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Conheça as vantagens do e-mail marketing vendido pelo UOL

7 Mins read

O e-mail marketing é uma maneira eficiente e econômica de se comunicar diretamente com o seu consumidor — segmentando público e criando conteúdo personalizado!

Não é por menos que ele segue como o canal de comunicação favorito das empresas com os clientes. Segundo um estudo da Infobip, o uso do e-mail aumentou 91% em 2022, tornando-se o meio com maior crescimento.

Com um alto ROI e a possibilidade de automatização, o e-mail marketing é indispensável para qualquer tipo de negócio. Com ele, é possível elevar a autoridade e relevância da sua marca perante o público.

Lembre-se que, antes de um método de vendas, o e-mail é uma ferramenta de comunicação. O conteúdo deve ser atrativo, bem construído e com uma mensagem clara ao consumidor — portanto, invista em conhecer melhor seus interesses e necessidades.

Neste artigo, você vai entender como a ferramenta de disparo de e-mail marketing do UOL Meu Negócio pode ajudar o seu negócio a impulsionar na internet. Comece a revolucionar a comunicação com os seus clientes e venda ainda mais!

O que é E-mail Marketing?

E-mail Marketing, é uma estratégia de marketing digital que consiste no envio de e-mails personalizados para um público selecionado. O objetivo é buscar oportunidades de negócios, seja gerando tráfego para o site ou fidelizando clientes.

Além de ser uma opção mais econômica, o e-mail marketing tem a vantagem de ser uma ferramenta de fácil implementação e que permite avaliar os resultados de campanhas. É possível mensurar relatórios sobre recebimentos e cliques, por exemplo.

Por que usar essa ferramenta?

Investir em campanhas de email marketing é uma estratégia com grande potencial, sabe por quê? Porque a maioria das pessoas possui uma conta ativa de e-mail!

Uma das principais vantagens dessa ferramenta é o seu uso como um eficiente canal de comunicação com os clientes.

E mais, como as mensagens são personalizadas para cada grupo de leads, é possível transformar a jornada de compra e o relacionamento entre cliente e marca em interações totalmente exclusivas!

Quer conhecer outros benefícios?

Confira o que separamos e surpreenda-se com as funcionalidades do e-mail marketing:

Principais vantagens

Entender as métricas de e-mail marketing do seu negócio é fundamental. Algumas dos principais benefícios dessa ferramenta incluem:

  • Baixo custo em comparação a outras estratégias de marketing.
  • Possibilidade de segmentação de audiência, enviando mensagens direcionadas a grupos específicos de clientes.
  • Grande alcance, já que praticamente todas as pessoas possuem um endereço de e-mail.
  • Personalização das mensagens, tornando-as mais relevantes e atraentes para os clientes.
  • Métricas precisas para análise de resultados, permitindo avaliar a efetividade da campanha.
  • Possibilidade de automatização do envio de e-mails, economizando tempo e recursos da equipe de marketing.
  • Fácil compartilhamento do conteúdo do e-mail, permitindo a viralização da mensagem.
  • Aumento da fidelidade dos clientes, por meio de comunicação regular e personalizada.

Conheça os recursos do e-mail marketing do UOL

Quer saber como montar um e-mail marketing eficiente? Com o UOL Meu Negócio você tem acesso a uma solução completa que vai te ajudar a elaborar campanhas de email marketing de sucesso!

Tudo isso de forma simples, prática e intuitiva! Confira agora todas as vantagens de criar um e-mail marketing com ferramenta de disparo do UOL Meu Negócio!

Gerenciador de mailing

Para simplificar ainda mais a sua rotina, com o UOL Meu Negócio você tem acesso a uma ferramenta de gerenciamento de lista de contatos de clientes, o mailing da sua empresa.

Para começar, você precisa reunir todos os endereços de e-mail dos clientes em uma lista, que pode ser criada numa planilha do Excel ou outra ferramenta similar. Assim, você será capaz de importar automaticamente os contatos para a ferramenta de e-mail marketing.

Isso ajuda a reduzir possíveis erros e a economizar tempo!

Lembre-se de manter sua base de contatos atualizada. É importante remover os contatos inativos como, por exemplo, aqueles que não interagiram com seus envios nos últimos três meses.

Outro aspecto importante é manter seu mailing sempre em constante evolução! Ao gerar novas oportunidades de negócio, cadastre-os na sua lista e os converta em novos clientes através das suas campanhas de e-mail marketing.

Acompanhamento das campanhas em tempo real

É fundamental ter acesso a um relatório completo que apresente em detalhes as métricas da sua campanha de e-mail marketing.

Com a ferramenta de e-mail marketing do UOL Meu Negócio, você consegue saber quais destinatários receberam, abriram e clicaram em suas mensagens — além de poder identificar quais links geraram mais cliques.

Além disso, você consegue exportar os relatórios em formatos CSV, HTML e XLS, para comparar o sucesso das campanhas atuais em relação às antigas, avaliando a evolução dos resultados no decorrer do tempo.

Templates

Personalizar o seu e-mail marketing é uma tática eficaz para aumentar as conversões. Crie um template atraente que capte a atenção do leitor com a ferramenta de e-mail marketing do UOL Meu Negócio.

Você pode fazer isso usando um modelo em branco ou escolhendo um dos personalizáveis já disponíveis na ferramenta. Ou ainda, se você souber como fazer um e-mail marketing em html, pode escolher essa opção de criação!

Além disso, há opções de ferramentas gratuitas como o Canva e o Stripo, que oferecem templates e elementos interativos. Experimente diferentes opções e veja qual funciona melhor para o seu negócio!

