Você sabe o que significa a rentabilidade de uma empresa? Ela serve para mostrar se o negócio está tendo o retorno esperado de todo o investimento realizado, como por exemplo em propagandas e divulgação.
A preocupação com esse aspecto mostra o quanto os brasileiros têm se dedicado ao seu negócio, aumentando a expectativa de crescimento de novos negócios, de acordo com dados publicados no UOL Economia.
Podemos dizer que a partir da rentabilidade é possível medir o potencial do seu negócio, e em quanto tempo poderá obter lucro. Neste artigo, você vai descobrir que não é preciso ser expert em matemática financeira para encontrar a rentabilidade da sua empresa!
O que é rentabilidade?
Para explicar o que é rentabilidade, precisamos dar uma pincelada no que é lucratividade. Isso porque, você precisará dessas informações para calcular o índice de rentabilidade da empresa.
A lucratividade tem tudo a ver com lucro, ou seja, é a receita de vendas. Trata-se de todo o dinheiro que entra na empresa, subtraindo as despesas (pagamentos de contas, impostos e etc), também chamado de lucro líquido.
Para calculá-lo, é necessário pegar o valor do lucro líquido e dividir pela receita bruta da empresa (a soma total das vendas de produtos ou serviços, incluindo as despesas).
Fórmula:
LUCRO LÍQUIDO
➗ = multiplique o resultado por 100 e encontre a lucratividade.
RECEITA BRUTA
Após encontrar o resultado, multiplique-o por 100 e assim obteremos a lucratividade em porcentagem. Veremos como calcular nos próximos tópicos deste artigo.
Diferença entre rentabilidade e lucratividade
Tanto a rentabilidade como a lucratividade, são importantes indicadores de desempenho que mostram dados sobre o faturamento e investimento feito na sua empresa, facilitando a tomada de decisões no dia a dia.
A principal diferença entre um termo e outro é que a lucratividade diz respeito ao que a empresa está faturando com a venda de seus produtos e serviços. Além disso, também é levado em consideração as despesas e custos estão sendo pagos.
Já a rentabilidade, diz respeito ao investimento total feito em sua empresa desde o início da sua abertura. Nesse cálculo também está incluído o que é investido nas campanhas de divulgação de produtos e serviços, como por exemplo:
- Anúncios pagos nas redes sociais
- Criação de loja virtual ou site profissional
- Propagandas em outros meios de comunicação e etc.
Como calcular os índices de rentabilidade?
Como já mencionamos no começo do artigo, a rentabilidade é calculada da seguinte forma:
- Se a empresa obteve R$ 1.000,00 de lucro líquido e a receita bruta foi de R$ 2.000,00, basta dividir um valor pelo outro e teremos 0,5
- Após isso, multiplicando por 100, o resultado é de 50%.
Já a rentabilidade refere-se ao retorno que o empreendedor teve no investimento realizado na empresa desde o início. Podemos exemplificar da seguinte forma:
- A empresa que citamos acima teve um lucro líquido de R$ 1.000,00, enquanto o investimento inicial realizado no negócio foi de R$ 20 mil (com equipamentos, propagandas, anúncios e custos para fazer o negócio girar).
Assim, basta dividir R$ 1.000,00 por R$ 20 mil, obtendo 0,05 e depois multiplicar por 100: o resultado é de 5% de rentabilidade. Ou seja, a cada produto vendido, a empresa ganhará 5% de rentabilidade em cima de cada um deles.
Existem também alguns índices importantes associados à rentabilidade que precisamos conhecer para entender como ela funciona na prática.
Índice de margem
Dividido em duas partes (margem líquida e operacional), esse índice mostra qual é o valor que a empresa está ganhando quando vende os seus produtos e serviços. Além disso, ele mostra o lucro da empresa obtido em cada unidade de produto vendido.
Basta dividir o lucro total da empresa pelo número de unidades vendidas de um produto para obter o índice de margem operacional.
Já a margem líquida, existe para mensurar o lucro obtido em cada produto — já com a dedução de impostos ou custos.
Índice de ativos
Trata-se do cálculo de dois tipos de ativos: o retorno sobre o ativo e o índice de giro do ativo. O primeiro indica o índice de retorno sobre o que foi investido na empresa.
Para encontrá-lo é necessário multiplicar o lucro líquido por 100, dividindo o resultado pelo valor do ativo (valor investido na empresa).
Com a prática desses cálculos, você logo entenderá como tudo funciona e a importância de cultivar esse conhecimento para o seu negócio.
Por sua vez, o índice de giro está diretamente ligado à receita líquida (resultado das vendas dos produtos e serviços da empresa, já descontada as deduções de impostos e etc) e o valor total do ativo. Para calculá-lo, basta dividir um valor pelo outro.
Retorno do investimento – ROI
Esse índice serve para saber em quanto tempo a empresa dará lucro, mas também indica se o investimento financeiro realizado foi recuperado. Para calcular, é preciso pegar o valor arrecadado até o momento e dividir pelo valor investido no negócio. Em seguida, multiplique o resultado por 100%.
A ideia é que você recupere o valor investido, mais o lucro obtido. Por exemplo, se a sua empresa arrecadou R$ 20 mil nos últimos seis meses (período recomendado para calcular corretamente) e o investimento foi de R$ 30 mil, multiplicando por 100%. Nesse cálculo, obtemos 66,66%, que é a porcentagem de retorno do investimento.
Todas essas informações que citamos a respeito desses índices, mostram como o empreendedor deve olhar para o seu negócio, com olhos mais atentos e minuciosos a cada detalhe que envolve as finanças do empreendimento. Afinal, todo investimento deve dar retorno financeiro!
Muitos empreendedores começam do zero e constroem verdadeiros impérios no mercado, pois entenderam a importância de saber exatamente quanto a sua empresa vai dar de lucro a curto, médio e longo prazo, além de conhecer os índices e margens que citamos aqui.
Essas informações estão acessíveis a todas as pessoas, mostrando que o conhecimento é uma ferramenta poderosa que capacita o empreendedor a promover o sucesso.
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