Você sabe o que são backlinks? Essa estratégia é muito importante para quem busca movimentar as vendas e os acessos na internet.
Para ter uma presença na web mais ativa e que atinja seus clientes, é necessário conhecer alguns caminhos que podem tornar essa prática aliada no seu sucesso.
Quer saber como? Acompanhe este texto para conhecer mais sobre backlinks e saiba agora mesmo como utilizá-lo no seu site!
O que são backlinks?
Os backlinks são como pontes que levam o usuário para outros sites e páginas na internet. Essa estratégia está diretamente ligada com as técnicas de SEO, estratégias para melhorar o alcance de seus conteúdos online.
Desse modo, os mecanismos de busca como o Google, vão apresentar seu site profissional com maior facilidade aos clientes durante uma busca, já que ele vai entender que sua página transmite credibilidade e confiança.
Vale destacar que os links dentro de uma página precisam ser dispostos de forma estratégica e trazer sites que tenham reconhecimento, para que seu cliente sinta confiança em clicar.
Portanto, investir em marketing de conteúdo pode ser aliado dessa estratégia, conquistando autoridade na sua página e atraindo clientes.
Para isso, existem tipos diferentes de backlinks que você poderá utilizar, saiba a seguir quais são eles.
Quais são os tipos de backlinks?
São dois tipos de backlinks que você precisa conhecer para iniciar sua jornada de alcance na internet.
Ainda que eles possam ser parecidos, suas ações são diferentes. Um será diretamente utilizado para manter os usuários no seu site e outros vão deslocar para outras páginas.
Aproveite para conhecer melhor cada um deles!
Backlink Interno
Se o seu objetivo é fazer os consumidores permanecerem em seu site, garantindo os acessos e transformando eles em vendas, o Backlink Interno é perfeito para isso, já que ele será parte das suas estratégias de SEO.
Com ele, você vai levar o usuário a conhecer melhor sobre o conteúdo que você estiver abordando, aprofundando ainda mais sobre o assunto e garantindo a melhor experiência de compra.
Na sequência, seu consumidor vai permanecer por mais tempo, criando interesse em saber sobre o que você está falando.
Por exemplo, se você está abordando no seu blog “qual a diferença entre gola canoa e gola V”, você pode linkar com as peças que apresentam esses diferenciais no seu site, utilizando de boas imagens na sessão de produtos, bem como a melhor descrição.
Backlink Externo
Já o Backlink Externo vai levar seu usuário para outras outras páginas. Dessa forma, direcionando os consumidores a conhecerem sobre termos, produtos e assuntos não abordados em seu site.
Eles são perfeitos para quem busca informar com maior qualidade, trazendo links de páginas que passam confiança e credibilidade no mercado, auxiliando na experiência do consumidor.
É importante destacar que os Backlinks Externos precisam ser de sites que tenham autoridade no assunto.
Vamos agora entender por que essa estratégia pode ser benéfica para o seu negócio.
Por que essa estratégia pode ser interessante para o meu negócio?
O primeiro ponto referente à importância dos backlinks para o seu site é que eles facilitam no rankeamento.
Quando o usuário pesquisa, por exemplo, “camiseta jeans colorida” no Google, o mecanismo de busca vai entregar as páginas por ordem de relevância acerca da pesquisa.
E isso se dá diretamente pelo uso correto das técnicas de SEO, que envolvem além dos backlinks, questões como títulos, palavras-chave, imagens e outros.
Além disso, utilizar corretamente backlinks vai facilitar na jornada de compra de seus clientes, já que você vai oferecer referências e os produtos de modo mais direto, a partir do conteúdo produzido.
Por isso, é importante investir no marketing de conteúdo, que possibilite entregar aos usuários bons assuntos, que sejam bem estruturados e que ofereçam facilidades durante a navegação dos consumidores.
Assim, você vai conquistar autoridade no seu site profissional, aumentando os acessos para sua página, garantindo a movimentação de suas vendas.
E produzir bons conteúdos pode aumentar as chances do seu negócio se destacar, aproveite para planejar seus conteúdos com antecedência e utilizar backlinks para acesso aos seus produtos.
Agora que você conhece mais sobre a importância dos backlinks, é chegado o momento de saber como utilizar essa estratégia em seu site.
Como utilizar backlinks no meu site?
Para isso utilizar backlinks, preparamos a seguir três pontos fundamentais que serão aliados na sua jornada para movimentar ainda mais suas vendas pela internet.
Conheça agora quais são eles e aproveite da melhor forma possível!
Desenhe seus objetivos
O primeiro passo para utilizar backlinks é ter clareza em seus objetivos. Por isso, o planejamento é a primeira etapa.
Você pode delimitar de maneira que seja mais interessante para a sua presença digital, como:
- Aumentar o rankeamento de páginas
- Conquistar autoridade da sua marca e domínio
- Garantir o tráfego e acessos
Desse modo, você vai poder utilizar os backlinks que se relacionem mais com suas estratégias.
Se a sua intenção é garantir o tráfego para uma página em seu site que apresente sua nova coleção, você vai poder criar conteúdos que se relacionam com os produtos e durante a escrita adicionar os links.
Reflita sobre os diferenciais do seu negócio
Se você quer utilizar backlinks externos, é necessário entender quais são seus diferenciais que facilitam no momento de fechar parcerias.
E isso está relacionado diretamente com a qualidade dos conteúdos que você publicar, apresentando dados e pesquisas relevantes ou ainda produtos diferenciados da concorrência.
Por isso, conquistar links de confiança que aumentem a credibilidade de seu site pode ser interessante nessa etapa. Assim, ter clareza na relevância de sua marca vai facilitar nessa etapa.
Selecione boas parcerias
Quando o assunto é linkar páginas externas, é importante ter em mente que cada vez mais os consumidores estão exigentes na hora de acessar a internet para realizarem compras.
Por isso, faça uma lista de outras páginas que se relacionam fortemente com seu negócio e que entreguem credibilidade no mercado.
Aproveite para analisar os seguintes pontos:
- Negócios e pessoas que constroem as empresas
- Público-alvo e personas parecidas
- Chances de fazer backlinks
Por exemplo, se o seu objetivo é inserir backlinks externos em seu conteúdo sobre “Qual vestido perfeito para corpos mais cheinhos?” você deve levar em consideração:
- Páginas com conteúdos sobre vestidos de tamanhos grandes
- Sites de vestidos variados
- Sites e conteúdos sobre moda plus size
A partir dessas análises você vai encontrar aquele que mais se relaciona com a sua temática e objetivo, alcançando sucesso para o seu negócio na internet.
Para facilitar sua jornada, nada melhor que ter um site agilizado, fácil de mexer e que ofereça com tranquilidade todos seus produtos. Conheça agora mesmo o Criador de Sites do UOL Host e dê um passo à frente da concorrência!