Datas SazonaisMarketing Digital

Quais são as principais datas comemorativas de 2022?

7 Mins read

Se você é empreendedor ou tem o sonho de abrir um negócio, precisa estar atento e conhecer as datas comemorativas de 2022,  isso vai facilitar muito o seu planejamento.

Para todo tipo de negócio existe um dia especial que pode impulsionar suas vendas, com isso, nada melhor que conhecer quais são eles.

Preparamos um conteúdo que vai te ajudar nessa jornada e fazer do seu 2022 um verdadeiro sucesso! 

Aqui você vai encontrar:

  • A importância de utilizar um calendário comercial 
  • Quais são as datas comemorativas de 2022
  • Ações de marketing que ajudam nas vendas
  • Planilha especial para facilitar seu planejamento

Aproveite cada um desses pontos para fortalecer sua presença digital e transformar as datas comemorativas em aliadas do seu crescimento. Ótima leitura!

Por que é importante ter um calendário comercial do ano?

Antes de conhecermos as principais datas comemorativas de 2022, é importante entender como um calendário comercial pode te ajudar. 

Basicamente, essa ferramenta vai apresentar as datas mais importantes para o comércio, sem que você deixe passar oportunidades para vender.

Desse modo, todos os anos os consumidores acabam utilizando as datas sazonais para comprar e aproveitar os descontos especiais.

Por isso, utilizar um calendário comercial, além de facilitar no seu planejamento, vai oferecer:

  • Aumento de suas vendas
  • Conquista de novos clientes
  • Facilidade do seu negócio ser encontrado
  • Garantia de novas estratégias de marketing
  • Definição de um plano anual de vendas

A partir dessas vantagens, será mais fácil criar sua comunicação para cada data comemorativa de 2022, fortalecendo sua presença digital

Lembre-se que cada um desses períodos exige uma organização diferente, desde a aparência da sua loja virtual, descontos e produtos que serão oferecidos.

Agora que você já sabe a importância de ter um calendário comercial, vamos conhecer quais são as datas comemorativas para esse ano. 

Quais são as datas comemorativas em 2022?

As datas comemorativas em 2022 prometem movimentar o comércio online, principalmente pelos hábitos dos consumidores terem mudado

Desde o começo da pandemia, o aumento das compras pela internet surpreendeu os comerciantes e para esse ano não será diferente. 

Por isso, aproveite para utilizar as datas comemorativas para apresentar seus produtos e serviços, de um modo criativo e diferenciado, atraindo e fidelizando a clientela. 

Conheça a seguir quais são as datas perfeitas para vender em 2022, marque cada uma delas no seu calendário de vendas e se prepare com antecedência! 

Campanhas sazonais que não podem faltar

Para que o seu negócio cresça, separamos algumas dicas imperdíveis de atuação nessas datas, sempre respeitando o interesse dos clientes. 

  • Páscoa (17 de abril): uma das datas que mais movimentam o comércio é sem sombra de dúvidas a Páscoa. Se você possui uma loja de doces, essa é a oportunidade perfeita para atrair novos clientes. Invista em kits, cestas e promoções imperdíveis. Lembre-se também de transformar o visual das suas páginas de venda, publicar imagens diferenciadas e se preferir faça vídeos para divulgar seu negócio.
  • Dia das Mães (08 de maio): para o Dia das Mães todos os negócios possuem oportunidades de vender e atrair clientes. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, crie cupons de desconto, faça sorteios em suas redes sociais ou ainda utilize o e-mail da sua loja para enviar seus catálogos de produtos aos clientes.
  • Dia dos Namorados (12 de junho): outra data comemorativa em 2022 é o momento onde a troca de presentes entre os parceiros aumenta as vendas online. Procure investir em produtos que possam criar conexão entre os casais, com frases e estampas divertidas, aproveite também para oferecer embalagens e cartões diferenciados. 
  • Dia dos Pais (14 de agosto): essa data costuma ser muito procurada. Por isso, crie campanhas com famílias diversas, produza fotos dos seus produtos com cores que combinem com a data e aumente o interesse do consumidor para acessar seu negócio. Kits para churrasqueira, para o carro ou presentes personalizados costumam ser os mais vendidos. 
  • Black Friday (25 de novembro): quando falamos em promoções e preços especiais, falamos de Black Friday. Essa data que costuma ser muito aguardada pelos consumidores, tem tudo para você vender ainda mais. Crie promoções que encham os olhos dos consumidores, evitando erros comuns que possam trazer prejuízos e foque na fidelização do consumidor.
  • Natal (25 de dezembro): para todos os tipos de negócios o Natal garante o aumento de vendas, mas para isso é necessário criar estratégias inteligentes, apresentando seus produtos e serviços com mais criatividade. Foque em presentes para toda a família, objetos que sejam úteis no dia a dia do cliente e monte sua loja virtual para receber o maior número de acessos. 

