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4 coisas que todo empreendedor precisa fazer no início do ano

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O início do ano marca uma “virada de chave” para muitas empresas. É hora de fazer um balanço anual, destacando o que deu certo e tirando do planejamento as ações que não deram um bom resultado.

Seja qual for o porte ou o segmento do seu negócio, o planejamento anual de uma empresa é de extrema importância para aumentar o lucro e garantir um bom 2023 para os negócios.

Você acaba de se tornar empreendedor? Já tem um negócio próprio mas ainda não sabe o objetivo dessa ação? Seja qual for o seu caso, neste conteúdo o UOL Meu Negócio vai explicar como colocar em prática um planejamento estratégico eficiente!

Afinal, é ele que orienta todas as ações que serão realizadas no ano, qual a finalidade de cada uma delas e o passo a passo para executá-las.

Acompanhe o conteúdo e prepare-se para traçar seus objetivos e metas!

Planejamento anual: o que o empreendedor precisa fazer no início de 2023? 

Já entramos no mês de janeiro e, com ele, surgem novas oportunidades para aprender com o passado e criar projetos para alcançar os melhores resultados.

Você deseja aprender a como fazer um planejamento anual de uma empresa?

Então não deixe de acompanhar o passo a passo a seguir. Listamos 4 dicas valiosas que você deve colocar em prática em 2023:

1. Avalie os resultados passados

Quem ingressa no universo do empreendedorismo precisa estar de olho no futuro, mas sempre aprendendo com o passado. Ou seja, tente avaliar se existem lições positivas nos erros que já foram cometidos.

Se você conta com uma equipe de colaboradores, reúna todos eles e, juntos, avaliem os resultados insatisfatórios. É importante encontrar as razões que levaram a eles e buscar soluções para que esses deslizes não voltem a ser cometidos.

2. Trace objetivos e metas mais desafiadoras

É normal que o planejamento anual de uma empresa sofra mudanças relevantes. Afinal, de um ano para o outro surgem novos objetivos e metas a serem alcançadas.

Com base no planejamento estratégico que você fez no ano passado, restaram objetivos pendentes? Se a resposta for sim, esse é o momento de verificar se eles ainda fazem sentido para o seu negócio.

Em caso positivo, que tal inseri-los na lista de objetivos e metas para 2023?

Já em relação aos novos planos, lembre-se que eles precisam ser mais desafiadores! O motivo é um só: nosso cérebro adora reagir a estímulos, principalmente quando percebe que precisa se empenhar para seguir um novo planejamento!

3. Identifique quais pontos precisam ser transformados ou melhorados

É fundamental entender que para realizar um planejamento anual de uma empresa, a palavra-chave é transformação

O planejamento estratégico só é eficiente quando o empreendedor é capaz de rever os pontos fracos e trabalhar para transformá-los em oportunidades.

Portanto, faça um verdadeiro “pente fino” nas atividades que você exerce e tente se questionar: existe algo que esteja bloqueando o seu desenvolvimento?

Esse é o momento ideal para identificar obstáculos e planejar ações para superá-los!

4. Desenvolva-se profissionalmente

Aprender a mexer em uma nova ferramenta, estudar novas estratégias de marketing… O começo do ano é uma ótima oportunidade para desenvolver ainda mais o seu empreendedorismo.

Como diz Wilson Poit, um dos grandes empreendedores brasileiros: “Empreender sem conhecimento é um tiro no escuro, é preciso saber procurar as necessidades novas do mercado”.

Se você já tem o seu nicho de atuação bem definido, uma boa estratégia é conhecer mais sobre os seus concorrentes. Eles podem ser uma excelente inspiração, principalmente se você é um empreendedor de primeira viagem.

Só não esqueça de uma coisa: o seu desenvolvimento profissional deve ter foco no cliente e nas “dores” que só você pode resolver!

Entenda porquê você deve realizar o planejamento empresarial para 2023

Colocar em prática o planejamento anual de uma empresa traz inúmeras vantagens. Além de servir de base para novos objetivos e metas, com esse recurso é possível identificar pontos de melhoria que podem ajudar a sua empresa a crescer no próximo ano.

E os benefícios não param por aí: 

  • As ações ficam mais assertivas: saiba exatamente onde o seu negócio pode chegar, com foco em projetos estratégicos e com objetivos claros. Ou seja, sua empresa passa a seguir um fluxo baseado em demandas organizadas!
  • Noção maior sobre as crises e oportunidades: conhecendo melhor o mercado, fica mais fácil se preparar contra possíveis ameaças. Conseguindo antecipar e prever soluções, surgem novas oportunidades para o seu negócio se destacar da concorrência. 
  • Equipe com mais produtividade: um planejamento estratégico deixa a equipe alinhada com os objetivos da empresa. Dessa forma, todos passam a trabalhar juntos na mesma direção e, consequentemente, a produtividade tende a crescer!

Boas práticas para um planejamento empresarial eficiente

Antes de encerrar o conteúdo, o UOL Meu Negócio vai mostrar algumas ações que tornam o seu planejamento empresarial bem mais analítico. Dessa forma, você consegue identificar com clareza quais pontos merecem uma atenção maior!

Quer saber como? Inicie com uma análise do que foi feito no ano anterior:  

Balanço do ano anterior

São os últimos 12 meses de trabalho que irão mostrar o que deu certo e o que é melhor deixar de fora do seu planejamento. Entenda quais produtos foram mais procurados pelo consumidor e as campanhas que atingiram melhores resultados. 

Análise de mercado

Focar nas suas próprias atividades é importante, mas não esqueça de ter uma visão ampla do que está acontecendo à sua volta. Estude a concorrência e analise quais estratégias podem ser eficazes para as suas campanhas.

Análise SWOT ou FOFA

Alguns recursos podem ser super eficientes para as tomadas de decisão. Um exemplo é a análise SWOT. Essa sigla surge do inglês foi adaptada ao português como Matriz FOFA, sendo a abreviação das palavras Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

Através desses quatro elementos, você consegue mapear os problemas e as qualidades para transformá-las:

  • Forças (Strenghts): pontos positivos do ambiente interno
  • Fraquezas (Weaknesses): pontos negativos do ambiente interno
  • Oportunidade (Opportunities): pontos positivos do ambiente externo
  • Ameaças (Threats): pontos negativos do ambiente externo. 

Ciclo PDCA

Outro recurso que pode ser aplicado no planejamento anual de uma empresa é o ciclo PDCA. Com ele, é possível otimizar os processos para atingir alto desempenho. Para isso, é recomendado que o empreendedor desenvolva quatro ações-chave:

  • Planejar: identifique problemas e crie um plano de ação
  • Desenvolver: é nesta fase que o plano de ação pode ser colocado em prática
  • Checar: realize a conferência dos resultados alcançados
  • Agir: corrija as falhas, padronize os processos e implemente as ações que tiveram sucesso.

Agora ficou mais fácil saber como fazer um planejamento anual de uma empresa?

Com o UOL Meu Negócio você se prepara para agir desde os primeiros dias do ano.

Em 2023 não será diferente!

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