CMSTecnologiaWordPress

Joomla x WordPress: qual é o CMS ideal para você?

3 Mins read

Conheça as características dos mais populares gerenciadores de conteúdo

Já se foi o tempo em que construir e manter blogs e sites profissionais no ar era trabalho exclusivo para programadores e desenvolvedores mais experientes. Isso porque o CMS (Content Management System – em tradução livre: Sistema de Gerenciamento de Conteúdos) facilitou a vida das pessoas que gerenciam páginas pessoais e empresariais na web.

Entre tantas ferramentas à disposição, a mais conhecida é o WordPress, que domina 68% deste mercado de CMS, conforme medição da Open Source CMS. Por conta da sua popularidade e da grande comunidade formada, a ferramenta evoluiu e deixou de ser apenas uma plataforma para blogs, passando a servir para gerenciar revistas digitais e sites corporativos. Enfim, sites que atualizam conteúdo constantemente. Para se ter uma ideia, os portais da ForbesUSP e Catraca Livre utilizam o WordPress.

Outro CMS popular é o Joomla, com 11% de market share – na segunda colocação. Lançada em 2005, a plataforma está em constante evolução e já possui mais de dez versões. Dessa forma, vem conquistando o seu espaço. PorscheDanone e o Ministério da Educação (MEC) são alguns exemplos de empresas que construíram seus sites utilizando o Joomla.

Quando falamos da criação de sites, de um modo geral, segundo levantamento da W3Techs, site que monitora métricas de tecnologia, 25% dos sites são feitos com WordPress e apenas 2,8% com Joomla. O índice parece baixo porque pouco mais de 57% dos sites ainda não utilizam nenhum CMS, são feitos “na mão”, geralmente com páginas HTML.

Agora, deixando os números um pouco de lado e falando da parte técnica do WordPress e do Joomla, eles se assemelham por serem baseados na linguagem de programação PHP, que permite a criação de conteúdo de forma intuitiva.

Eles também são CMS de código aberto, ou seja, é possível criar layouts profissionais e personalizados para diferentes negócios sem pagar um centavo por isso. Por fim, os dois oferecem um universo de plugins que potencializam e acrescentam funcionalidades aos sites.

De forma resumida, tanto WordPress quanto o Joomla são ótimas escolhas de CMS. Portanto, escolher um entre os dois é uma decisão que depende da necessidade do seu projeto e das suas habilidades. Vale lembrar que os dois aplicativos estão, assim como outros, disponíveis no painel de controle do UOL HOST.

Então, ainda está em dúvida em relação a qual CMS é o melhor para o seu projeto? Veja, a seguir, as características de cada um para bater o martelo:


Joomla

Por ser um sistema poderoso e mais robusto, o Joomla é a escolha ideal para projetos mais complexos, aqueles que exigem diversas funcionalidades. Como é possível configurar de tudo pela plataforma, você pode criar fóruns e páginas exclusivas para clientes com login e senha, agendar data e hora para a entrada e saída de conteúdos, entre outras aplicações. Inclusive, dá até para transformar seu projeto em uma rede social.

Num primeiro momento, trata-se de uma plataforma difícil para navegar, portanto, não é muito aconselhável para quem nunca mexeu com CMS e tem pressa para colocar um projeto no ar. Se você tem mais tempo disponível, vale a pena fuçar e ir aprendendo aos poucos a mexer no Joomla.

WordPress

Por outro lado, para quem tem pressa em colocar um projeto no ar, a melhor opção é o WordPress. Isso porque a maior vantagem da plataforma em relação aos outros CMS é sua pequena curva de aprendizagem. Tudo é muito organizado e intuitivo de fazer.

Como o WordPress foi lançado com o objetivo inicial de criação de blogs, ele continua sendo a melhor plataforma para esse propósito. Aliás, para quem tem um e-commerce e gostaria de integrar um blog nele, o WordPress é a escolha certa.

Sites de pequenos negócios e de conteúdo direcionado também podem optar pela plataforma. Quando o assunto é otimização de busca (SEO), ela também leva vantagem.

Bom, mais uma vez, os dois gerenciadores são capazes de fazer grandes projetos e solucionar seus problemas. Sabendo quais são suas vantagens e finalidades, você já pode escolher a plataforma mais compatível com o seu projeto.

E lembre-se que, independentemente da sua escolha, você pode contar com os serviços do UOL HOST.

⇒ Conheça as soluções de Hospedagem UOL HOST.

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…