SoluçõesVendas Online

Posso abrir uma loja virtual só com meu CPF ou preciso do CNPJ?

5 Mins read

Quanto mais pessoas resolvem empreender na internet, algumas dúvidas também se tornam mais comuns. Saber se uma loja virtual precisa de CNPJ certamente está entre as principais delas. 

Com tantas plataformas de vendas disponíveis atualmente, a busca por informações sobre o mercado online é crescente. Em meio a questões como logística, marketing, fornecedores, entre outras, a documentação também é um ponto que merece atenção especial. 

Se você chegou até aqui, é porque quer saber mais sobre a exigência e o funcionamento do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no mercado online, não é? Então você veio ao lugar certo! A seguir, vamos abordar:

  • Afinal, para criar uma Loja Virtual precisa de CNPJ?
  • Como abrir seu CNPJ grátis

Acompanhe o artigo e encontre tudo o que você precisa saber sobre como abrir uma empresa de vendas pela internet com total regularidade! 

>> Quer criar o seu e-commerce de um jeito mais prático, por um preço justo e com acesso às melhores ferramentas do mercado? Clique aqui e comece agora mesmo a sua Loja virtUOL

Afinal, para criar uma Loja Virtual precisa de CNPJ? 

Vamos começar pelo básico: a resposta do questionamento “para ter um site precisa ter CNPJ?” é não. Hoje em dia, a legislação permite que você venda online como pessoa física, como se fosse uma “empresa com CPF”.

Entretanto, essa lógica não é tão simples assim. Por mais que não seja obrigatório, o documento é importantíssimo para o seu negócio digital. Inclusive, você pode ter alguns problemas sérios caso não o tenha. 

Abaixo, nós explicamos porque sua loja online precisa de CNPJ, quais benefícios ele garante e tudo o que você precisa para obter o seu. 


Veja também: Além das explicações completas que nós preparamos no artigo, você pode conferir todos os detalhes sobre o assunto no vídeo:

Por que ter CNPJ é melhor do que CPF para abrir sua Loja 

Mesmo que seja possível vender com o seu CPF, uma loja virtual precisa de CNPJ para ter mais credibilidade e segurança em relação aos seus impostos e investimentos.

Por exemplo, se você tem uma pequena empresa e quer fechar negócio com um fornecedor, pode ser que ele não aceite fechar negócio sem um CNPJ. O mesmo vale para os clientes, que acabam perdendo a confiança sem essa regularização.

Inclusive, na hora de pagar seus impostos e de justificar seus lucros, a escolha entre CNPJ ou CPF pode pesar bastante. Sem regularizar-se como pessoa jurídica, é possível sofrer uma tarifação bastante onerosa, que fará sua empresa gastar muito mais do que com o documento. 

Se você está começando uma loja virtual do zero, o mais indicado é fazer seu cadastro. Isso fará a sua marca ser muito mais bem vista e tornará seus negócios mais confiáveis. Entretanto, vale ressaltar que isso conta mais para quem quer, de fato, empreender na web.

Nesse sentido, se você quer apenas complementar sua renda com pequenas vendas nas redes sociais e está se perguntando se “loja no Instagram precisa de CNPJ”, por exemplo, provavelmente não terá problemas se não tiver essa documentação. 

Veja também: Se você quer descobrir como garantir seu CNPJ mais rapidamente e ainda simplificar seus impostos, acesse o conteúdo “Tudo sobre o MEI: guia para o empreendedor

Vantagens da sua loja virtual possuir CNPJ 

Para esclarecer melhor os fatores que explicamos acima, vamos a um breve resumo sobre as vantagens de conseguir um CNPJ para o seu e-commerce

Abaixo, ressaltamos os pontos já mencionados e alguns benefícios adicionais que também são importantes. Confira: 

  • Garantia de mais credibilidade e confiabilidade
  • Formalização perante a Receita Federal
  • Emissão de Nota Fiscal
  • Acesso a crédito especial para pessoas jurídicas
  • Melhor poder de barganha e negociação com fornecedores
  • Possibilidade de abrir conta bancária para empresa
  • Formalização de funcionários, se necessário

Neste ponto, já está bem claro que a sua loja virtual precisa de CNPJ, certo? Então é hora de dar o próximo passo para tornar sua empresa digital realidade

O que é preciso para abrir um CNPJ? 

