Você conhece bem seu cliente? Já tentou identificar o que levou ele a encontrar seu negócio? Essas perguntas fazem parte do universo da persona.
O termo persona, no mundo dos negócios, diz respeito à representação ideal do cliente. Isto é, quanto mais você conhecer seu público, mais efetivas serão suas vendas.
Assim, o desafio por trás da persona é construir estratégias para facilitar a atração do cliente que mais se relaciona com seu negócio.
Para isso, o UOL Meu Negócio preparou esse material que vai facilitar na identificação e definição da persona ideal para sua empresa. Acompanhe!
O que é Persona?
Persona é a definição fictícia do seu cliente a partir de dados reais. Ela será construída para direcionar o seus produtos e serviços de uma maneira mais certeira aos seus clientes.
Essa técnica de identificação do público é detalhada e visa conhecer a fundo quem de fato se interessa pelo seu negócio. Ou seja, definir persona é então um processo minucioso, que precisa ser elaborado com muita atenção e estratégia.
Tudo isso será aliado ao sucesso do seu negócio!
Para isso, é necessário identificar gênero, comportamento, motivações da compra e dados demográficos que envolvem essa persona ideal do seu negócio.
Afinal de contas, qual a necessidade de definir a persona ao seu negócio? Continue acompanhando que vamos explicar tudo sobre persona para sua empresa continuar crescendo!
Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
Para conhecer sua persona é necessário diferenciar do público-alvo. Como já visto, a persona vai identificar detalhadamente seu cliente, facilitando na sua comunicação e nas vendas.
Já o público-alvo, diz respeito ao conhecimento geral do seu público, de forma mais abrangente. Por exemplo: seus clientes são mulheres, entre 26 e 32 anos e compram ativamente pela internet roupas e acessórios.
Você sabe que o seu público-alvo tem essas características, mas quais são as especificidades delas? Por isso, ter o conhecimento da persona vai garantir que toda sua estratégia de alcance seja ainda mais facilitada.
Ou seja, entre essas mulheres têm a Clara de 28 anos, residente em São Paulo, é advogada e procura camisas femininas para utilizar no trabalho. É antenada com a moda e procura peças exclusivas.
Resumidamente, a diferença entre persona e público-alvo, um apresenta de forma mais detalhada quem é seu cliente, o outro reconhece de modo geral.
Qual a importância de definir uma persona para o meu negócio?
Sabe aquele produto ou serviço que você olha e pensa “nossa, foi feito pra mim”? Esse é um dos benefícios de ter uma persona bem definida: criar identificação da sua marca com seu público.
Por isso, quanto mais você conhecer seu público mais facilitado será para criar uma comunicação atrativa da sua empresa, movimentando suas vendas e fidelizando mais clientes.
Então, ter uma persona bem estruturada para sua empresa, vai tornar suas estratégias de divulgação ainda mais certeiras, para isso é necessário conhecer as necessidades da sua persona.
Assim, você vai poder produzir conteúdos que resolvam os problemas de sua persona, atraindo ela para o seu negócio e fazendo dela um cliente em potencial.
Como criar uma persona?
Você já percebeu que definir persona pode ser a chave do sucesso para impulsionar as vendas da sua empresa. Por isso, é necessário conhecer alguns caminhos a seguir para delimitar seu cliente.
Planejar algumas perguntas a serem feitas é o começo. Elas podem ser respondidas a partir dos dados coletados dos seus consumidores mediante enquetes virtuais ou ainda mapeamentos presenciais.
Nesse sentido, separamos algumas perguntas que vão guiar sua pesquisa da persona que acessa seus produtos ou serviços, seja através da internet ou ainda presencialmente:
- Qual seu gênero, idade, nível de escolaridade e profissão?
- O que você faz no seu tempo livre?
- Qual conteúdo você procura referente aos produtos e serviços do nosso negócio?
- O que te motiva a procurar nossos produtos ou serviços?
- Como nossos produtos ou serviços afetaram sua vida?
- Onde e como nossos produtos ou serviços te ajudaram?
- Como você encontrou nossa empresa?
- Alguém te influenciou a procurar nossos produtos ou serviços?
Essas são algumas perguntas para facilitar o entendimento da sua persona. Vale utilizá-las da melhor maneira possível e adaptar caso necessário.
Afinal, você precisa ter em mente o que quer entender de seus clientes. Você pode optar por inserir também a opção “outros”, pois ela pode ser interessante para facilitar a compreensão de seus consumidores e melhorar a experiência de compra deles.
Dica: ferramentas para criar personas
Para facilitar na compreensão da sua persona, existem diferentes ferramentas que podem auxiliar nessa pesquisa.
Separamos três ferramentas gratuitas que você pode utilizar durante esse mapeamento, veja quais são:
- Gerador de Personas: acesse e crie rapidamente um PDF com todas as informações relevantes da persona para o seu negócio
- Google Forms: através do Forms, essa ferramenta de formulário online do Google você pode enviar para seus clientes em formato de pesquisa. Após, você vai ter dados e informações importantes para delimitar a persona principal do seu negócio
- Faça Minha Persona: de modo dinâmico e interessante, criar sua persona através dessa ferramenta vai facilitar você a visualizar em poucos passos qual a ideal para seu negócio
E agora, como aplicar isso na prática?
Com diferentes caminhos apresentados para conhecer com facilidade a persona ideal para sua empresa, é hora de praticar essa estratégia.
O primeiro passo é saber diferenciar a persona do seu público-alvo. Como já visto, conhecer com clareza sua persona vai tornar seu alcance ainda melhor, garantindo o sucesso da sua empresa.
Em seguida, organizar perguntas que façam sentido para seu público pode intensificar na delimitação da sua persona. Após traçar algumas perguntas, utilize ferramentas gratuitas para alcançar sua persona. Você pode utilizar o Gerador de Personas, Google Forms ou ainda o Faça Minha Persona.
Ou seja, a partir dessas estratégias você pode pensar melhor como seu conteúdo na internet pode alcançar de maneira rápida e facilitada os seus clientes.
Aproveite para utilizar suas redes sociais a favor das suas estratégias de alcance da persona, faça enquetes, abra caixas de perguntas e crie maior contato com seus consumidores.
Afinal, uma empresa que coloca o cliente no centro do negócio tem tudo para continuar crescendo, atraindo novos clientes e movimentando as vendas.
E se você quer continuar expandindo seu negócio, o UOL Meu Negócio preparou um material que pode ser aliado no sucesso da sua empresa, conheça o Guia Completo de Marketing Digital!
Aplique agora mesmo essas estratégias no seu negócio e torne seus sonhos realidade!