Marketing Digital

KIT de Planejamento de Marketing: coloque suas ideias em prática com estratégia

13 Mins read

Em tempos em que os clientes realizam inúmeras buscas antes de escolher um produto, ter um bom planejamento de marketing pode ser um diferencial para o empreendedor conquistar o seu público e alcançar melhores resultados

Diante deste novo perfil de compra, a tendência é que o nível de exigência do consumidor aumente, afinal, com tantas opções de empresas que trabalham com segmentos semelhantes, o cliente vai optar não só pelo negócio que oferece o menor preço, mas também pelo que possui o melhor atendimento, prazo de entrega e condições de pagamento.

Mas, como fazer com que ele conheça os diferenciais do seu negócio, antes mesmo de realizar um primeiro pedido? 

Aqui vai a primeira dica valiosa para quem deseja estreitar laços com o potencial cliente: invista em uma comunicação clara e objetiva, mas sem esquecer do fator “humanização”.

Com tantas ferramentas à disposição do marketing digital, é importante saber quais são as mais efetivas para a sua marca e como elas devem ser usadas para que você construa uma relação de confiança com o seu nicho de mercado.

Quer aprender como fazer isso? O UOL Meu Negócio está aqui para auxiliar você a usar as melhores estratégias a favor da sua comunicação!

A seguir vamos mostrar ótimas dicas para você avançar na escadaria do planejamento de marketing, confira:

  • Tudo o que você precisa saber sobre Planejamento de Marketing
  • KIT Completo de Materiais sobre Marketing
  • Seu negócio decolando no online

Tudo o que você precisa saber sobre Planejamento de Marketing!

Até que uma venda seja concretizada, é recomendado que o empreendedor percorra um caminho bem planejado, onde é possível estudar as melhores estratégias para as campanhas, com a definição de atividades e prazos a serem cumpridos.

Para sair da teoria e partir para a prática, que tal entender o que é um planejamento estratégico de marketing?

O plano de marketing é um guia baseado em dados e análises. Serve como uma espécie de “documento” que centraliza os objetivos em comum para a equipe e quais os caminhos que serão percorridos para alcançá-los.

Em resumo, é o mapa que o seu negócio usará como base para chegar aos melhores resultados. Para isso, será preciso definir o “destino” e a melhor “rota” a ser percorrida para chegar lá! 

No universo do marketing digital, isso é o que chamamos de planejamento de marketing e, se você está entrando agora no mundo do empreendedorismo, está na hora de conhecer um pouco mais sobre ele. 

Através deste conteúdo você vai perceber a importância de analisar o resultado das vendas e como melhorar as ações para alcançar as suas metas.

A importância de um planejamento de Marketing para pequenas empresas

Não é raro que muitos empreendedores iniciem um novo negócio sem entender muito bem a importância do planejamento de marketing. 

Até perceberem que a concorrência está se beneficiando de certas vantagens desta ferramenta, entre elas: a divulgação dos produtos, a atração de novos clientes e a construção de um melhor relacionamento.

Conseguiu compreender a importância de estar por dentro das tendências do mercado e do que o concorrente está utilizando? Pois bem, para que a sua empresa não fique para trás na preferência do consumidor, tente apoiar o seu marketing em dois pilares fundamentais: estratégia e planejamento.

Mas atenção! Estratégias bem feitas são resultado de muito estudo, assim como um bom planejamento precisa ter foco nas ações que levarão a sua empresa ao encontro do público-alvo.

Por isso, tanto para o empreendedor que trabalha sozinho quanto para aquele que possui uma equipe de vendas, é importante alinhar quais são os objetivos do negócio — seja a médio ou a longo prazo.

Assim, você (ou sua equipe) deixam de executar as tarefas no “modo automático”, fazendo uso dos objetivos definidos para, de fato, fazer a engrenagem do negócio girar.

Qual é o objetivo de um plano de marketing?

Um bom planejamento estratégico de marketing será capaz de melhorar a gestão do seu negócio, garantindo que todas as atividades estejam alinhadas, com prazos definidos e metas a serem cumpridas. 

Em resumo, é o momento em que você irá traçar o que deve ser feito para otimizar o seu plano de crescimento!

Ter um planejamento de marketing eficiente é uma excelente maneira de enxergar a direção certa para o seu negócio. Por isso, incluí-lo nas estratégias pode ser bem eficiente para analisar os pontos que devem ser aperfeiçoados.

Mas, antes de iniciá-lo, vale uma reflexão importante. Perceba em qual momento o seu negócio se encontra, pois o plano de marketing pode variar de acordo com a atual fase da sua empresa.

