Notícias e MercadoTecnologia

Como escolher o ERP ideal para sua empresa

2 Mins read

Aliado de todo empreendedor que quer profissionalizar seu negócio, o ERP é um sistema que facilita a administração de todos os processos que envolvem um negócio. Em um único local, é possível visualizar informações sobre estoque, vendas, cadastro de clientes, fluxo financeiro entre outras funções.

A vantagem de contar com um sistema de ERP é ter mais rapidez na tomada de decisões. Por exemplo: algum produto muito procurado está acabando em seu estoque? Não se preocupe, o sistema irá avisá-lo sobre a falta. 

Mas para que os resultados sejam satisfatórios, você precisa escolher com cuidado qual sistema atende realmente as suas necessidades. Confira algumas dicas para não errar nessa etapa.

Faça um levantamento interno

O primeiro passo é entender as necessidades de cada área da empresa e mapear o funcionamento dos processos.

Com essas informações em mãos, será possível identificar qual sistema atende os pontos mais críticos que impedem seu crescimento e demandam mais tempo.

Além disso, você conseguirá comparar os resultados antes e depois da implantação do ERP, sendo possível medir o retorno de investimento em relação ao custo do programa.

Pesquise os fornecedores

Você vai encontrar no mercado diversas opções de sistemas de ERP. Procure referências de cada fornecedor e tente conversar com empresas que já utilizam o sistema para saber quais são os principais pontos positivos e negativos. 

Além disso, uma boa tática é escolher um ERP que já atende muitas empresas do seu segmento. Uma empresa já acostumada a lidar com lojas virtuais, por exemplo, poderá ter mais facilidade na hora de solucionar problemas que possam surgir no seu dia a dia.


Pense no futuro

Antes de “bater o martelo” pela solução ideal de ERP, leve em consideração seus planos de crescimento no futuro .

Se a sua companhia tem metas de crescer em curto ou médio prazo, escolher uma ferramenta mais flexível, que poderá atender sua demanda em qualquer momento, é um bom negócio. 

Assim você não precisará trocar de fornecedor de uma hora para a outra. Além de desgastes e perda de produtividade, processos de mudança também geram gastos. Coloque tudo isso na balança e escolha um sistema flexível e escalável.

Planeje a implantação

Ufa! Você finalmente conseguiu achar o sistema ideal para sua empresa. Agora vem a fase de implantação. É preciso se planejar para não ocorrer imprevistos nessa etapa.

Lembre-se que a forma de administrar seu negócio vai mudar, e todos os envolvidos precisam estar preparados para lidar com a novidade.

Se você for precisar de outro fornecedor para implantar o sistema em sua empresa, leve em consideração os mesmos critérios da escolha do ERP. Pesquise muito para fazer a escolha certa.

Treine sua equipe

A fase de treinamento é tão importante quanto a escolha do sistema. Ela também vai determinar o sucesso do projeto, pois, se a produtividade da sua equipe cair muito, seu lucro também ficará comprometido.

Além de um treinamento oficial para todos os funcionários, você pode promover workshops e palestras para falar sobre a nova aquisição. Outra maneira possível é trabalhar dicas sobre o novo sistema em sua comunicação interna. Aposte em um mural ou e-mail semanal. 

Destaque os benefícios e como essa aquisição vai facilitar o trabalho de todos os envolvidos.

Related posts
Notícias e MercadoSoluções

Por que ter certificado SSL é importante na busca orgânica?

4 Mins read
Com o aumento significativo de acessos, compra e venda pela internet nos últimos anos, o certificado SSL ganhou ainda mais destaque. Esse…
EmpreendedorismoGestão de processosPlanejamento de NegócioTecnologia

Como funciona o WhatsApp Business e como usar no seu negócio?

5 Mins read
Veja como instalar e como funciona o WhatsApp Business, a versão de negócios do WhatsApp para transformar a experiência de atendimento ao…
Presença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTecnologiaTudo para seu SiteWordPress

Saiba como escolher a melhor hospedagem para wordpress

5 Mins read
O WordPress faz parte de aproximadamente 49% dos principais sites do mundo e é o principal gestor de conteúdo que existe, portanto,…