Inspire-se com a história de sucesso do Willian Lima
Quem vê Willian Lima hoje, premiado fotógrafo brasileiro e um dos mais conhecidos educadores na área de fotografia, não imagina que ele iniciou na carreira quase que por acaso.
Foi por volta de 2005, durante o casamento de uma prima, que Willian teve o primeiro contato direto com a fotografia. Na ocasião, o então designer estava iniciando sua agência ao lado da esposa, Priscila Lima, e embora já se interessasse pela arte, não tinha tido chance de fotografar.
Apesar de ter fotógrafos no casamento de sua prima, Willian teve a oportunidade de usar uma das câmeras profissionais e não a desperdiçou. “Ainda era a época das câmeras analógicas, muito mais complexas do que as digitais, e aquele foi meu primeiro contato com um equipamento daqueles”, relembra.
Depois daquele momento, Willian sabia que a fotografia iria ocupar um grande espaço na sua vida. O primeiro passo para ingressar na carreira foi criar um plano de negócio e formar um portfólio fotográfico. E, para isso, ele e sua esposa passaram a oferecer serviços de fotografia aos amigos próximos.
>> Aproveite e leia aqui tudo o que precisa saber sobre a profissão fotógrafo!
Sua esposa já tinha trabalhado em uma empresa de fotografia e, com as fotos do casamento de sua prima, Willian começou a buscar pessoas amigas que estavam organizando seus próprios casamentos e apresentar seu trabalho.
“Como ainda não tinha segurança para fazer tudo sozinho, levávamos fotógrafos que já tinham mais tempo de mercado e fotografávamos com eles”, explica.
Ao mesmo tempo, o casal se aprofundava nos estudos para melhorar ainda mais suas técnicas de fotografia. Mas eles não se prenderam só à teoria. Willian sabia que não bastava só fotografar muito bem, era preciso ser profissional desde o começo.
?Mesmo trabalhando para os amigos, nós sempre cobrávamos o que achávamos justo na época e fazíamos contratos?, conta o fotógrafo.
O especialista em fotos de casamento e família também explica que outro ponto fundamental foi unir o amor à arte com a estratégia. Willian sempre soube que não bastava apenas tirar boas fotos, ele precisava divulgá-las. E a forma que encontrou para fazer isso foi criando um blog.
>> Conheça outras áreas da fotografia e descubra qual é a ideal para você!
“Eu sempre acreditei na internet e no poder do conteúdo”, revela Willian. E foi pensando nisso que ele criou um blog. Lá, o fotógrafo exibia suas fotos e falava sobre os seus trabalhos. “Nesse tempo eu já conhecia o que hoje chamamos de marketing de conteúdo, então eu escrevia os posts falando sobre o evento que fotografei e, no final, sempre colocava uma call to action.”
A call to action que ele menciona é uma chamada que convida o leitor a fazer alguma ação. Nos textos de Willian, ele sempre incluía algo como ?Gostou dessas fotos? Entre em contato com a gente e peça um orçamento!? e, segundo ele, essa estratégia foi fundamental para alavancar o negócio.
Com um portfólio caprichado e o seu trabalho se popularizando entre os conhecidos, Willian percebeu que precisava dar mais um passo para alcançar ainda mais visibilidade.
>> Veja, aqui, o que é um portfólio e por que você precisa de um
E o caminho que encontrou foi entrar para associações de fotógrafos profissionais. Na época, eram poucos os brasileiros que tinham destaque em associações internacionais, e Willian e sua esposa rapidamente ganharam espaço nesses ambientes. “Nosso grande diferencial, naquele momento, é que não queríamos apenas estar lá, nós trabalhávamos para ser os melhores!”
Sempre trabalhando para melhorar suas fotografias, ele alcançou o posto de um dos melhores fotógrafos brasileiros e começou a ser premiado por associações como o ISPWP, um diretório internacional de fotógrafos de casamento.
E com as premiações chegando, Willian enxergou outro gancho precioso. Ele começou a usar os prêmios como uma forma de ganhar ainda mais notoriedade e logo a qualidade atraiu a atenção da mídia. As fotografias de Willian passaram a ser divulgadas em revistas e outros canais do segmento de casamentos, e os trabalhos chegavam com ainda mais frequência.
Ele explica como pensou na época: “Um dos nossos gols foi evoluir a técnica fotográfica junto com o marketing. Se você apenas trabalhar a técnica e esquecer o marketing, provavelmente não vai crescer como gostaria.”
>> Clique aqui e baixe gratuitamente o Mini Guia Marketing Digital para fotógrafos!
Willian continuou a ser premiado até chegar à marca de 43 premiações e com toda essa visibilidade, ele passou a atrair a atenção não só dos noivos e das famílias, mas também de outros fotógrafos, que queriam aprender com ele. Foi nesse ponto que Willian percebeu que existia uma oportunidade para que ele se tornasse, também, um educador.
Apesar de já ter tido um canal para conversar com o cliente final, ele precisava de um outro ambiente para trazer conteúdo mais técnico e específico para os fotógrafos, e foi assim que nasceu o site Falando de Foto.
>> Ainda não está convencido? Entenda por que você, fotógrafo, precisa de um site!
Neste site, hoje com mais de 40 mil leitores únicos, Willian se dedicou a criar cursos e artigos para quem deseja se profissionalizar e se especializar em fotografia. Ele ainda aborda temas pertinentes à carreira, como marketing e finanças, que, segundo ele, são fundamentais para quem quer viver de foto.
“Quem quer se profissionalizar hoje precisa estudar negócios, além de fotografia. Ter um bom plano de negócios e se dedicar à divulgação do seu trabalho é fundamental!”, ele faz questão de frisar.
E com mais de 90% de seus clientes chegando por meio de seus sites é difícil duvidar do poder que Willian atribui aos seus canais de conteúdo e divulgação, principalmente ao blog. Foi através dele que o fotógrafo pode comprovar o poder do conteúdo na internet e pode expor o seu talento. E isso foi crucial para que ele alcançasse o sucesso que tem hoje.
Você também almeja chegar nessa posição? Então conheça o Criador de Sites do UOL Meu Negócio, uma ferramenta que permite que você mesmo crie o seu site com aba de blog e mostre o seu trabalho para o mundo!