Um marketplace é uma plataforma online que reúne diversas empresas, oferecendo uma ampla variedade de produtos em um só lugar. Nele, os usuários podem comparar facilmente o mesmo item, encontrando diferentes opções de preços e modelos, tudo de forma prática e acessível.
Entender o que é marketplace é uma atitude importante para quem deseja ter uma loja online. Essas plataformas gigantescas permitem que os empreendedores mostrem seus produtos a milhares de clientes, todos os dias, por meio de uma única interface que conecta quem quer vender a quem precisa comprar.
A divulgação feita pelas plataformas de marketplace é tão eficiente, que usa as redes sociais e sites da internet para circular anúncios, e muitos deles chegam até você diariamente. Assim, além de possuir sua própria loja virtual, o marketplace é uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade da sua loja e estreitar o contato com seus clientes.
Já pensou em ter seus produtos disponíveis em um marketplace? Neste texto, você vai entender a fundo o que é marketplace, as vantagens e como utilizar esse espaço para alavancar seu negócio. Acompanhe!
O que é marketplace e como funciona?
É como um “shopping virtual”, no qual diversas empresas e vendedores se reúnem para oferecer seus produtos em um só lugar.
Diferente de ter sua própria loja online, nesta central de vendas você não gerencia toda a estrutura de um site do zero. Em vez disso, usa uma plataforma já existente para expor seus produtos, ao lado de outros vendedores.
O funcionamento do shopping virtual é muito simples, o empreendedor faz um cadastro em sua plataforma preferida e cria uma conta como vendedor. Depois de cadastrado, ele pode listar seus produtos com descrições, fotos e preços, que se tornam visíveis para todos os usuários que compram nesta plataforma.
Já que todos os dias, milhares de pessoas entram nesses shoppings online, os produtos receberão muitos visitantes, sendo visto por mais pessoas, sem que você precise gastar tanto com divulgação.
Quando um cliente faz a compra, o marketplace cuida do pagamento e, em alguns casos, até da logística (envio), poupando tempo e trabalho do vendedor. Para que possa oferecer todos esses serviços, ele cobra uma taxa ou comissão sobre cada venda realizada.
Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?
Saber qual a diferença entre e-commerce e marketplace é fundamental para entender como funcionam as vendas online. Nesse sentido, o e-commerce refere-se a um modelo de negócio de uma única empresa, que vende produtos ou serviços por meio de seu próprio site, diretamente aos seus consumidores.
Nesse modelo, o vendedor tem total controle sobre a operação, tornando-se responsável por toda a gestão, incluindo o marketing digital.
O marketplace, por outro lado, é uma central de vendas que reúne múltiplos vendedores. Desse modo, a gestão do site, o processamento de pagamentos e, em muitos casos, a logística (envios) é feita por ele, permitindo que os vendedores se concentrem na oferta dos seus produtos.
Por que vender em marketplace?
Com maiores métricas de distribuição, envio facilitado e central de atendimento ao cliente, esse centro de compras online oferece alguns benefícios atrativos, sendo eles:
Vantagens para o vender
- Visibilidade: a alta taxa de acessos do marketplace garante grande visibilidade para seus produtos, atraindo novos clientes além da sua base atual;
- Diversidade de público: ao vender em marketplaces, você atinge um público mais amplo e diversificado, fortalecendo sua marca;
- Possível aumento no volume de vendas: o marketplace, aliado a sua loja virtual, pode aumentar consideravelmente o volume de suas vendas;
- Plataforma pronta: marketplaces são ideais para vendas rápidas, enquanto a loja virtual permite construir uma identidade de marca mais forte.
Vantagens do consumidor
- Acesso a uma ampla gama de produtos, de diferentes vendedores, em um só lugar;
- Facilidade para comparar preços e encontrar a melhor oferta;
- Possibilidade de ler avaliações e opiniões de outros consumidores, antes de comprar;
- Compra rápida e fácil, sem precisar visitar várias lojas físicas ou sites diferentes;
- Oportunidade de encontrar promoções e ofertas especiais em um único espaço;
- Opções variadas de pagamento, incluindo cartões de crédito, débito e outros métodos;
- Envio simplificado, muitas vezes com opções de entrega rápida e rastreamento;
- Atendimento ao cliente centralizado, facilitando a resolução de problemas.
Quais são os marketplaces mais utilizados no Brasil?
Populares entre os consumidores brasileiros, os shoppings online que vamos listar a seguir oferecem uma variedade de produtos e serviços, cada um com suas características próprias:
- Mercado Livre;
- OLX;
- Amazon Brasil;
- Magazine Luiza;
- B2W (Submarino, Americanas e Shoptime);
- Shopee.
Como inserir seu produto ou serviço em marketplace
Agora que você já sabe o que é marketplace, vamos te mostrar como inserir um produto na plataforma. Não se preocupe, criamos um passo a passo eficiente e elucidativo!
Caso você já faça parte de uma plataforma de vendas digital, é importante se questionar se você está fazendo o uso correto dela para aumentar suas vendas.
Procure responder às seguintes perguntas:
- Meus produtos estão sendo encontrados?
- Será que as fotos de divulgação estão atraindo clientes?
- Qual a procura dos meus produtos?
- Meus clientes estão retornando?
Observe abaixo, uma lista que vai possibilitar a sua chegada no marketplace ser reconhecida.
1. Escolha um marketplace que tem a ver com seu negócio
Existem diferentes shoppings virtuais para vender seus produtos na internet, alguns já consagrados do público podem ser aliados do seu negócio.
As facilidades que as ferramentas oferecem farão suas vendas aumentar, mas vale observar onde você estará vendendo. Por isso, opte por plataformas seguras e com facilidade de uso, para que seu trabalho seja ainda mais agilizado.
2. Faça a integração com sua loja virtual
Um ponto importante para a plataforma que você escolher é que ela possibilite integrar o marketplace com sua loja virtual. Isso trará maior confiança aos clientes e eles poderão encontrar exclusividade durante a jornada.
Além disso, facilite os processos de atendimento por meio da integração, para que os seus clientes possam utilizar o contato disponibilizado em sua loja virtual, como chat ou e-mail para facilitar no momento da decisão de compra.
Leia também: Como integrar sua Loja VirtUOL no Mercado Livre
3. Divulgue a novidade para o público
Aproveite para avisar seus clientes que sua loja virtual também está disponível no centro de compras online. Divulgar para seu público essa possibilidade da compra através de outra plataforma vai facilitar o acesso e o interesse da compra.
Vimos neste artigo, o que é marketplace e como essa plataforma representa uma revolução no comércio digital, conectando vendedores a uma ampla base de consumidores, facilitando a comparação de preços e produtos, e proporcionando uma experiência de compra mais rica e acessível.
Para empreendedores, os marketplaces oferecem uma oportunidade valiosa de visibilidade e crescimento, permitindo que alcancem novos públicos, impulsionando seus negócios e adaptando-se às exigências de um mercado em constante evolução.
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