A última sexta-feira de novembro é aguardada ansiosamente pelos lojistas que desejam impulsionar as suas vendas e conquistar novos clientes. Contudo, além de se planejar bem para essa data, é preciso se preparar também para o que tem depois da Black Friday
Traçar uma estratégia de marketing e negociar melhores condições com os fornecedores e transportadoras são algumas das ações essenciais que qualquer lojista deve fazer para conseguir registrar um alto número de vendas na última sexta-feira de novembro. No entanto, muitos comerciantes se esquecem de se planejar para o que tem depois da Black Friday.
Além de mensurar os resultados das vendas nessa data, os lojistas devem aproveitar essa oportunidade para tentar fidelizar os clientes que foram atraídos pelas promoções, traçar estratégias de marketing para vender os produtos que ficaram no estoque e, obviamente, se prepararem para a Cyber Monday e para o Natal.
Continue lendo este texto para descobrir o que tem depois da Black Friday e para conhecer estratégias de fidelização de clientes e de engajamento, para que os seus consumidores sempre tenham a sua loja como referência.
O que esperar após a Black Friday
Diferente do que alguns lojistas podem pensar, as grandes oportunidades de venda não se encerram após a Black Friday, e existem vários motivos para isso. Um deles é porque, apesar de muitas pessoas se programarem para fazer compras nessa data, podem ocorrer imprevistos que as impeçam de comprar naquele dia.
Além disso, no final do ano, a maioria dos brasileiros recebe o 13º salário, férias e, em alguns casos, bônus e participação nos lucros. Isso significa que muitas pessoas terão dinheiro para gastar após a última sexta-feira de novembro, portanto, esse pode ser um bom período para quem quer impulsionar as vendas.
Sendo assim, após a Black Friday é preciso traçar novas estratégias de vendas para aproveitar esse momento. Além disso, também é necessário criar um plano a fim de fidelizar os clientes conquistados nessa ocasião, para fazer com que eles voltem ao seu e-commerce para comprar não só nas datas comemorativas, mas sempre que precisarem de algo.
5 estratégias para fidelizar clientes da Black Friday
As ações da Black Friday podem ser capazes de atrair um grande número de novos consumidores para a sua loja. Contudo, não basta apenas celebrar o aumento das vendas, é preciso investir na fidelização de clientes, afinal, conquistar um consumidor não é algo fácil.
Confira a seguir 5 estratégias para fidelizar clientes da Black Friday.
1. Invista em um bom pós-vendas
O pós-vendas é um conjunto de ações que devem ser realizadas após qualquer compra, para garantir que o cliente tenha uma boa experiência e volte a comprar no e-commerce.
Algumas das ações de pós-vendas mais utilizadas são: enviar uma pesquisa de satisfação e um guia com instruções de uso do produto para o cliente. Além disso, é fundamental que a loja disponibilize canais de atendimento, para que o consumidor possa entrar em contato com a empresa caso tenha algum problema.
2. Crie um programa de fidelidade
Um programa de fidelidade pode ser um bom incentivo para que as pessoas passem a comprar em um comércio, seja ele físico ou on-line, de forma recorrente.
Há vários tipos de programas de fidelidade, os mais comuns oferecem descontos ou brindes a partir de um determinado número de compras, ou de uma quantia gasta no estabelecimento. Por exemplo, uma cafeteria pode dar para o consumidor um café de graça a cada oito cafés que ele consome no local.
3. Faça promoções exclusivas para os clientes da Black Friday
Outra maneira de conquistar os novos consumidores é oferecendo um desconto exclusivo para quem comprou na sua loja pela primeira vez na Black Friday. Uma forma de fazer isso é enviando um cupom de desconto para essas pessoas.
Dessa forma, se o indivíduo sentiu vontade de comprar algo na última sexta-feira de novembro, mas acabou retirando o produto do carrinho, ele provavelmente vai aproveitar o cupom recebido para adquirir aquele item.
4. Ofereça um sistema de trocas simplificado
É comum que muitos clientes precisem trocar alguns produtos adquiridos na Black Friday. Por isso, é essencial ter um sistema de troca simplificado, para facilitar a vida do seu consumidor, e também para conferir mais credibilidade para o seu negócio.
Portanto, disponibilize informações claras sobre o sistema de trocas e, se possível, ofereça a possibilidade do produto ser retirado diretamente na casa do cliente. Outra opção é permitir que a pessoa vá até uma loja física, caso haja alguma, para realizar esse processo.
5. Trace uma estratégia de cross-selling
O cross-selling é uma estratégia de venda que visa oferecer ao consumidor produtos complementares ao que ele tiver comprado. Por exemplo, uma loja de bicicletas que acabou de vender um capacete para alguém pode oferecer pares de joelheiras e de cotoveleiras para essa pessoa.
Ao receber essa oferta, o cliente pode perceber que também precisa daqueles itens. Assim, ele provavelmente vai voltar no seu e-commerce a fim de adquiri-los.
Estratégias para manter o engajamento
Após concluir a venda, é importante fazer de tudo para que o consumidor sempre lembre da sua empresa. Para conseguir isso, vale a pena investir nas estratégias de engajamento a seguir.
1. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada por empresas de diferentes nichos e costuma ser uma boa forma de contato com os clientes tanto para disseminar conteúdos relacionados à sua área de atuação e que podem interessar o seu público alvo, quanto para promover novos produtos e ofertas.
2. Redes sociais
As redes sociais costumam ser as plataformas mais utilizadas pelos negócios que buscam engajamento. Para aumentar as chances dos seus consumidores seguirem os perfis da sua empresa nessas mídias, deixe um link para as suas redes sociais em um local bem visível no seu site e também nos e-mails enviados pela empresa.
Já para manter o engajamento das redes sociais, é preciso investir em um conteúdo atrativo e manter uma frequência de postagem. Além disso, é fundamental sempre interagir com os seguidores nesses canais.
3. Artigos de blog
Investir na criação de conteúdos úteis também pode ser uma maneira de deixar os clientes mais engajados com a sua marca, especialmente se a empresa incluir enquetes nestes artigos ou deixar um espaço para as pessoas fazerem comentários.
Dessa forma, além de sempre se lembrarem da sua marca, seus clientes vão passar a ver o seu negócio como uma referência no mercado.
Oportunidades após a Black Friday
Os lojistas que se perguntam o que tem depois da Black Friday precisam conhecer a Cyber Monday, uma data comercial que acontece sempre na segunda-feira após a Black Friday.
Essa ocasião também pode ser uma excelente oportunidade de manter as vendas aquecidas após a última sexta-feira de novembro. Aliás, para conseguir vender ainda mais e conquistar novos clientes, alguns comerciantes estendem a promoção para a semana inteira, um período conhecido como Cyber Week.
Por fim, depois de se reorganizar após a Black Friday e a Cyber Monday, é hora de começar a se preparar para as vendas de Natal.
Agora que você descobriu o que tem depois da Black Friday, já sabe que a época mais quente para vendas no e-commerce está só começando, então nada de perder o ritmo! Trace seu plano, coloque-o em prática e prepare-se para um fim de ano lucrativo. Para se preparar ainda mais para esse período do calendário comercial, confira como resolver o problema de site fora do ar.