz. 

Logo, é possível utilizar o conteúdo com base informativa para mostrar porque o seu produto é a solução para o problema. Ou ainda, quando tiver algum lançamento, apresentar todas as novidades de forma mais detalhada.
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