Por exemplo, se você está abrindo as portas do novo negócio, provavelmente tem a intenção de captar mais clientes para a sua empresa. Agora, se o negócio já funciona há algum tempo, a fidelização do cliente pode ser um aspecto importante a ser destacado.

Percebeu como existe mais de um caminho a ser percorrido, dependendo do momento que cada negócio atravessa? Mas lembre-se, todos eles necessitam de uma revisão frequente. 

Assim, é possível fazer alterações que façam mais sentido ao atual momento da empresa.

Por onde começar? Saiba como fazer um plano de Marketing

Para dar início ao seu planejamento estratégico de marketing, é bom que você esteja por dentro da sua realidade. E o que isso significa? 

Você pode realizar uma pesquisa de mercado, de modo a minimizar riscos e identificar oportunidades. Essa estratégia pode ser colocada em prática através de questionários que podem ser respondidos por meio de entrevistas ou pela internet.  

Esse modelo de pesquisa costuma apresentar resultados bem satisfatórios, auxiliando o empreendedor na identificação dos seus concorrentes diretos e indiretos. Além disso, este “levantamento” pode apresentar uma boa estimativa do público-alvo do negócio.

Falando em público-alvo, quanto mais informações você conseguir coletar ao seu respeito, maiores as chances do seu negócio se conectar e atender a necessidade dele. 

Para começar, tente criar “personas” — personagens fictícios que representam os usuários que usam o seu produto. Assim, você estará mais preparado para lidar com o “consumidor real”.

Informação é o que não pode faltar nesta fase. Afinal, esse é o momento em que você pode criar e testar. Experimente colocar no papel os prazos detalhados e um desenho dos mais variados cenários — negativos ou positivos, e como atuar em cada uma das situações! 

Tipos de Planejamento de Marketing

O planejamento de marketing pode se dividir em:

  1. Planejamento estratégico
  2. Tático 
  3. Operacional.

O planejamento de marketing estratégico é mais amplo e define os objetivos de longo prazo, sem definir os planos de ação. 

Já o plano de marketing tático detalha melhor as estratégias que foram traçadas de forma estratégica — com objetivos de médio prazo, canais de divulgação do produto e orçamentos, por exemplo.

Por fim, o planejamento de marketing operacional explica o que será feito no dia a dia de cada estratégia, detalhando os objetivos de curto prazo, as tarefas e seus responsáveis, e as outras definições mais específicas.

Se você já está seguindo as dicas do tópico anterior, aqui vai uma ótima notícia: o seu planejamento já começou! 

Essa primeira etapa é o que chamamos no marketing como “definição dos objetivos da organização”. Neste primeiro momento, procure ser realista para compreender a situação da sua empresa e até onde ela pode chegar.

Agora que você já conhece os primeiros passos recomendados para iniciar um planejamento de marketing assertivo, chegou a hora de saber um pouco mais sobre as etapas que envolvem o seu desenvolvimento. Vamos juntos colocá-lo em prática?

Etapas do Planejamento

Lembra dos aspectos que comentamos no tópico anterior? Pois bem, antes de colocar em prática os objetivos do negócio, é importante rever se os pontos que já citamos anteriormente estão presentes no seu estudo. 

Vamos relembrar para que você possa verificar:

  • Seu planejamento apresenta as personas que consomem o seu produto/serviço?
  • Seu planejamento tem um mapeamento de ações que serão executadas?
  • Seu planejamento traça os resultados que são esperados?

Conseguiu confirmar todos estes pontos? Então agora você já está preparado para executar o seu planejamento estratégico de marketing!

Na etapa de “implementação” você tira do papel todas as ideias levantadas no estágio anterior. É nesta etapa que você pode ficar a vontade para realizar eventuais correções de rumo e ajustes do planejamento.

Com todas as definições em mãos, é hora de realizar as ações propostas no prazo estipulado, com o uso das ferramentas adequadas, e respeitando o orçamento do seu negócio.

Para que tudo saia conforme o planejado, vale usar uma metodologia bastante útil para responder às questões pertinentes para a sua marca, a ferramenta “5W2H”

Com ela, é possível alinhar os objetivos do seu planejamento de marketing com o auxílio das seguintes perguntas:

  • What: o que deve ser feito?
  • Why: por que precisa ser realizado?
  • Who: quem deve fazer?
  • Where: onde será implementado?
  • When: quando deverá ser feito?
  • How: como será conduzido?
  • How much: quanto custará esse projeto?

Respondendo de forma bem realista, fica mais fácil acompanhar o andamento de cada projeto, controlando o tempo e evitando desperdício de recursos. 

Além disso, você como dono do negócio pode delegar e cobrar melhor a execução das ações.

Já a etapa de “avaliação”, mesmo sendo considerada como a última a ser cumprida, está presente durante todo o planejamento estratégico de marketing. É neste momento que você pode avaliar o que deu certo e o que precisa ser adaptado para alcançar melhores resultados em um planejamento futuro.