Oportunidades durante o ano

As datas comemorativas em 2022 já conhecidas pelos consumidores costumam ter maior oferta e procura no mercado, porém, ainda existem outros dias especiais para você aproveitar.

Por isso, conhecer diferentes períodos do ano pode facilitar seu planejamento, garantindo a melhor comunicação com clientes e potenciais consumidores. 

Desse modo, datas como Dia do Amigo em julho ou Dia Mundial da Fotografia em agosto, por exemplo, podem ser aliadas no seu sucesso, crescimento e venda de produtos.

Aproveite para atualizar seu planner de 2022 com as datas que vamos te apresentar a seguir e reforce sua comunicação, desde sua loja virtual até as redes sociais. 

  • Dia da Amizade (14 de fevereiro)
  • Carnaval (28 de fevereiro)
  • Dia da Ressaca (28 de fevereiro)
  • Dia Internacional da Mulher (8 de março)
  • Dia Mundial do Consumidor (15 de março)
  • Dia do Orgulho Nerd (25 de maio)
  • Dia de São João (24 de junho)
  • Dia do Rock (13 de julho)
  • Dia do Amigo (20 de julho)
  • Dia dos Avós (26 de julho)
  • Dia dos Solteiros (15 de agosto)
  • Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto)
  • Semana da Pátria (1º de setembro)
  • Início da Primavera (22 de setembro)
  • Dia Mundial dos Animais (4 de outubro)
  • Dia das Crianças (12 de outubro)
  • Dia das Bruxas (31 de outubro)
  • Dia Mundial da Gentileza (13 de novembro)
  • Dia Internacional do Estudante (17 de novembro)
  • Cyber Monday (28 de novembro)
  • Natal (25 de dezembro)
  • Réveillon (31 de dezembro)

Conhecendo melhor essas datas e as oportunidades que elas podem oferecer para quem vende online, as chances da sua empresa se destacar são ainda maiores. 

Aproveite para criar um bom relacionamento com seu consumidor e apresentar cada período do ano que se relaciona com seu negócio, de modo criativo e atrativo.

Ações de marketing que ajudam nas vendas

Quer aproveitar as datas comemorativas em 2022 para aumentar suas vendas? Então você precisa conhecer algumas estratégias de marketing.

Quando falamos em encantamento do cliente, além de ter uma loja virtual atrativa, oferecer oportunidades para que o consumidor retorne é sempre importante. 

Para facilitar a aplicação dessas estratégias, separamos a seguir algumas ações que podem ser facilitadoras do seu crescimento, conheça mais sobre elas agora. 

Abordagem na comunicação

Aproveite as datas comemorativas em 2022 para apresentar uma linguagem visual que faça relação com o período escolhido para vender seus produtos

Por exemplo, no Dia das Mães (08 de maio), que tal separar algumas peças de roupas do seu catálogo para fazer uma sessão de fotos especial?

Além de apresentar seu negócio, você terá material para atualizar sua loja virtual, criar publicações nas suas redes e atrair novos clientes.

Lembre-se que na internet as chances de você alcançar os consumidores são ainda maiores, para isso é necessário investir na sua comunicação. 

Além de conhecer nossas próximas dicas, invista na sua presença digital com o apoiador oficial dos seus sonhos. Conheça o UOL Meu Negócio e comece a digitalizar sua empresa. Clique aqui e aproveite!  

