Planejamento de Negócio

Como definir metas para o meu negócio?

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Para chegar a algum lugar é preciso ter em mente o caminho a ser percorrido. Isso vale para qualquer aspecto da sua vida, seja um objetivo pessoal que você deseja alcançar ou até mesmo uma jornada que o seu negócio precisa atravessar para colher bons resultados.

Neste primeiro parágrafo, citamos alguns termos que têm tudo a ver com o nosso conteúdo, entre eles podemos destacar o caminho, o objetivo e a jornada. Olhando bem para essas três palavras, você consegue identificar qual outro termo pode representar todas elas?

Se você respondeu meta, está no caminho certo para cumprir o objetivo da jornada que vamos propor. Afinal, queremos que você termine essa leitura sabendo como definir metas!

O primeiro passo é entender que, mesmo que o seu negócio seja de micro ou pequeno porte, isso não o dispensa de adotar o planejamento, uma prática que normalmente é seguida à risca em empresas de médio e grande porte.

Até porque, algum dia essas empresas já foram menores e, com certeza, foi através de planejamento e definição de metas que elas chegaram onde chegaram!

Agora é a sua hora de entender como definir metas para o seu negócio, acompanhe!

Como começar a definir metas para um negócio?

Ao consultar a definição de “meta” no dicionário, você percebe que na teoria a palavra significa “um ponto que se procura atingir com algo”. Mas, como isso pode ser praticado na rotina do seu negócio, como definir metas?

Para atingir o resultado esperado é importante estabelecer objetivos que vão guiar todo o seu processo de definição. Lembre-se, o objetivo é aquilo que leva você a realizar algo, já a meta é como você vai alcançar esse objetivo. Vamos ver na prática?

Vamos supor que o seu objetivo é aumentar o número de vendas da sua loja virtual. Nesse caso, a sua meta pode ser focada em aumentar o tráfego orgânico de visitantes para a sua página, por exemplo.

Percebe como os objetivos e as metas estão diretamente relacionados? Por isso, um dos primeiros passos é traçar objetivos macro — que sejam maiores, porém realistas e condizentes com o mercado em que você está —, bem como traçar objetivos micro — ou seja, você vai desmembrar os objetivos maiores e torná-los mais “alcançáveis”.

Assim que você tiver todos os objetivos traçados, é recomendado que você pare e analise quais são prioridade para você. 

Nesta etapa, você vai mapear o que pode ser colocado em prática a curto, médio ou longo prazo. E claro, quais as metas que você deve implementar agora!

A importância de definir metas para o seu negócio

Imagine que você está em Porto Alegre e decide fazer uma viagem até o norte do país, com destino final em Manaus. Você se arriscaria a entrar nessa aventura sem ao menos ter o auxílio de um GPS? Provavelmente não.

Até porque ao cruzar o Brasil de ponta a ponta você vai se deparar com atalhos, estradas asfaltadas, estradas esburacadas, rotas bem sinalizadas ou sem sinalização alguma, além de trechos sem nenhuma segurança e que podem deixar você completamente vulnerável.

Na vida do empreendedor que abre um negócio no digital sem saber como definir metas, os perigos são bem semelhantes. Por outro lado, ao traçar seus objetivos de maneira responsável, você terá maior motivação e confiança para seguir em frente.

Ou seja, ao planejar as metas para o negócio você consegue dar um direcionamento às suas ações, evitando surpresas a cada novo passo e tomando atitudes que sejam coerentes com os objetivos da sua loja virtual. 

Como criar metas para meu negócio?

Agora que já explicamos o que são metas e porque elas são tão importantes para o seu negócio, está na hora de saber como definir metas!

Para isso, você pode ter o auxílio de ferramentas que mostram em quais áreas o seu negócio ainda precisa melhorar.

Isso mesmo, antes de estabelecer os seus objetivos, é extremamente importante conhecer quais estratégias adotar para fortalecer pontos que necessitam de maior atenção. Ainda não sabe como fazer isso? Calma, nós vamos ajudar você!