Passo a passo de como disparar um e-mail com o UOL

Com o UOL Meu Negócio você tem suporte para dar os primeiros passos na ferramenta de disparo de e-mail marketing. Caso já utilize a solução e deseja aprimorar suas campanhas para obter mais vendas, este conteúdo também pode ser útil!

A seguir, confira dicas essenciais para tornar suas campanhas de e-mail marketing mais eficazes. Continue lendo!

Importe os contatos

Para importar uma lista de contatos, siga os passos abaixo:

OBS: Você pode importar um arquivo de até 10 MB (máximo 60 mil e-mails ou linhas).

1. Acesse o Painel do Cliente (com seu login e senha).

2. Do lado esquerdo do Painel, clique em ‘E-mail Marketing’.

Em seguida, clique em ‘Acessar painel externo’ e você será direcionado para o painel da ferramenta de E-mail Marketing UOL HOST.

3. No painel da ferramenta de E-mail Marketing, na aba ‘Contatos’ clique em ‘Importar Contatos’.

4. Selecione a base desejada clicando em ‘Escolher arquivo’ (Choose File). Se seu arquivo estiver no formato CSV, selecione o separador (vírgula ‘,’ ou ponto e vírgula ‘;’).

5. Crie seu grupo clicando em ‘Adicionar novo grupo’ (Insira as informações do grupo e aperte F5 para atualizar) ou selecione um grupo existente ou o novo grupo criado. 

6. Clique em ‘Importar Contatos’ para prosseguir.

OBS: Você também poderá importar seus contatos utilizando seu endereço de FTP.

7. Selecione a ‘Primeira linha do seu arquivo’, o ‘Campo chave de importação’, correspondente a primeira linha de arquivo selecionada.

8. Escolha os campos que deseja importar. Defina o ‘Campo do sistema’ correspondente ao campo do arquivo selecionado.

9. Clique em ‘Próximo’.

10. Na próxima tela, ‘Histórico de Importação’, verifique o Status da importação:

  • Aguardando importação: ainda não está em processamento, existem outras importações na fila.
  • Em Andamento: está sendo executado neste instante.
  • Finalizado: Importação Concluída.

DICA: Aperte F5 para atualizar a página.

OBS: Para conferir os detalhes da importação clique em , nesta opção terá disponível o Resumo da importação, também é possível exportar todos os contatos duplicados com algum erro ou os aprovados (OK). Para exportar os dados selecione o formato do arquivo (CSV, HTML ou XLS) e clique em .

Crie o e-mail

Um envio pode ser criado de 6 formas:

  • Em branco
  • A partir de um envio anterior
  • A partir de um template pronto ou modelo
  • Enviar HTML de seu computador
  • A partir de uma URL externa
  • Novo e-mail para pesquisa, sendo que é possível criar e-mail de pesquisa em branco, a partir de um template, enviar HTML de seu computador e a partir de uma URL externa.

Para saber o passo a passo de como criar um desses tipos de envio de e-mail marketing, clique aqui.

Acompanhe os resultados

Acompanhe o resultado das suas campanhas de e-mail marketing com o UOL Meu Negócio seguindo o passo a passo abaixo:

 1. Acesse o Painel do Cliente (com seu login e senha).

 2. Do lado esquerdo do Painel, clique em ‘E-mail Marketing’. 

Em seguida, clique em ‘Acessar painel externo’ e você será direcionado para o painel da ferramenta de E-mail Marketing UOL HOST.

3. No painel da ferramenta de E-mail Marketing, clique em ‘Relatórios’ e selecione o relatório que deseja consultar.

  • Relatório de Envios:

Na visão geral é possível ver o resumo do envio, a quantidade de cliques e visualizações, segmentar por n° total de visualizações/cliques e os contatos que visualizaram/clicaram, segmentado por ‘horas’, ‘dias’ e ‘semanas’. É possível exportar os dados clicando em ‘PDF’. 

Em seguida, visualize informações gerais sobre seu envio, junto com as informações dos grupos que participaram.

Na segunda parte do Relatório, são retornados os gráficos gerados dinamicamente, com base nas informações do envio.

Para saber como acessar mais dados dos relatório de campanhas de e-mail marketing da ferramenta do UOL Meu Negócio, clique aqui.

Dúvidas frequentes

Se você ainda não conhece todas as funcionalidades da ferramenta de disparo de email marketing do UOL Meu Negócio, é provável que tenha algumas dúvidas.

Vamos responder três das perguntas mais frequentes, para que você possa aproveitar ao máximo o potencial das suas campanhas de marketing!

Quais tipos de e-mail posso enviar?

Você pode enviar e-mails para venda de produtos/serviços, newsletters, transacionais, pesquisas, relacionamento com cliente e muito mais.

Posso integrar a ferramenta de e-mail marketing com o meu site?

Você poderá manter seu site integrado com o E-mail Marketing do UOL.

Isso significa que toda vez que um usuário acessar o seu site e se cadastrar em algum formulário, você poderá alimentar sua base de contatos sem precisar cadastrar manualmente ou mesmo importar um arquivo.

Quantos envios a ferramenta faz por minuto/hora?

Não existe um número exato de mensagens que são enviadas por minuto ou por hora. Nossa ferramenta pode fazer em torno de até 15 tentativas de entrega para um mesmo contato caso a mensagem seja negada na primeira tentativa.

Para saber mais como aproveitar todas as vantagens da ferramenta de disparo de email marketing do UOL Meu Negócio, acesse a nossa página de ajuda e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!

>> Como criar sua própria base de e-mails opt-in

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