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O que é Shopee e como funciona? Confira uma entrevista exclusiva com o marketplace

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O vasto universo dos “shopping virtuais” passou por inúmeras transformações nas últimas décadas. A cada ano, a experiência de compra do consumidor ficava mais acessível e prática, até que em 2015 nasceu a Shopee, o marketplace que revolucionou a forma de comprar e vender pela internet.

Agora, o UOL Meu Negócio está com esse parceiro para oferecer uma incrível integração com a Loja VirtUOL. Isso mesmo! Uma das marcas que mais ganharam espaço na preferência do consumidor está conosco! Mas, você sabe o que é Shopee?

Antes de conhecer mais a fundo essa plataforma, você precisa saber que essa parceria chega em um excelente momento, quando o e-commerce brasileiro demonstra claros sinais de crescimento. Segundo um levantamento da CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022.

Aliás, os três primeiros meses de 2022 já demonstravam o aquecimento desse setor após o período mais crítico da pandemia. Entre janeiro e março, o e-commerce brasileiro cresceu 12,59%.

A procura maior do consumidor pelo comércio online promete alavancar ainda mais as vendas. De acordo com estimativas do estudo da CupomValido, as compras pela internet devem ter um crescimento de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025.

Para você conhecer mais detalhes deste modelo de vendas que não para de crescer, criamos este conteúdo especial que vai dar um panorama do setor, além de mostrar como nasceu e de que maneira funciona a plataforma Shopee.

Também vamos trazer uma super entrevista com o responsável por Business Development na Shopee Brasil. Acompanhe!

O que é a Shopee? Conheça mais sobre o marketplace 

Lançada em 2015 na Singapura, nos primeiros anos a plataforma apenas importava produtos, mas nos últimos tempos começou a fechar contratos com vendedores locais, os chamados “sellers locais”, ampliando a área de atuação.

Em 2019, a gigante asiática aterrissou em território brasileiro, oferecendo aos empreendedores uma prateleira virtual de grande alcance e visibilidade para a venda de produtos. O sucesso foi tanto que, em 2021, o marketplace já registrava um aumento de 600% no número de vendedores locais cadastrados na plataforma.

A diversidade de mercadorias e o suporte a lojistas e consumidores são algumas das grandes vantagens do marketplace da Shopee. Falando nisso, não podemos deixar de citar a facilidade de acesso aos produtos. Afinal, em um mundo cada vez mais tecnológico, as pessoas esperam novas experiências digitais e que sejam úteis para a rotina.

Por isso, vale lembrar que a Shopee registra mais de 95% dos pedidos por smartphones. Também é pelo aplicativo que os consumidores podem participar de jogos interativos que permitem o acúmulo das “Moedas Shopee”, que podem ser usadas para a retirada de prêmios, recompensas diárias e como descontos nas próximas compras (cashback).

Você já sabe o que é Shopee mais ainda não entendeu como funcionam as vendas? Calma, nós vamos explicar tudo. Antes, é bom lembrar que se está pensando em divulgar seus produtos na plataforma, vai gostar de saber que tudo é muito prático e intuitivo. É o que vamos explicar no próximo tópico!

Como funciona para vender na Shopee? 

Vender na Shoppe é fácil, seguro e divertido! Sim, essa é a premissa da plataforma que vem transformando negócios e alavancando as vendas de muitos empreendedores brasileiros.

É através destes três adjetivos que a Shopee trabalha as ações e conexões com parceiros, vendedores locais e consumidores. Na prática, o primeiro passo para colocar os produtos neste canal de vendas é a criação de uma conta na plataforma.

A partir daí, o empreendedor já está liberado para adicionar que produtos deseja vender aos potenciais clientes. Como já adiantamos, o lojista consegue cadastrar as mercadorias de maneira bem simples, inserindo as fotos do produto, detalhando as características, definindo o preço, a quantidade em estoque e as modalidades de entrega.

