Se inspire nessas ideias criativas para empreender sem sair de casa

Trabalhar em casa é o sonho de muitos profissionais que buscam mais flexibilidade nos horários, qualidade de vida, segurança e a possibilidade de passar mais tempo com a família.

Mas muita gente tem dificuldade em encontrar um empreendimento que tenha a ver com seus gostos pessoais e habilidades e ainda possa ser tocado em home office, com estrutura reduzida e poucos custos. Se você está nessa situação, é hora de virar o jogo!

>> Leia também 6 maneiras de ganhar dinheiro com o mundo pet

Serviços de atendimento via WhatsApp

Com mais de 1 bilhão de usuários, o WhatsApp se tornou um canal de comunicação tão popular quanto e-mails, ligações e mensagens nas redes sociais. E essa tendência rapidamente atingiu as empresas.

É grande o número de companhias que prestam atendimento por meio do aplicativo de mensagens instantâneas, justamente para gerar mais comodidade e agilidade na comunicação com o consumidor, mas poucas delas têm um funcionário dedicado apenas à essa função.

Esse é o cenário perfeito para o surgimento dos serviços de atendimento via WhatsApp, uma modalidade de negócio ideal para quem quer trabalhar em home office, já que tudo o que é preciso é um telefone celular e conhecimento sobre a empresa.

Você pode empreender sozinho neste ramo ou criar uma equipe de atendentes que tiram dúvidas e prestam serviço para outras empresas dando suporte aos seus clientes.

Fabricante de massas e molhos artesanais

A busca por refeições práticas se uniu com a tendência do gourmet e criou um nicho que quer comer bem sem ter de ir a um restaurante ou cozinhar. E as massas e os molhos se encaixam perfeitamente nesta proposta.

Um relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), em conjunto com o Nielsen, identificou que o consumo de massas instantâneas e frescas atingiu mais de 8,2 bilhões de reais em vendas.

Isso indica que este é um mercado que pode ser amplamente explorado por quem se identifica com o setor alimentício e tem vontade de empreender!

Se o orçamento é curto para investir em um espaço, é possível produzir as massas artesanais e molhos na cozinha de casa. São poucos os ingredientes necessários para fazer uma boa massa e os equipamentos para moldá-las são encontrados facilmente.

>> Quer mais inspiração? Confira uma seleção de negócios inovadores na área de moda e beleza

Delivery de moeda estrangeira

Quem viaja para o exterior, invariavelmente, precisa visitar uma casa de câmbio para converter seu dinheiro na moeda corrente no país que vai visitar. Mas já existe um serviço que facilita a vida do turista nesse sentido.

A ideia é que um intermediário receba os reais do cliente e envie o equivalente na moeda contratada direto para o endereço do consumidor. Muitas vezes, quem presta esse serviço também oferece uma assessoria, orientando o consumidor sobre quais os melhores momentos e empresas para fazer a compra de moeda estrangeira.

Se tiver parceria com casas de câmbio, o prestador de serviço tem preferência e pode reservar a quantidade que o seu cliente precisar e obtém as notas mais rapidamente que os outros.

As retiradas e o envio podem ser feitos com o auxílio de um motoboy, por exemplo, ou o próprio empreendedor pode fazer o trânsito entre o dinheiro que será vendido e o comprado.


Consultor de compras para a maternidade

Muitos pais de primeira viagem sentem dificuldade em descobrir quais produtos realmente vão usar com os filhos, quais as melhores marcas, quantidades e lojas onde comprar.

O papel dos consultores de compras para a maternidade é justamente ajudar mães e pais a fazer as melhores escolhas, tanto durante a gestação, quanto depois do nascimento da criança e adaptação do bebê ao lar.

Normalmente, o consultor faz uma entrevista com a família para entender quais as dificuldades, preferências, espaço que dispõe e orçamento do casal para gastar com a chegada da criança. Depois, contata lojas que têm os produtos necessários, cria orçamentos e até pode acompanhar os pais durante as compras.

Boa parte, senão todo o serviço, pode ser feito em home office, atendendo famílias de todo o país.

>> Veja mais 7 ideias de negócios para quem quer atuar com consultoria

Locação de louças para festas

Já reparou que hoje as festas são muito mais elaboradas do que eram até algum tempo atrás? Mesmo as comemorações mais simples contam com mobiliários e louças que não são descartáveis, o que confere um tom mais elegante à ocasião.

Mas, como dificilmente uma família tem 50 bowls de cerâmica iguais, 100 taças de espumante, tamanhos variados de torres de docinhos e suportes para bolos, de onde vêm todos esses materiais?

De empresas que fazem a locação de louças e outros acessórios para festas! Elas costumam ter um arsenal de artigos, como pratos, talheres, copos, taças, bandejas e outros elementos que ajudam tanto na decoração quanto na forma como os quitutes são servidos.

Se tiver um cômodo ou um espaço para acomodar esses artigos, esse é um excelente negócio para investir! Como o cliente fica responsável por retirar ou devolver as peças locadas, ou contrata um serviço de transporte, o empreendedor pode atuar em sistema home office, cuidando da divulgação da empresa e do contato com os clientes.

Reforço escolar pela internet

Excelente empreendimento para quem tem largo conhecimento em uma área de conhecimento, mas não quer trabalhar em regime CLT. Os professores podem dar aulas de reforço por meio de ferramentas de conferência em vídeo, como o Skype, e ajudar alunos em todo o Brasil.

Como não há necessidade de deslocamento nem o custo de alugar uma sala, as despesas são baixas e o professor pode ter vários alunos por dia em horário diferentes.

Há a possibilidade de atuar neste modelo oferecendo também aulas de idiomas, reforço para concursandos e até suporte para quem quer entrar para a faculdade ou fazer um curso profissionalizante.

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…