Veja quais as siglas e termos você precisa entender
Fique por dentro dos termos mais utilizados no universo das lojas virtuais.
Abandono do carrinho de compras – Quando o cliente chega a selecionar itens para comprar, mas não finaliza o processo de compra. Saiba como evitar que isso aconteça.
Back-office – São os departamentos de uma empresa que realizam não atendem diretamente o cliente. Departamentos de logística e estoque, por exemplo, são back-office.
Black Friday – É uma prática do comércio americano e que nos últimos anos ganhou o Brasil. Trata-se de uma sexta-feira de novembro (mais especificamente a do feriado de Ação de Graças) na qual as lojas queimam seu estoque com descontos agressivos.
Carrinho de compras – É a área onde o cliente armazena os produtos que quer comprar na loja virtual antes de encerrar a compra.
Categoria de produto – Divisão feita entre as mercadorias de uma loja a fim de facilitar a busca feita pelo cliente. Exemplo: roupas, sapatos, acessórios.
Chargeback – É o cancelamento de uma venda feita com cartão de crédito, que pode acontecer quando o titular do cartão não reconhece a compra.
Checkout – É o processo de revisão, finalização e pagamento da compra. Nele o cliente visualiza quais os produtos que está comprando, o valor de cada um, frete e opções de pagamento.
Cookie – Arquivo que fica armazenado no computador do usuário e guarda todas as informações importantes sobre sua navegação em cada site. Ajuda a personalizar a experiência do cliente em uma loja virtual.
Criptografia – Codificação secreta para manter os dados do usuário em segurança. Conheça outras maneiras de mostrar ao cliente que sua loja é segura.
Descrição de produto – É o campo no qual são colocados todos os detalhes e especificações de um produto. Quanto mais detalhada a descrição, maiores as chances de se conquistar o cliente. Aprenda a descrever melhor seus produtos.
Domínio – É o endereço de acesso a um site. Por exemplo, www.uolhost.com.br é o domínio do UOL Host. Confira dicas para escolher um bom domínio para a sua loja.
E-commerce – Em português, comércio eletrônico. É a prática de vender pela internet.
Estoque – Reserva de produtos de uma loja virtual. Saiba como administrar melhor seu estoque.
FAQ – Frequently Asked Questions, ou seja, são as dúvidas mais freqüentes dos visitantes de um site, com as respectivas respostas.
Front-office – É a linha de frente de uma empresa, a parte que mais tem contato com o cliente. O atendimento e o setor de vendas são exemplos de front-office.
Ferramenta de pagamento online – Sistemas como o PagSeguro, que integram a loja virtual a diversos meios de pagamento, como cartões de crédito e débito e boleto bancário. Permitem que o lojista possa receber pagamentos sem ter que negociar com cada instituição financeira. Veja quais são os cuidados que você deve tomar ao receber um pagamento online.
Frete – Taxa cobrada para entrega de produto ao cliente.
Frete grátis – Quando a loja não cobra do cliente a taxa para o envio da mercadoria comprada. Saiba quando vale a pena oferecer frete grátis.
HTTPS (Hypertext Transport Protocol Secure) – Protocolo de comunicação na internet com uma camada adicional de segurança.
Logística – É todo o planejamento que envolve a entrega de mercadorias ao cliente, desde a sua saída do estoque até a casa do comprador. Confira dicas para fazer entregas mais eficientes.
Mobile Commerce – Também conhecido como m-commerce, é a prática de vender via dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Plataforma de loja virtual – É a ferramenta usada para criar uma loja virtual. Permite cadastrar produtos e receber pagamentos. Quanto mais simples de ser utilizada e confiável, melhor.
Review – Avaliação que os clientes fazem sobre um produto, marca ou loja que pode influenciar na decisão de futuros clientes.
Social Commerce – Também conhecido como s-commerce, é a prática de realizar vendas através das mídias sociais.