Quer saber como ter estas respostas de maneira rápida e prática? Então utilize alguns indicadores a favor da sua marca! 

Para saber como encontrá-los, preparamos um tópico especial para você que deseja usar os números para planos mais completos e assertivos. Saiba mais no tópico “Métricas e Resultados”!

KIT Completo de Materiais sobre Marketing

É recomendado que o seu planejamento de marketing não seja tão curto — a ponto de não explicar com profundidade cada etapa a ser seguida —, mas também não seja tão extenso, a ponto de ocultar informações importantes em meio a pontos irrelevantes.

As estratégias representam a trilha certa para o seu plano alcançar os objetivos de marketing. Mas, afinal, quais são as melhores a serem adotadas pelo seu negócio?

Existem diversas estratégias de marketing que podem atender a vários tipos de negócios. Mas a seguir, o UOL Meu Negócio vai pontuar as principais que estão relacionadas ao Marketing Digital.

  1. Planejamento e Organização

Você lembra quando falamos que um plano de marketing eficiente leva em conta o público que conversa com a sua marca? 

Nesse sentido, o funil de vendas é ótimo para a sua empresa alcançar o público certo e vender mais. Essa estratégia é muito importante para que o seu negócio saiba qual caminho o visitante percorre até fechar uma compra.

Da mesma forma, é possível analisar em que ponto o visitante abandonou a jornada — seja no topo, quando ele ainda não sabe qual a sua necessidade; no meio, quando ele já sabe que tem uma necessidade; ou no fundo, quando o potencial cliente está pronto para a compra.

>> Quer entender mais sobre o funcionamento do funil? Acesse o nosso conteúdo completo!

Outra excelente ferramenta que faz parte do marketing digital para pequenos negócios é a Matriz SWOT. Uma alternativa que auxilia os empreendedores a planejar e organizar melhor os seus negócios, além de ser bem útil para o seu planejamento de marketing.

Prefere adotar um método mais simples e visual no seu plano de marketing? 

Então experimente a ferramenta Canvas, que é perfeita para gerir os processos internos de uma pequena empresa. Nós já produzimos um artigo completo que explica o passo a passo para inseri-la na sua rotina. Clique e conheça esse método!

Se você é dono de uma loja virtual sabe que existem várias questões de gestão do negócio que merecem atenção. Para que você consiga se organizar e evitar dores de cabeça, separamos os principais aspectos em um único material. 

>> Clique e tenha acesso a um artigo repleto de informações e planilhas úteis para os seus cálculos!

Métricas e Resultados

Você sabe por onde começar para analisar os resultados de marketing digital do seu negócio? Esta é uma etapa vital do planejamento, pois expõe como estão as suas vendas mensais e o número de usuários que interagem com as campanhas nas redes sociais.

É este “relatório” que vai revelar o retorno do valor investido na sua empresa. 

Para analisar essas e outras informações relevantes para o relatório de marketing digital mensal, você pode usar alguns métodos disponíveis, entre eles o ROI (Retorno sobre o investimento).

É com base nos resultados dessa métrica que você pode observar se vale ou não a pena investir em determinados canais (Site, Loja Virtual, WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outros).

Para determinar o seu valor, a fórmula é bem simples:

  • ROI = (receita gerada – custos) / custos

Por exemplo, imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Dessa forma, você teria:

  • ROI = (R$ 100.000,00 – R$ 10.000,00) / R$ 10.000,00
  • ROI = 9

Neste exemplo, o Retorno Sobre o Investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Um excelente resultado que mostra o potencial de crescimento que o seu negócio pode oferecer. Se desejar obter o valor em porcentagem, você pode multiplicar o resultado por 100 — no caso, o resultado gerado seria de 900% de retorno.

Com métodos de fácil usabilidade o empreendedor pode realizar planos de marketing ainda mais eficientes, com maior clareza das ações que se mostram positivas e descartando aquelas que não estão dando o retorno esperado!

Marketing de Conteúdo

Sabia que é possível criar um planejamento estratégico de marketing onde o seu produto tem alta visibilidade com um baixo investimento? 

Sim, o Marketing de Conteúdo é muito eficiente para empreendedores que desejam conquistar o público através de conteúdos relevantes.

Com a estratégia do Inbound Marketing — ou “Marketing de Atração”, em tradução livre — é possível apostar na divulgação orgânica do seu produto da seguinte maneira:

Primeiro, o usuário tenta sanar uma dúvida através de um buscador, como o Google, por exemplo. Depois, ele encontra a sua página entre os primeiros resultados de pesquisa (pois a plataforma considerou o seu conteúdo relevante). 