Mas lembre-se! Para construir uma boa reputação e ganhar destaque na plataforma, é fundamental seguir algumas práticas descritas no sistema de “Pontos de Penalidade” da Shopee. Entre elas, estão o cumprimento dos prazos de entrega, a inserção dos produtos nas categorias certas, e claro, o bom atendimento ao cliente!

A Shopee mesmo é confiável?

É comum que alguns usuários ainda tenham dúvidas quanto à confiabilidade da plataforma. São tantas vantagens que fica até difícil de acreditar, não é mesmo? Ficava! Pois os preços baixos, frete grátis, ofertas relâmpagos e os famosos cupons de desconto são reais e parte da estratégia que facilita a vida do comprador e alavanca as vendas dos lojistas.

Além disso, a plataforma disponibiliza a “Garantia Shopee”, um recurso exclusivo que protege os pagamentos de compras em depósito até que os clientes indiquem que receberam os produtos em boas condições. Assim, em caso de algum imprevisto no ato da entrega, o cliente evita o transtorno de ter que solicitar reembolsos.

A Shopee ainda oferece diversas opções de pagamento, por boleto bancário, cartão virtual, Pix, Cartão de débito ou crédito. Neste último caso, o vendedor ainda conta com uma vantagem e tanto, pois consegue antecipar o pagamento parcelado. Já para o consumidor, fica a possibilidade de optar pelo meio de pagamento que julga ser mais prático e seguro.

Portanto, a resposta é sim! A Shopee é uma plataforma confiável tanto para quem vende quanto para quem compra.

Entrevista exclusiva com a Shopee!

Agora que você já sabe o que é Shopee e conheceu alguns detalhes importantes dela, chegou a hora de ouvir quem mais entende do assunto: um representante da plataforma!

O UOL Meu Negócio entrevistou Felipe Lima, Business Development da Shopee Brasil, responsável por desenvolver e prospectar novos negócios para a marca.

A seguir, você confere o bate-papo completo e fica por dentro de tudo o que precisa saber para fazer a sua integração e começar a vender com o nosso parceiro!

Qual o propósito da Shopee?

Se você ainda está na dúvida se o vínculo da sua marca com o marketplace da Shopee é um bom negócio, fique tranquilo(a)! O Felipe Lima explica como a plataforma se preocupa com o bom andamento do processo de vendas dos lojistas:

“A nossa missão é melhorar vidas por meio da tecnologia. Temos como propósito construir um ecossistema inclusivo que torna a compra e a venda acessíveis em uma experiência fácil, segura e divertida”.

Em relação a capacitação dos empreendedores que escolhem vender pela plataforma, Felipe completa:

“Nos comprometemos em apoiar e impactar positivamente a vida de vendedores e de comunidades brasileiras, e isso tem atraído cada vez mais empreendedores e marcas para o nosso marketplace. Nosso suporte vai além de oferecer uma plataforma fácil e segura. Já capacitamos mais de 60 mil empreendedores em mais de 30 tipos de aulas em nosso Centro de Educação para vendedores para ajudá-los com a digitalização dos negócios e alavancagem de vendas”, diz.

Que tipos de problema enfrentados pelo seu público-alvo vocês procuram solucionar?

“Entregamos aos nossos consumidores uma experiência de compra, além do consumo. Eles podem tirar dúvidas com vendedores via bate-papo na plataforma antes, durante e após a compra, além de verificar as revisões de produtos e lojas. Possuímos 9 canais de atendimento ao consumidor, que podem facilmente nos contatar em diversas plataformas”

Sobre a segurança que a Shopee oferece aos usuários, Felipe Lima lembra de uma importante funcionalidade da plataforma:

“Para garantir mais segurança aos vendedores e consumidores, temos a Garantia Shopee, uma ferramenta que retém o pagamento do produto até que o consumidor receba o que comprou em perfeitas condições”, afirma.