Quando falamos de comércios físicos e virtuais, é preciso obter um CNPJ de lojista. Antes de iniciar o processo para conseguir o seu, é importante ter o apoio de um contador e avaliar bem em qual modelo contábil o seu negócio se enquadra. 

Como você verá no final deste artigo, é possível aderir a diferentes modalidades. Inclusive, tudo fica mais simples e barato se você se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI)

Nesse último caso, o processo de regulamentação é mais simples. Nos demais, ele inclui: 

  • Estabeleça o seu modelo empresarial com o apoio de um profissional contábil
  • Defina as atividades de vendas que serão exercidas por sua empresa
  • Enquadre-se em um regime tributário, também sob as orientações do contador
  • Se você tiver sócios, elabore o seu contrato social
  • Registre a sua empresa na Junta Comercial
  • Obtenha o Alvará de funcionamento
  • Faça a sua Inscrição Estadual

Esses são os requisitos para conseguir seu registro de pessoa jurídica. Seguindo nossas etapas e tendo a ajuda de um bom contador, você certamente não terá problemas ao longo do processo!

Checklist para criar uma Loja Virtual 

Com tudo pronto para obter a documentação, agora é só ter em mente o que você precisa para criar sua loja virtual

Para você visualizar bem as fases de implementação de uma loja virtual, também criamos uma lista breve para facilitar o entendimento do assunto. Confira: 

  • Considerando que toda boa loja virtual precisa de CNPJ, siga as etapas que vamos explicar no final do artigo para regularizar-se
  • Encontre uma Autoridade Certificadora, obtenha o seu Certificado Digital e emita NFe em todas as suas vendas
  • Por meio da sua Inscrição Estadual (que explicamos no item anterior), você deve pagar o ICMS das mercadorias
  • Registre o domínio do seu site e garanta um endereço único e exclusivo para o seu e-commerce na internet
  • Defina o layout da sua loja virtual. Depois, personalize ele com suas cores, logos e identidade visual
  • Cadastre os seus produtos. Isso inclui as fotos, descrições, vídeos e suas respectivas categorias
  • Divulgue a sua loja. Além das campanhas de marketing, você deve criar promoções, cupons de desconto, entre outras ações para atrair clientes

Assim como uma loja virtual precisa de CNPJ para ser bem-sucedida, ela também não pode abrir mão de uma boa plataforma. Se você criar sua Loja VirtUOL agora mesmo, pode cumprir todas as etapas do checklist de um jeito prático, completo e por um preço justo!

Como abrir seu CNPJ grátis  

Para ajudar o seu negócio a se regularizar, listamos as etapas básicas para você conseguir o seu CNPJ. É só seguir elas com a ajuda do seu contador e começar a aproveitar as oportunidades do mercado digital: 

  • O CNPJ é emitido pela Receita Federal. Inclusive, você pode solicitar a sua retirada no próprio site do órgão, que também explica todas as regras
  • Preencha a documentação básica de registro, que consiste na Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCJP)
  • Entregue também o Quadro de Sócios e Administradores (QSA). Outros documentos podem ser solicitados pela Receita
  • O próprio contador pode realizar todas essas etapas para você. Além de prestar orientações valiosas para registrar o seu negócio, ele torna o processo mais simples

Agora que você já sabe que uma loja virtual precisa de CNPJ, saiba que o registro de domínio também é fundamental. 
Afinal, ele é o endereço digital exclusivo do seu negócio e garante credibilidade para atrair mais clientes. Clique aqui e registre o seu domínio agora com o UOL Meu Negócio!

Related posts
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…