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Saiba o que é ROI e como calcular o da sua empresa

O que é ROI? Essa é uma métrica usada para saber se uma empresa está dando o retorno esperado diante de um investimento financeiro realizado

Ao aplicarmos isso na realidade do pequeno empreendedor, vemos a importância de seguir o mesmo princípio: entender como funcionam as métricas capazes de apresentar os resultados de venda dos produtos, aumento de clientes, lucratividade e rentabilidade do seu negócio. 

Mas é por meio do cálculo dessa métrica que você terá os dados certos. E assim, tomar as próximas decisões de investimento no seu negócio. Conheça a seguir mais sobre o que é ROI. 

O que é o ROI?

A sigla ROI vem do inglês e significa Retorno Sobre o Investimento (Return on Investiment). De uma maneira simples de explicar, o ROI mede o quanto a sua empresa ganhou ou perdeu de dinheiro dentro de um determinado período através do seu índice de rentabilidade

O ideal é que o ROI seja calculado de forma periódica. Para assim, o empreendedor ter mais controle sobre o que está sendo investido em seu negócio e qual o retorno obtido. Você vai aprender como calcular o que é ROI da sua empresa nos próximos tópicos.

Por exemplo, quando você cria campanhas e anúncios dos seus produtos e serviços nas redes sociais, espera-se que essas ações gerem lucros. 

Então, se você investe R$ 5.000 em anúncios, é necessário que seja recuperado pelo menos o valor inicial empregado, mais 30% de lucro (uma porcentagem mínima) que é R$ 1.500,00, totalizando R$ 6.500,00. 

Qual a importância de calcular o ROI?

É importante saber o que é ROI e calculá-lo de maneira correta.  Ele é uma das métricas mais eficazes quando se trata de saber se o investimento feito na empresa está dando resultado. 

É como se fosse uma medida usada para obter o resultado de uma campanha de marketing em uma empresa.

O ROI precisa ser mensurado dentro de uma campanha de marketing. Ele é uma métrica que faz parte do universo da publicidade

Por se tratar de um indicador, saber o que é ROI também ajuda a mostrar para o mercado o quanto a sua empresa está rendendo, como ela usa os recursos que tem para fazer o negócio crescer.

Como se calcula o ROI?

Depois de entender o que é ROI e calcular de forma correta, ficará muito mais fácil efetuar o cálculo em suas campanhas de marketing

É necessário subtrair a receita gerada de um investimento pelo custo, depois dividir o resultado pelo custo novamente e multiplicar o resultado por 100. 

A fórmula 

A fórmula para calcular o ROI é: 

ROI = Receita – Custo 

__________________   X 100

             Custo

A receita mencionada aqui é apenas a que foi gerada a partir de uma campanha de marketing.

Como interpretar o resultado do ROI? Você encontrará um valor em porcentagem, representando o retorno líquido daquele investimento. Ou seja, a cada real investido obtivemos uma determinada porcentagem.  

O ROI na prática

Vamos dar um exemplo agora de como calcular o valor do ROI de uma empresa. Uma determinada empresa investiu R$ 2.000 em campanhas dos produtos e serviços nas redes sociais. 

Através desse investimento, o empreendedor obteve um valor de R$ 3.500 de vendas em produtos, dentro de um mês. Se ele quiser saber o ROI dessa campanha, deve-se usar a fórmula:

ROI = (Receita) R$ 3.500,00 – (Custo) R$ 2.000,00

___________________________________________   

                                 (Custo) R$ 2.000,00                         

 R$ 1.500,00 

____________

 R$ 2.000,00 dividindo os valores, obtemos 0,75. 

Multiplicando 0,75 por 100 teremos 75%, ou seja, a cada 1 real investido na campanha o retorno é de 75%.

O ROI negativo acontece quando os valores são abaixo de zero, tal como, – 35%, – 75%,  

– 80% – o que significa que, mediante todo o investimento financeiro realizado em campanhas de vendas, a empresa acabou perdendo dinheiro ao invés de ganhar.   

A partir desses resultados (mesmo que sejam negativos) é preciso traçar rotas e soluções para que eles melhorem e você tenha sempre um crescimento de lucro e de vendas na sua empresa. Além de calcular a diferença entre lucratividade e rentabilidade

Tipos de campanhas onde o ROI pode ser calculado:

Vamos supor que nessa campanha você investiu 5 mil reais e obteve com acessos e direcionamentos para o seu site um total 10 mil reais. Com isso, você vai gerar um ROI positivo. 

Como montar meu relatório?

É muito válido documentar os resultados obtidos através dos cálculos ROI de cada campanha de marketing. Para que assim, você compare e verifique se a sua empresa está mandando bem no marketing. 

Confira agora os passos para montar o seu relatório:

1º passo – definir qual o objetivo do relatório: saber se uma campanha está dando resultado, traçar um novo rumo de vendas dos seus produtos e etc. No caso de empresas maiores, esses relatórios servem para mostrar aos gestores como anda os resultados de publicidade.

Quando as empresas são menores, como no caso de microempreendedores individuais e empresas de pequeno porte, os objetivos com o relatório podem ser usados para saber como e quanto investir no seu negócio. 

2º passo – coletar os dados: reúna os dados para fazer os cálculos e encontrar o ROI da sua empresa. 

3º passo – análise dos resultados: deve-se analisar de forma bem crítica se os resultados obtidos foram ruins ou bons. 

Agora, é necessário sempre analisar esses resultados. Com isso,  a sua empresa cria campanhas melhores ao longo do tempo, além de organizar seu financeiro. Nas datas comemorativas, é possível se preparar para vender mais, obter um retorno maior sobre o investimento e o lucro. 
Para que você possa entender ainda mais sobre o que é ROI e como calcular facilmente na sua empresa, clique aqui para conferir o artigo!