Você sabe qual é a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

Você sabe qual é a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

Lucratividade e rentabilidade são dois pontos importantes capazes de mostrar como está a saúde financeira do seu negócio. Isso porque, eles funcionam como um termômetro, indicando se o seu empreendimento está lucrando e obtendo bons resultados no final do mês, ou se algo precisa ser ajustado. 

Para descobrir como calcular e qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade na prática, continue acompanhando com a gente. Boa leitura!

Lucratividade e rentabilidade: qual a diferença?

Em meio a tantas atividades a serem feitas na rotina, você precisa entender como calcular o lucro e a rentabilidade do seu negócio, pois as ações realizadas no dia a dia dependerão desse conhecimento. 

A diferença entre lucratividade e rentabilidade é que a primeira diz respeito ao lucro em si obtido da venda dos produtos, bem como o pagamento de despesas e custos. 

Já a segunda palavra, rentabilidade, tem o objetivo de mostrar o quanto a empresa consegue devolver em forma de lucro, todo o investimento aplicado. Podemos dizer que os dois conceitos andam juntos, mas atuam em momentos diferentes na empresa.

Lucratividade

Como dito, a lucratividade tem a ver com lucro, ou seja, no quanto a empresa ganhou dentro de um período na venda dos seus produtos e serviços. Além disso, ela também serve para saber se o seu negócio está conseguindo manter as despesas e custos em dia. 

Para fazer a conta de maneira correta, é necessário considerar o lucro líquido (valor que encontramos após subtrair as despesas e custos  das vendas totais), dividindo o valor obtido pela receita bruta (o quanto a sua empresa vendeu) e multiplicar por 100

Veja o exemplo abaixo:

Uma empresa vende um produto a R$ 100, já as despesas e custos somam R$ 50. Diminuindo esse valor, obtemos R$ 50 que é o lucro líquido

Portanto, se 200 unidades desse mesmo produto são vendidas a R$ 100, (multiplique 100 reais por 200 unidades) a receita bruta é de R$ 20.000,00 mil, já o lucro líquido é de R$ 10.000,00 mil (multiplique 50 por 200 unidades).

Agora, vamos dividir o valor de R$ 10.000,00 mil (lucro líquido) por R$ 20.000,00 mil (receita bruta) e chegaremos ao resultado de 0,50. Multiplicando por 100 (porcentual), obteremos 50% de lucratividade.

Rentabilidade

A rentabilidade também é calculada através do lucro líquido e obtém o seu valor em percentual. Ela serve para medir o retorno do investimento feito em seu negócio

O cálculo é feito da seguinte forma:

Se você investe R$ 500,00 na divulgação do seu negócio na internet e mais de 300 unidades de produtos foram vendidos a R$ 100 durante a campanha, o lucro líquido gerado com base em R$ 50 por produto (lembra do lucro líquido que encontramos anteriormente?). 

Pegue esse valor de 50 e multiplique por 300 unidades, obteremos R$ 15.000,00 mil. Vamos dividir R$ 15.000,00 mil pelo valor investido no negócio que foi de R$ 500,00, o resultado é 30. Portanto, teremos 30% de rentabilidade.

Por que preciso entender sobre lucratividade e rentabilidade?

Como você conferiu nos tópicos anteriores, a lucratividade e rentabilidade mostram se a parte financeira de uma empresa está dando lucro e o que é preciso fazer para que o investimento realizado seja bem aproveitado.

Sabendo que é preciso investir tempo e dinheiro para abrir e montar uma empresa (fazer estoque, pagar impostos e etc) e na divulgação do seu negócio (principalmente na internet), todo conhecimento adquirido sobre como fazer a empresa lucrar e aproveitar o dinheiro investido, será bem aproveitado.  

Então, confira algumas razões para estudar sobre esses temas e como eles podem ajudar no gerenciamento do seu negócio. 

  • Invista em cursos de empreendedorismo, entenda como o seu negócio funciona
  • Entenda quem são os seus concorrentes e seus potenciais clientes
  • Já pensou em criar uma loja virtual para atrair mais clientes e reduzir custos de ter que manter uma loja física?
  • Entenda qual é o comportamento dos consumidores na hora da compra: quais os produtos que mais os atraem e por quê. Muitas vezes os clientes compram mais de uma empresa que coloca boas fotos dos produtos e facilita o pagamento.   

Como utilizar os dois conceitos no dia a dia?

Até aqui conseguimos te mostrar o conceito de lucratividade e rentabilidade, como calcular e porque isso tudo é importante para a sua empresa. Agora, vamos partir para os exemplos práticos de como utilizar esses dois conceitos no seu dia a dia. 

Calculando a lucratividade

Faça um levantamento dos últimos três meses dos ganhos da sua empresa, analisando o quanto ela já lucrou. Vale somar as notas fiscais emitidas para os clientes e a quantidade de vendas feitas em sua loja virtual ou física. 

A soma pode ser feita assim: se no mês de março sua empresa obteve R$ 2.000,00 de lucro líquido, em abril foi R$ 3.000,00 e em maio de R$ 5.000,00, basta somar esses três valores, obtendo R$ 10.000,00 de lucro.

Para obter a lucratividade, faça a mesma conta que explicamos no tópico anterior. Pegue o lucro líquido e divida pela receita bruta (que é o valor do seu lucro mais as despesas e custos), multiplicando depois por 100. 

Rentabilidade na prática

A rentabilidade também segue o mesmo conceito, já que considera o lucro líquido dividido pelo seu investimento inicial na empresa. Então, se dividirmos R$ 10.000,00 por R$ 5.000,00 investidos (exemplo), teremos 2% de rentabilidade. 

Tenha uma planilha de custos e despesas do seu negócio, controlando tudo o que entra e sai no dia a dia, como:

  • Pagamento de contas
  • Fornecedores
  • Além do investimento realizado na empresa com publicidade e propaganda (cartões virtuais, anúncios pagos na internet e etc).

Que tal começar a planejar também o futuro da sua empresa? Quais as metas você deseja alcançar no seu negócio? Veja algumas opções que podem ajudar: 

  • Economizar nos gastos, principalmente na compra de fornecedores, contas de água, luz e itens de uso diário — sem perder a qualidade dos produtos e serviços oferecidos
  • Investir em uma loja virtual que faça a sua empresa mais apresentável na internet, ou mesmo um site profissional que divulgue os seus serviços
  • Criar campanhas de vendas que mexam com as emoções dos clientes: aproveitar as datas comemorativas, por exemplo

Ter uma loja virtual completa e acessível aos seus clientes já é uma realidade. Com o UOL Meu Negócio você cria um espaço virtual que tem tudo a ver com o seu empreendimento, e ainda por cima é fácil de administrar.

Além de otimizar o seu tempo – você gerencia os pedidos e vendas dos clientes, cadastra produtos e muito mais – a Loja VirtUOL está pronta para ser integrada em suas redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram), tudo isso em um só lugar! O seu negócio é único, assim como você e o UOL Meu Negócio está aqui para ajudar a ter sucesso!