05 vantagens de você vender seus produtos pela internet

05 vantagens de você vender seus produtos pela internet

Você sabia que a prática de vender pela internet existe a muito tempo? As primeiras lojas online surgiram em meados de 1990, quando o mundo digital estava começando a despontar. 

 

Nesse cenário, os empreendedores que queriam vender seus produtos pela internet tinham que percorrer um longo caminho até encontrar os clientes. Isso porque, o forte da época ainda eram os comércios físicos: pessoas entrando e saindo das lojas, realizando as compras normalmente. 

 

Voltando para a nossa realidade, pense em quanta coisa mudou! 

 

A modernidade chegou e a internet passou a ser o primeiro instrumento de trabalho de muitas pessoas! Neste artigo você vai saber como vender mais os seus produtos de forma online e as vantagens dessa prática! 

 

Vender pela internet: moda ou veio para ficar?

Segundo um estudo realizado pela Webshoppers (edição 43) E-bit Nielsen & Bexs Banco — uma das mais confiáveis e promissoras pesquisas sobre comércio no país —, o brasileiro já se acostumou a fazer compras online, assim como inúmeras empresas também já têm se posicionado para vender pela internet. 

 

Nesse mesmo sentido, a procura por produtos e serviços em e-commerces cresceu quase 50% em 2020 (se compararmos com o ano de 2019), um aumento de R$ 87,4 bilhões de vendas. Esses resultados indicam que a internet se tornou um divisor de águas entre quem está vendendo de forma online e quem ainda não inseriu a sua empresa no digital. 

 

Se considerarmos o cenário pandêmico onde a Covid-19 afetou todos os setores da sociedade — econômico, social e sanitário —, o isolamento social adotado para conter a disseminação do vírus destacou a necessidade de as empresas se reinventarem e passarem a usar mais a internet a seu favor.

 

Ter um negócio digital já não é exclusividade de algumas pessoas. Afinal, todos podem se desafiar e enfrentar os obstáculos de começar uma nova carreira, ou mesmo migrar a empresa já existente, para a internet. 

 

Em qual desses perfis você se encaixa? 

 

5 vantagens de estar presente no digital

Em casa, mesmo trabalhando em home office (ou em regime misto) as pessoas continuam fazendo compras, pagando contas e, claro, sobrevivendo. Por isso, a internet passou a ser o shopping virtual onde se realizam todas essas tarefas importantes do dia a dia. 

 

Apesar dessa prática ter sido reforçada devido a pandemia, essa é uma tendência que veio para ficar. Afinal, o mundo caminha para o uso da tecnologia e a informatização das coisas em todos os processos.

 

Com apenas um clique o cliente entra em contato com o site ou loja virtual da sua empresa, pesquisa o que precisa comprar e fecha o pedido via online. Do outro lado, você recebe as demandas, seleciona e envia — vender pela internet passará a ser uma rotina em sua vida.

 

Logo, se as pessoas estão dia a dia na internet, isso significa que a sua empresa também precisa estar. Mas calma, iremos te mostrar as principais vantagens de entrar de vez no mundo digital. 

 

Acompanhe: 

 

1.Funciona 24 horas por dia 

Com uma loja virtual ou um site, você tem o seu negócio funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana! Isso não acontece quando a empresa tem uma sede fixa, já que ela fica limitada ao horário comercial. 

2.Pedidos ou contatos organizados de forma rápida e fácil

Como vender produtos pela internet se não há um ambiente virtual adequado?

Tenha os seus contatos organizados em um só lugar, incluindo os pedidos dos seus clientes. Assim, quando você integra a sua agenda de contatos e outros compromissos ao seu negócio, será muito mais fácil marcar reuniões com eles, falar com fornecedores e realizar os pedidos. 

3. Passa confiança e credibilidade aos clientes

Aqui podemos destacar a importância de criar um ambiente virtual adequado e receptivo aos clientes. Isso porque, se ele for pouco intuitivo, desorganizado ou mesmo não enviar mensagens rápidas quando precisarem, a credibilidade da empresa poderá cair rapidamente. 
 
Por isso, é importante investir em uma loja virtual ou um site com domínio e hospedagem de alta qualidade, estando integrados também com as redes sociais (falaremos melhor sobre isso abaixo). 
 

4.Menor custo do que uma loja física

Inúmeras empresas de sucesso que conhecemos hoje são 100% digitais, ou seja, não possuem um espaço físico para atuar. 
 
Uma das grandes vantagens de vender pela internet são as economias de:
 
  • Aluguel de um espaço
  • Tempo
  • Recursos que podem ser aplicados em outra área da empresa.  
 

5. Integração com as redes sociais  

As redes sociais — Instagram, Facebook, WhatsApp e TikTok — são a bola da vez. Através delas é possível compartilhar inúmeras informações. Dessa forma, você pode e deve usá-las a seu favor para promover a sua empresa!
 
Mesmo que seus produtos sejam digitais, é importante pensar em boas imagens antes de postar, caprichar na legenda (que deve estar de acordo com o tema da sua empresa) e claro, tornar tudo interativo e fácil de entender. 
 
Se você quer vender pela internet, por exemplo, produtos físicos, as fotos precisam ser ainda melhores e criativas. Pense também em colocar o preço dos produtos em destaque — isso poupa muito tempo.
 

Afinal, por onde começar?


A pandemia do coronavírus parece ter acelerado as tendências digitais (principalmente com foco no cuidado com a saúde), desafiando empresas e consumidores a se adaptarem ao novo mundo. No entanto, ao mesmo tempo cria oportunidades para outros negócios surgirem.

Para iniciar sua loja digital e começar a vender seus produtos pela internet, tenha em mente os seguintes passos:

  • Entenda a necessidade do seu público-alvo hoje e faça uma breve avaliação do que devemos esperar para o futuro
  • Liste os principais canais digitais que você deseja vender seus produtos pela internet (redes sociais, site ou e-commerce)
  • Você é o rosto da sua empresa. Empenhe-se por divulgá-la da melhor maneira possível, principalmente para seus familiares e amigos
  • Estabeleça metas de vendas claras e objetivas, sem deixar de lado a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
  • É necessário atualizar-se com as novidades que surgem ao longo do tempo, pois a internet traz sempre um item de inovação para qualquer negócio, basta pesquisar.

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