Marketing DigitalRedes Sociais

Como usar as redes sociais para divulgar seu negócio na crise

2 Mins read

Estar presente em todas as redes sociais e não tirar proveito delas é como ter uma Ferrari e não saber dirigir. De nada adianta ter uma página no Facebook ou perfis no Twitter, Instagram e Pinterest se você não souber usá-los para dar visibilidade aos seus produtos e aumentar suas vendas.

É claro que oferecer conteúdo de qualidade é importante para angariar seguidores e fãs. Mas saber como e quando inserir seus produtos na conversa também é fundamental.

A loja virtual de produtos para animais de estimação Meu amigo Pet fez essa lição de casa e está colhendo os frutos. Com mais 1,7 milhão de seguidores em sua fan page, a marca mescla fotos fofas e engraçadas de bichinhos com dicas de como cuidar bem do pet, com anúncios de produtos e promoções exclusivas para seus seguidores. O resultado foi um aumento de 80% no faturamento durante o segundo trimestre do ano.

Você também pode conseguir bons resultados com as redes sociais usando as táticas certas.Quer saber quais são elas? Anote aí:

Crie conteúdo relevante e inédito

Quanto mais interessante for o seu post no Facebook, mais chances ele tem de ser compartilhado pelos fãs da página. Em vez de colocar somente preço e descrição de um produto, que tal escrever uma curiosidade sobre ele ou apresentar benefícios reais que ele pode trazer?

Invista nas imagens

Tirar boas fotos dos produtos é fundamental. Melhor ainda se elas forem criativas ou emotivas. Pense como um usuário do Facebook: entre uma imagem de um pacote de ração e uma de três cachorrinhos compartilhando a mesma tigela de comida, qual você curtiria e compartilharia? Isso vale para todas as redes, mas é ainda mais importante para plataformas cujo foco é imagem, como Pinterest e Instagram.

Aproveite as datas comemorativas

Sempre há algum produto em sua loja que possa ser relacionado às datas comemorativas. Aproveite o tema do momento para gerar interação e empatia e, de quebra, trazer tráfego para o seu site.

Incentive a colaboração dos consumidores

Não tem ninguém melhor para fazer propaganda de um produto que um usuário satisfeito. Convide seus clientes a postar imagens dos produtos, a relatar suas experiências com a marca e compartilhá-las com os amigos. Dê destaque às melhores fotos enviadas por usuários em sua fan page do Facebook e crie hashtags no Instagram para agrupar as fotos de usuários ligadas a determinado produto. A vaidade dos usuários ajudará a espalhar sua marca espontaneamente.

Poste vídeos

O YouTube é uma rede social poderosa para as lojas virtuais, principalmente para as que vendem produtos eletrônicos ou que precisam de demonstração de funcionamento. Faça vídeos ensinando como usar ou montar os produtos e divulgue-os. Incentive, também, os próprios consumidores a fazer reviews em vídeo do seu produto. Avaliações de cosméticos e maquiagens, por exemplo, são muito populares.

Invista em Facebook Ads

Se tiver uma verba disponível, vale também investir nas propagandas pagas do Facebook. É possível patrocinar um post que fale sobre determinado produto focando somente no público que você pretende atingir. Com 50 reais já dá para começar a brincar!

Tem suas próprias táticas infalíveis para divulgar seus produtos nas redes sociais? Divida-as aqui com a gente!


Related posts
Redes Sociais

5 tendências de redes sociais para 2024

3 Mins read
As redes sociais continuam a moldar e refletir nossas dinâmicas sociais, e 2024 já promete ser um ano de evolução notável nesse…
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Redes Sociais

Threads: o que é e como usar para divulgar sua marca

4 Mins read
As redes sociais se desenvolvem constantemente. As plataformas que já existem, passam por atualizações para melhorar a experiência de seus usuários. De…