A venda pessoal é um conceito que pode ser aplicado em qualquer empresa. Ao tratar das necessidades do cliente e levá-lo em alta consideração, você não só o deixará satisfeito, como também ganhará muitos clientes a partir dele. 

Mas, como criar essa relação próxima com os consumidores tendo uma loja online? Conheça agora as 7 etapas para manter uma abordagem mais pessoal com o seu cliente! 

Como funciona a abordagem de venda pessoal?

Fazer uma venda pessoal significa que a empresa está em contato com o consumidor de maneira direta, considerando as suas necessidades bem de perto. Isso não significa que é preciso encontrar fisicamente com o cliente para fechar uma boa venda. 

Até porque, em alguns casos, a empresa não está localizada na mesma cidade onde o consumidor mora. Por isso, é preciso pensar em outras estratégias para estar perto dele, como por exemplo:

  • Oferecer atendimento rápido via redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp) e e-mails 
  • Esclarecer todas as dúvidas do seu cliente, explicando como funcionam os seus produtos e serviços
  • Estar por dentro de datas comemorativas importantes que incluem os consumidores, tais como aniversários, celebrações intimistas (dias das mães, dos pais e etc), podendo enviar inclusive cartões virtuais personalizados — surpreenda o cliente!

Por que essa abordagem é importante para o meu negócio?

A venda pessoal é uma etapa importante durante a compra, porque comunica ao cliente não só as funcionalidades do produto, mas também mostra que a empresa está atenta com as reais necessidades do consumidor no momento

Enquanto ele está navegando pela sua loja virtual e escolhe um produto, esse processo deve ser tratado de forma personalizada. Neste caso, oferecendo ao cliente outros produtos que possam complementar a sua compra e, claro, a atenção que ele recebe quando precisa de ajuda em alguma etapa. 

7 etapas para transformar sua abordagem online em venda pessoal  

Todo empreendedor deseja ter sucesso nas vendas do seu negócio online, certo? Mas para obter esse resultado, é preciso aplicar algumas etapas da venda pessoal a fim de abordar o cliente da maneira certa. 

Vamos conhecê-las?

  1. Encontre clientes em potencial

Os seus clientes em potencial são aqueles que estão em busca de um produto ou serviço que a sua empresa oferece. Sabendo quem são essas pessoas, fica mais fácil criar uma abordagem de venda pessoal para elas. 

  1. Defina a melhor maneira de abordagem 

Se estamos falando de um negócio online, entende-se que a relação com os clientes não é presencial. Logo, para fazer uma abordagem com o consumidor mesmo à distância existem algumas opções, como:

  • Atendimento virtual em sua loja ou site (chat ou formulário)
  • Envio de e-mail personalizado, de preferência com o nome do cliente
  • Interação via WhatsApp
  • Respostas rápidas através das redes sociais (direct do Instagram, inbox do Facebook e etc). 
  1. Esteja preparado para as vendas online

O seu negócio deve estar preparado para as vendas, apresentando produtos com boas fotos, atendimento rápido e informações claras aos clientes. 

Em uma loja virtual ou site, é preciso que eles sejam funcionais e atualizados constantemente (quantidade disponível em estoque, cores, formas de pagamento e etc). 

  1. Faça a abordagem focando nas necessidades do cliente

É muito importante que o empreendedor tenha essa sensibilidade em perceber as necessidades do cliente. 

Ao abordá-lo pela primeira vez, você precisa se conectar com a pessoa que está do outro lado. Algumas perguntas-chave para aplicar podem ser:

  • Olá (diga o nome do seu cliente), vi que é a primeira vez que visita o nosso site. Como eu posso te ajudar a encontrar o produto ideal?
  • Estamos sempre prontos para te atender! Ficou alguma dúvida? Chame-nos aqui!
  • O que você achou do nosso produto? 
  1. Ofereça soluções sem desperdiçar o tempo do cliente

Você já conversou com o cliente e entendeu o que ele precisa. Agora, é hora de mostrar a solução que a sua empresa oferece, usando uma abordagem mais técnica e que passe confiança. 

Tenha a certeza de que o cliente entendeu quais são as vantagens do produto, as formas de usá-lo, o tempo de garantia (caso tenha) e mais informações relevantes ao consumidor. 

  1. Adapte seu discurso de fechamento de venda

Aqui, você precisa continuar acompanhando o cliente até o fechamento da venda. Foque no produto que ele escolheu, mostre a diversidade de cores e modelos disponíveis, mas cuidado para não confundi-lo e levá-lo a deixar a compra para depois, algo como “vou analisar todos os produtos e eu entro em contato mais tarde”. 

Tenha simpatia, empatia, prontidão e proatividade, com uma dose extra de sensibilidade para entender do que o cliente mais gostou, sem assustá-lo. 

  1. Acompanhe o pós-venda

Venda fechada, cliente satisfeito: parabéns! Agora, é necessário continuar acompanhando, por exemplo, a entrega do produto, se foi embalado conforme as normas e se o comprador conseguiu usá-lo corretamente. 

Aconteceu algum imprevisto em algum desses processos que citamos? Nunca deixe de conversar com o cliente e contar a ele a verdade, dando-lhe a solução e deixando claro que a sua empresa se preocupa com todas as etapas da venda e principalmente, com os direitos do consumidor. 

Dica extra: esteja presente em multicanais

Com a possibilidade de estar mais próximo do seu cliente, que tal começar a experimentar vários canais online para facilitar essa interação com o seu público? Confira alguns deles:

  • Instagram e Facebook: além de serem redes sociais populares, é possível criar um perfil que sirva como portfólio, algo que os clientes possam visualizar rapidamente 
  • WhatsApp: é mais do que um simples App de comunicação. Através dele, você cria grupos de venda dos seus produtos, envia arquivos multimídia, faz chamadas, etc.
  • E-mail: não subestime o envio de e-mails! Basta uma mensagem bem escrita para convencer o cliente a entrar em contato, solicitar orçamentos de compra e muito mais!
  • YouTube / Tik Tok: ambos são canais que envolvem vídeos de todos os tipos, sendo facilmente compartilháveis e interativos. Ao entregar um conteúdo que tenha tudo a ver com o seu cliente, o retorno vai ser espontâneo.

Qual dessas etapas de venda pessoal você já faz ou precisa adaptar ao seu negócio? 

Para ajudar a divulgar a sua empresa na internet, não deixe de investir em um site profissional para que os seus produtos fiquem bem expostos e a sua você tenha acesso a uma plataforma funcional e responsiva! 

Conte com o Uol Meu Negócio nessa jornada! 

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