Entre as várias decisões que uma pessoa empreendedora precisa tomar para iniciar um negócio digital — seja a escolha da plataforma, do servidor e o layout — a escolha do nome do site é uma das mais importantes, e fica simples entender o motivo.
Isso porque, é nesta etapa que você escolhe o endereço que levará o cliente até a página da sua empresa. Portanto, nada melhor do que pensar em um domínio criativo, de fácil memorização e eficiente para aparecer nos mecanismos de busca, não é mesmo?
Falando em busca, aqui vai a primeira dica para quem está analisando nomes para o endereço da loja virtual: tente pensar com a cabeça do cliente. Sabendo como as pessoas buscam por produtos ou serviços, você descobre ótimas opções de nomes para o seu negócio na internet.
Quer aprender como escolher um bom domínio? Neste conteúdo, nós vamos mostrar dicas relevantes para você entender qual o melhor domínio para sua loja virtual.
Com isso, o seu negócio será encontrado com facilidade pelos consumidores que você pretende atingir. Continue a leitura e saiba:
- Como escolher um bom domínio para loja virtual
- Como registrar e comprar seu domínio
A partir de agora você vai entender porque o UOL Meu Negócio é o seu melhor parceiro para o registro de domínio no ambiente digital. Confira!
Saiba como escolher um bom domínio para loja virtual
Escolher o domínio para loja virtual é tão importante quanto decidir o nome da sua empresa. Por isso, um bom conselho para quem deseja ser lembrado e visitado neste universo tão vasto é: seja simples e prático!
Para entender melhor essa e outras boas práticas para ter um bom domínio, o UOL Meu Negócio te convida a acompanhar os próximos tópicos:
Tenha uma extensão do seu domínio
O público em geral costuma procurar por sites com a extensão “.com”, pois trazem maior legitimidade ao negócio. A sua marca alcançará apenas o público nacional? Então, neste caso, considere utilizar a extensão “.com.br”.
Existem também outras terminações, como: “.net”, “.online”, “.store”, “.press”, “.tech”, “.host” ou “.fun’”. Em meio às opções disponíveis no registro de domínio do UOL, o ideal é que você escolha uma extensão que seja eficiente para a busca do seu potencial cliente.
Escolhe algo que envolva o nome do seu negócio
Na etapa de pesquisa do domínio para loja virtual, dê preferência para o nome da sua marca, produto ou serviço na hora de tomada de decisão. Caso o domínio já esteja em uso, utilize termos do seu ramo de atuação ou algo que remeta à ele.
>> Está com dificuldades? Então você pode acessar um conteúdo especial que preparamos para você escolher o nome da sua loja virtual. Clique e confira!
Seja simples e objetivo
Não esqueça de usar nomes curtos, fáceis de digitar e que o cliente consiga lembrar. Isto é, quanto mais fácil for a URL, menor será o risco do cliente ser induzido ao erro, levando à perda nas vendas porque a sua loja não foi encontrada na web.
Também é importante que o domínio reflita o seu negócio de forma objetiva. Dessa forma, quando as pessoas tiverem acesso ao endereço da sua página, facilmente irão identificar a essência da sua marca, compreendendo de maneira rápida o que você vende.
Suponha que o seu negócio (aqui denominado como “sua marca”) realize a venda de produtos para uma alimentação mais saudável. Tente não ser tão genérico, mas também tenha cuidado com nomes pouco familiares e que podem confundir o usuário na busca pelo seu site.
Veja como isso pode acontecer e evite alguns erros:
Os domínios “www.suamarcaprodutosfit.com.br”, “suamarcaprodutosdiet.com.br” ou “suamarcaprodutoslight.com.br” possuem palavras estrangeiras que podem induzir o usuário a um erro de digitação, por exemplo.
Portanto, se o nome do seu negócio já expõe de maneira direta o que você vende, prefira utilizar no domínio apenas o nome da sua marca. Caso isso não seja possível, nós temos outra excelente alternativa. Saiba qual no tópico “Utilize palavras-chave”.
Evite utilizar hífens, carateres especiais e números
Não é raro que as pessoas troquem caracteres, ou esqueçam de digitar números e hífens em domínio para loja virtual. Portanto, quanto mais simples o seu endereço na web, melhor!
Caso estes caracteres sejam indispensáveis, tente registrar mais de um domínio para evitar que o usuário seja encaminhado para outra página — isso geralmente ocorre quando a pessoa não sabe se um número é utilizado por extenso ou em numeral, por exemplo.
Pesquise bastante sobre o nome
Antes de decidir pelo domínio que será registrado, é importante realizar uma pesquisa de mercado para entender o que os seus principais concorrentes estão usando.
Dessa forma, você terá uma ampla visão do que funciona melhor, além de evitar nomes que já estejam sendo usados por outras empresas — falaremos disso mais adiante.
Uma boa pesquisa pode evitar grandes dores de cabeça para a sua marca no futuro!
Prefira combinações curtas e de fácil digitação
Uma URL longa não é nada amigável, tanto para quem quer ter acesso rápido à sua página, quanto para quem deseja compartilhá-la em uma rede social, por exemplo.
Portanto, escolha um domínio fácil de ser digitado pelo público que você deseja alcançar. O famoso “menos é mais” será o seu ponto de partida para definir o seu domínio na web!
Utilize palavras-chave
Outra ótima dica é tentar inserir uma palavra-chave relevante no seu domínio. Assim, a sua página tem grandes chances de ser bem ranqueada e trazer tráfego orgânico para ela. Quer entender como isso pode ser feito?
Basta pesquisar os termos mais procurados na sua área de atuação. Depois, tente adicionar o nome do seu produto ao domínio para loja virtual.
Se o elemento principal do seu negócio é a venda de alimentação saudável, então experimente criar um domínio com termos de conexão com a sua marca, exemplo: “www.suamarcaalimentacaosaudavel.com.br” ou “www.suamarcaprodutosnaturais.com.br”.
É uma excelente oportunidade para conquistar clientes que, provavelmente, não iriam conhecer o seu negócio de outra forma.
Verifique a disponibilidade do domínio escolhido
Nesta etapa de certificação você poderá verificar os nomes que já estão registrados, quais domínios estão protegidos por direitos autorais e até mesmo os que já estão sendo usados por outra empresa.
Agora, você deve estar se perguntando: depois que registrei meu domínio, por quanto tempo ele é válido? O registro do seu domínio é válido por 1 ano. Após este período será necessário renovar o registro para que ele continue sendo usado pela sua marca.
Como registrar e comprar seu domínio
O UOL Meu Negócio é parceiro do empreendedor desde a criação até o registro do seu domínio! Na nossa plataforma exclusiva você verifica a disponibilidade do seu endereço em apenas um clique.
Nenhuma outra marca está utilizando o domínio que você quer?
Ótimo! Então você já pode escolher qual (ou quais) extensões mais se adaptam ao seu negócio. Afinal, quanto mais domínios você direcionar para o seu site, mais fácil será para as pessoas o encontrarem.
Acesse agora a plataforma e garanta já a presença online do seu negócio!