Como definir metas a partir de metodologias eficientes

Separamos as melhores e mais eficientes metodologias para a criação de boas metas. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Metodologia SMART: “S” de Specific (específico), lembra que as suas metas devem ser concretas; “M” de Measurable (mensurável), significa que o objetivo precisa ser medido e acompanhado; “A” de Attainable (atingível), lembra o empreendedor de que não adianta estabelecer grandes metas se não for possível atingi-las; “R” de Realistic (realista), significa que as metas devem ser coerentes com a realidade do seu negócio; e o “T” de Time-bound (prazos), lembra que o empreendedor deve estabelecer prazos para a realização das metas.
  • Metodologia 5W2H: essa ferramenta utiliza um conjunto de questões para formar um plano de ação de forma rápida e eficiente. A combinação entre letras e números se refere às iniciais das perguntas que ajudam a solucionar demandas. Ou seja, o “5W” representa “What” (o que deve ser feito?), “Why” (por que precisa ser realizado?), “Who” (quem deve fazer?), “Where” (onde será implementado?) e “When” (quando deverá ser feito?). Já o “2H” representa “How” (como será conduzido?) e “How much” (quanto custará esse projeto?).
  • Metodologia OKR: Objective Key Results (objetivos e resultados-chave), tem como objetivo simplificar a forma de encarar os objetivos principais de uma empresa. Entre esses “objetivos” podem estar a vontade de se tornar autoridade no mercado; oferecer um suporte eficiente e diferenciado ao cliente ou aumentar consideravelmente as vendas. Enquanto isso, os “resultados-chave” são metas menores que ajudam diretamente na conquista de cada um desses objetivos.
  • Metas reais e atingíveis: no momento de definir as metas para o seu negócio é recomendado que o empreendedor responda a três perguntas básicas. Por exemplo, se o crescimento desejado é possível no prazo que você estabeleceu. E mais, existe mercado para isso? Sua página está preparada para receber tantos acessos? Ou seja, é através dessa metodologia que você pode perceber se está “dando um passo maior que a perna”!

O que fazer para atingir as metas

Se você está começando a entender como definir metas, nós vamos trazer outros pontos que vão precisar da sua atenção. Afinal, mais do que planejar as metas é importante atingi-las com sucesso.

Para chegar lá, vale uma boa dose de organização e de conhecimento em algumas dicas que vamos mostrar para você a partir de agora! 

Conheça bem o seu negócio e quais caminhos deseja seguir

Procure entender os aspectos que mais impactam no seu negócio. Assim, fica mais fácil se organizar para construir uma jornada assertiva rumo aos seus objetivos

Você pode, por exemplo, realizar um mapeamento de investimentos básicos para a sua empresa começar a decolar. Definir em quais canais serão feitos os seus anúncios já é um bom primeiro passo.

Além disso, é recomendado definir a estimativa de público que o seu negócio pretende atender, assim você terá maior segurança para gerenciar seu estoque — evitando a falta ou o excesso de produtos, um problema comum a empresas que não contam com planejamento.

Percebe como a organização e o conhecimento do seu próprio negócio estão diretamente relacionados com a definição das metas? Não esqueça que o planejamento é peça fundamental para empreendedores que desejam estabelecer metas alcançáveis!

Faça uma análise do que pode ser melhorado

Antes de definir os objetivos para o seu negócio, é fundamental perceber quais pontos podem ser aperfeiçoados. 

Está na dúvida em como realizar esse raio-x? A resposta está no tópico anterior, e você pode usar todas as metodologias que trouxemos — SMART, 5H2W e OKR — para melhorar os seus resultados.

Defina seus objetivos

Nesta etapa, é importante ter em mente que o seu foco deve estar no destino e não nos meios para chegar lá. 

Portanto, vale a pena reservar alguns minutos para responder as seguintes perguntas: onde você quer chegar? O que você pode fazer para alcançar seu objetivo? Qual é o retorno financeiro que você espera? Qual o tempo em que você deseja atingir esse objetivo?

Não se prenda apenas em resultados financeiros

Importante! O sucesso do seu negócio depende de muitas outras questões que passam longe do fator financeiro. 

Você pode, por exemplo, ter o objetivo de alcançar maior visibilidade para a sua marca ou aumentar o número de curtidas, interações e seguidores nas suas redes sociais. São todos objetivos válidos e atingíveis!

Elabore um plano de ação

Lembra quando citamos o exemplo do GPS? Então, é o plano de ação que servirá como uma espécie de guia para você não só aprender como definir metas, mas também saber como colocá-las em prática. 

Logo, tente elaborar um documento detalhado de ações, atividades e cronogramas para facilitar a sua jornada em busca do seu objetivo.

Defina indicadores para acompanhar suas metas

Se você chegou até aqui, já deve saber o que quer atingir. Mas, como fazer para acompanhar as suas metas? 

Você pode fazer isso por meio de indicadores de desempenho. Para isso, você pode contar com a ajuda de softwares para acompanhamento de metas, fazer uma planilha própria, ou até mesmo baixar uma pronta.

Crie um bom Plano de Negócios

O plano de negócios é outro documento que tem como missão facilitar o seu entendimento sobre o mercado, seu produto e as atitudes que você precisa tomar como empreendedor. 

É nele que você pode definir para quem e sobre o que falará, e até mesmo realizar uma análise da concorrência para garantir que o seu produto e serviço é inovador e surge para suprir uma carência no mercado.

Agora que você já teve um panorama geral de como definir metas, que tal aprender como criar um Plano de Negócios para entrar com o pé direito no mundo do empreendedorismo? 

O UOL Meu Negócio criou um E-book completo para você baixar e aprender a fazer o seu Plano de Negócios.

>> Acesse agora mesmo e comece já a organização das suas metas!

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