Para se destacar no mercado é fundamental apresentar diferenciais ao público. Nesse sentido, a plataforma também não decepciona. Segundo Felipe Lima, novidades não faltam para os usuários vivenciaram uma ótima experiência

“Outro grande diferencial da Shopee é a gamificação, o app conta com jogos lúdicos e desenvolvidos especialmente para a plataforma. Atualmente existem em diversas fases e diferentes modalidades, os games permitem que os consumidores possam relaxar ao longo do dia e garantir moedas – parte importante para conseguir descontos. E, são conquistadas por meio de jogos, além de compras em lojas oficiais e avaliações de produto. Isso faz com que os usuários da Shopee tenham ainda mais interesse em se manter no aplicativo, além de trazer uma experiência mais divertida”, enfatiza.

Como você descreveria a relação da Shopee com os empreendedores brasileiros?

“A Shopee tem um compromisso com o empreendedorismo brasileiro. A empresa está focada em contribuir com o crescimento do ecossistema de comércio eletrônico no país. O nosso time local está atento para compreender as necessidades de nossas comunidades e, avaliar como podemos aplicar nossa experiência global para ajudar mais pequenas e médias empresas do Brasil a se beneficiarem do crescimento da economia digital”, diz Felipe.

Você que já atua em um comércio eletrônico sabe os desafios que ele impõe aos empreendedores. Por isso, nada melhor que ter a ajuda de um parceiro que sabe contornar as adversidades. É o que Felipe Lima destaca:

“Queremos apoiar cada vez mais os micro, pequenos e médios empreendedores e ajudá-los na digitalização e crescimento de seus negócios online, além de escalar grandes marcas e conectar os vendedores a cada vez mais consumidores em uma experiência fácil, segura e divertida em nossa plataforma”, afirma.

Você enxerga o impacto da Shopee no crescimento das vendas online no mercado brasileiro?

“Segundo um levantamento que realizamos com a nossa base, trouxemos cerca de 430 mil novos empreendedores digitais para o e-commerce durante esse período. Temos mais de 2 milhões de vendedores locais registrados e, hoje, mais de 85% das vendas são de vendedores brasileiros”.

O crescimento das vendas pela internet já é uma realidade e diante de tantas caminhos e possibilidades, qual será o objetivo da empresa para um futuro próximo? É o que Felipe Lima nos responde:

“À medida que o e-commerce cresce em importância e escala no Brasil, nosso objetivo é criar mais valor para os consumidores e mais oportunidades de crescimento para os negócios locais”, conclui.

UOL Meu Negócio e Shopee se juntam para você vender mais!

Para impactar positivamente a vida de quem escolheu a internet como canal de vendas, o UOL Meu Negócio se junta a esse que é um dos marketplaces preferidos dos consumidores. Assim nasce a parceria com a Shopee, uma integração que vai conectar empreendedores e consumidores em um mesmo lugar!

Conectando a Shopee com a sua marca, o UOL Meu Negócio ajuda a expor os seus produtos para um público muito maior. Para contar com os benefícios dessa integração, acesse o painel administrativo da sua Loja VirtUOL e informe o seu e-mail de acesso. Depois, no menu superior, clique em “Marketing” e, em seguida, na opção “Shopee”.

Em seguida, é só clicar no botão “Iniciar Integração” que a plataforma vai liberar a tela de criação de anúncios. Para começar, basta clicar em “Selecionar Produtos”. Na tela seguinte, você terá acesso à lista dos produtos. Nesta etapa, é possível marcar aqueles que deseja anunciar na Shopee. Depois, clique em “Selecionar Produtos”.

Na próxima tela você poderá editar os anúncios, podendo alterar os preços e as descrições. Após finalizar a edição, basta clicar em “Enviar Produtos”. Pronto! A integração entre a Loja VirtUOL e a Shopee está feita!

Você ainda não tem uma Loja VirtUOL? Então não espere mais para conquistar aquele cliente que ainda não conhece a sua marca. Agora que você já sabe o que é Shopee, já percebeu que essa plataforma pode proporcionar um grande alcance de público, não é verdade?

Chegou a hora de abrir a porta do seu negócio para novos canais e vender mais!

Vamos juntos aproveitar essa parceria?

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