A venda pessoal é um conceito que pode ser aplicado em qualquer empresa. Ao tratar das necessidades do cliente e levá-lo em alta consideração, você não só o deixará satisfeito, como também ganhará muitos clientes a partir dele.
Mas, como criar essa relação próxima com os consumidores tendo uma loja online? Conheça agora as 7 etapas para manter uma abordagem mais pessoal com o seu cliente!
Como funciona a abordagem de venda pessoal?
Fazer uma venda pessoal significa que a empresa está em contato com o consumidor de maneira direta, considerando as suas necessidades bem de perto. Isso não significa que é preciso encontrar fisicamente com o cliente para fechar uma boa venda.
Até porque, em alguns casos, a empresa não está localizada na mesma cidade onde o consumidor mora. Por isso, é preciso pensar em outras estratégias para estar perto dele, como por exemplo:
- Oferecer atendimento rápido via redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp) e e-mails
- Esclarecer todas as dúvidas do seu cliente, explicando como funcionam os seus produtos e serviços
- Estar por dentro de datas comemorativas importantes que incluem os consumidores, tais como aniversários, celebrações intimistas (dias das mães, dos pais e etc), podendo enviar inclusive cartões virtuais personalizados — surpreenda o cliente!
Por que essa abordagem é importante para o meu negócio?
A venda pessoal é uma etapa importante durante a compra, porque comunica ao cliente não só as funcionalidades do produto, mas também mostra que a empresa está atenta com as reais necessidades do consumidor no momento.
Enquanto ele está navegando pela sua loja virtual e escolhe um produto, esse processo deve ser tratado de forma personalizada. Neste caso, oferecendo ao cliente outros produtos que possam complementar a sua compra e, claro, a atenção que ele recebe quando precisa de ajuda em alguma etapa.
7 etapas para transformar sua abordagem online em venda pessoal
Todo empreendedor deseja ter sucesso nas vendas do seu negócio online, certo? Mas para obter esse resultado, é preciso aplicar algumas etapas da venda pessoal a fim de abordar o cliente da maneira certa.
Vamos conhecê-las?
- Encontre clientes em potencial
Os seus clientes em potencial são aqueles que estão em busca de um produto ou serviço que a sua empresa oferece. Sabendo quem são essas pessoas, fica mais fácil criar uma abordagem de venda pessoal para elas.
- Defina a melhor maneira de abordagem
Se estamos falando de um negócio online, entende-se que a relação com os clientes não é presencial. Logo, para fazer uma abordagem com o consumidor mesmo à distância existem algumas opções, como:
- Atendimento virtual em sua loja ou site (chat ou formulário)
- Envio de e-mail personalizado, de preferência com o nome do cliente
- Interação via WhatsApp
- Respostas rápidas através das redes sociais (direct do Instagram, inbox do Facebook e etc).
- Esteja preparado para as vendas online
O seu negócio deve estar preparado para as vendas, apresentando produtos com boas fotos, atendimento rápido e informações claras aos clientes.
Em uma loja virtual ou site, é preciso que eles sejam funcionais e atualizados constantemente (quantidade disponível em estoque, cores, formas de pagamento e etc).
- Faça a abordagem focando nas necessidades do cliente
É muito importante que o empreendedor tenha essa sensibilidade em perceber as necessidades do cliente.
Ao abordá-lo pela primeira vez, você precisa se conectar com a pessoa que está do outro lado. Algumas perguntas-chave para aplicar podem ser:
- Olá (diga o nome do seu cliente), vi que é a primeira vez que visita o nosso site. Como eu posso te ajudar a encontrar o produto ideal?
- Estamos sempre prontos para te atender! Ficou alguma dúvida? Chame-nos aqui!
- O que você achou do nosso produto?
- Ofereça soluções sem desperdiçar o tempo do cliente
Você já conversou com o cliente e entendeu o que ele precisa. Agora, é hora de mostrar a solução que a sua empresa oferece, usando uma abordagem mais técnica e que passe confiança.
Tenha a certeza de que o cliente entendeu quais são as vantagens do produto, as formas de usá-lo, o tempo de garantia (caso tenha) e mais informações relevantes ao consumidor.
- Adapte seu discurso de fechamento de venda
Aqui, você precisa continuar acompanhando o cliente até o fechamento da venda. Foque no produto que ele escolheu, mostre a diversidade de cores e modelos disponíveis, mas cuidado para não confundi-lo e levá-lo a deixar a compra para depois, algo como “vou analisar todos os produtos e eu entro em contato mais tarde”.
Tenha simpatia, empatia, prontidão e proatividade, com uma dose extra de sensibilidade para entender do que o cliente mais gostou, sem assustá-lo.
- Acompanhe o pós-venda
Venda fechada, cliente satisfeito: parabéns! Agora, é necessário continuar acompanhando, por exemplo, a entrega do produto, se foi embalado conforme as normas e se o comprador conseguiu usá-lo corretamente.
Aconteceu algum imprevisto em algum desses processos que citamos? Nunca deixe de conversar com o cliente e contar a ele a verdade, dando-lhe a solução e deixando claro que a sua empresa se preocupa com todas as etapas da venda e principalmente, com os direitos do consumidor.
Dica extra: esteja presente em multicanais
Com a possibilidade de estar mais próximo do seu cliente, que tal começar a experimentar vários canais online para facilitar essa interação com o seu público? Confira alguns deles:
- Instagram e Facebook: além de serem redes sociais populares, é possível criar um perfil que sirva como portfólio, algo que os clientes possam visualizar rapidamente
- WhatsApp: é mais do que um simples App de comunicação. Através dele, você cria grupos de venda dos seus produtos, envia arquivos multimídia, faz chamadas, etc.
- E-mail: não subestime o envio de e-mails! Basta uma mensagem bem escrita para convencer o cliente a entrar em contato, solicitar orçamentos de compra e muito mais!
- YouTube / Tik Tok: ambos são canais que envolvem vídeos de todos os tipos, sendo facilmente compartilháveis e interativos. Ao entregar um conteúdo que tenha tudo a ver com o seu cliente, o retorno vai ser espontâneo.
Qual dessas etapas de venda pessoal você já faz ou precisa adaptar ao seu negócio?
Para ajudar a divulgar a sua empresa na internet, não deixe de investir em um site profissional para que os seus produtos fiquem bem expostos e a sua você tenha acesso a uma plataforma funcional e responsiva!
Conte com o Uol Meu Negócio nessa jornada!