Embalagem especial

Após a compra de seus produtos, os consumidores ficam ansiosos para receber as mercadorias dentro do prazo de entrega e com uma embalagem especial.

Por isso, para aproveitar as datas comemorativas em 2022 da melhor maneira possível, ofereça embalagens que se relacionem com a data e encham os olhos de seu público.

Já imaginou no Dia dos Namorados, enviar seus produtos utilizando papéis de seda em tons de vermelho ou rosa, além de adicionar um lindo cartão?

Com toda certeza essa apresentação, além de tornar o momento especial, pode facilitar o retorno do consumidor a comprar na sua loja. 

Promoções exclusivas

Oferecer promoções exclusivas para seus clientes no momento da compra é uma estratégia de marketing muito atrativa, principalmente para as datas comemorativas em 2022. 

Muitos empreendedores utilizam dessa estratégia para movimentar os produtos parados no estoque, como por exemplo, compre 1 e leve 2. 

Além disso, você pode utilizar os diferentes tipos de promoções para movimentar suas vendas, já que muitos clientes procuram ofertas para comprar nessas datas.

Ou seja, quanto mais atrativa for sua promoção, melhor será para atrair clientes e aumentar as vendas. Lembre-se de destacar bem as regras durante sua divulgação.

Brindes e cupons para a próxima compra

Os consumidores costumam se sentir especiais quando recebem, juntamente com suas compras, brindes e cupons para retornarem.

Você pode optar, por exemplo, por divulgar coleções e produtos que serão lançados, enviando uma amostra para seus novos clientes.

Ou ainda, se preferir, envie cupons de 10% para a próxima compra, fazendo com que os clientes retornem a comprar na sua loja.

Lembre-se que o consumidor quer ser agradado e sentir que você se preocupa com a experiência de compra dele, por isso, invista nesses mimos. 

Kits de produtos para a data

Os kits de produtos para as datas comemorativas em 2022 podem ser uma ótima oportunidade para você aumentar suas vendas.

Para isso, reúna os produtos que mais se relacionam e monte uma cesta ou kit, sempre destacando os elementos e criando relação com a data escolhida.

Se você quer aproveitar o Carnaval, por exemplo, reúna produtos para seus clientes curtirem a data com estilo e praticidade, e foque na decoração com confetes e serpentinas.

Tudo isso pode tornar seus produtos ainda mais interessantes, além de investir na sua criatividade para surpreender com cores, texturas e formatos do kit. 

Planilha com calendário comercial grátis

Em 2022, as datas comemorativas vão ser diferentes oportunidades para você destacar seu negócio, atrair clientes e movimentar suas vendas.

Para que nenhuma delas passe batido, nada melhor que aproveitar um Calendário Comercial, com todas as informações necessárias para você vender mais. 

Essa ferramenta vai oferecer maior clareza para cada mês do ano e auxiliar no seu planejamento e organização com antecedência.

Lembre-se que para além das datas já conhecidas, existem diferentes outros momentos que você pode aproveitar.

Por isso, o calendário comercial que preparamos para você tem todas as datas que movimentam o comércio, ideal para todo tipo de negócio. 

Do setor de vestuário ao ramo de alimentos, descubra a data comemorativa que mais se relaciona com sua empresa e conquiste os consumidores.

Para utilizar é fácil, basta escolher a data, destacar o tipo de campanha e quais produtos serão oferecidos e colocar a mão na massa. 


>>Baixe seu Calendário Comercial agora mesmo clicando aqui e tenha diferentes oportunidades para crescer com seu negócio.

Related posts
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Marketing DigitalRedes Sociais

3 tendências do TikTok em 2023: o que está bombando na plataforma

4 Mins read
Não é segredo para ninguém que, nos últimos dois anos, poucas redes sociais tiveram tanta influência sobre o público como o TikTok….
Marketing DigitalSoluções

6 dicas para proteger e fortalecer a segurança do seu domínio

5 Mins read
Nos dias atuais, algumas práticas se tornaram cruciais quando falamos na segurança dos domínios na internet, isso porque vivemos em um mundo…