A partir daí, o seu conteúdo funciona como uma “porta de entrada” ao site da sua marca.

Percebeu como a produção de um conteúdo inteligente pode atrair aquele público que você tanto deseja para o seu negócio? 

Nesse sentido, considere utilizar o Marketing de Conteúdo no seu planejamento de marketing. Assim, você constrói autoridade na web, melhora a percepção de marca e tem maiores chances de vendas com os seus leads.

SEO

Agora, é preciso ter em mente que todo o seu conteúdo de blogs, redes sociais, e-mails e até mesmo vídeos do Youtube, devem estar estruturados para SEO

A sigla, que significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca), reúne um conjunto de técnicas que podem alavancar os resultados do marketing digital do seu negócio.

É com o uso das palavras-chave mais procuradas que o seu conteúdo pode se destacar frente à concorrência. Quer um exemplo prático? Quando você deseja pesquisar por algo ou algum serviço, costuma passar da primeira página do Google ou escolhe um dos primeiros resultados da busca?

Conseguiu entender a importância de colocar essas três letras no seu planejamento estratégico de marketing? Evite erros e aplique as técnicas de SEO para trazer ao seu site os usuários que têm grande chance de realizar uma compra (tráfego qualificado) e que ajudam a aumentar os resultados das suas vendas (taxas de conversão). 

>> Nós preparamos um material com dicas eficientes para você colocar essa técnica em prática e performar como nunca. Clique e traga mais visibilidade para a sua marca!

Redes Sociais

Não podemos negar a força que as redes sociais causam na comunicação entre público e empresas, não é mesmo? 

Para que não existam ruídos nessa conexão, é importante que o empreendedor saiba utilizar as ferramentas de vendas que essas mídias proporcionam, além de se atualizar constantemente sobre as novidades que as cercam.

Você sabia, por exemplo, que o Social Selling deve ganhar força nos próximos meses? E você já experimentou os benefícios de ter um calendário de conteúdo para as redes?

Para você ficar por dentro das últimas tendências e saber como introduzir certas ferramentas para promover os seus produtos e serviços, separamos alguns conteúdos que serão ótimos aliados no seu plano de marketing:

E-mail Marketing

Peça fundamental para o marketing digital de empresas dos mais variados setores, o e-mail marketing também pode ser um importante elo de comunicação entre a sua marca e o seu potencial cliente. 

Mesmo com o avanço das redes sociais nos últimos anos, o e-mail ainda é muito utilizado pela maioria das pessoas que acessam a internet.

Além do excelente custo/benefício, essa estratégia pode ajudar na divulgação do seu conteúdo para uma grande quantidade de pessoas. E o melhor, de forma segmentada! Ou seja, você pode enviar conteúdos personalizados do seu negócio para o público que quiser e na hora que você mais deseja!

Marketing Sazonal e Promoção

Na lista das melhores estratégias de marketing para pequenos empreendedores, não podemos deixar de citar o Marketing Sazonal. Afinal, vender em datas comemorativas pode fazer uma diferença e tanto para quem pode ofertar preços baixos e as melhores condições de pagamento.

Para se destacar e estar presente no lugar certo e quando o seu consumidor mais deseja, é necessário planejamento, organização e conhecimento. Os dois primeiros fatores só dependem de você, mas as melhores fontes de estudo ficam por nossa conta!

O UOL Meu Negócio oferece conteúdo completo para você que precisa estar em constante atualização para estar mais próximo do seu nicho de mercado. Por isso, separamos dois guias completos para empreendedores que desejam usar as promoções para ter mais sucesso nas vendas.

Para ter acesso ao conteúdo completo, é só clicar em cada um dos links e preencher as suas informações com o nome e e-mail:

Seu negócio decolando no online!

Agora que você já conhece os principais degraus que formam o planejamento de marketing, vai precisar de um grande parceiro para ter acesso à ferramentas que trazem maior visibilidade no ambiente virtual.

Construa um espaço atrativo para atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver a identidade da sua marca. Que tal extrair o máximo potencial do marketing digital e trabalhar com as melhores estratégias? O UOL Meu Negócio disponibiliza lojas virtuais, plataforma de anúncios, e-mail profissional, além de uma incrível ferramenta para deixar o seu endereço na web com a cara da sua marca!

Clique para conhecer nossos produtos e garanta o melhor do universo de UOL aos seus atuais e futuros clientes!

Related posts
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Marketing DigitalRedes Sociais

3 tendências do TikTok em 2023: o que está bombando na plataforma

4 Mins read
Não é segredo para ninguém que, nos últimos dois anos, poucas redes sociais tiveram tanta influência sobre o público como o TikTok….
Marketing DigitalSoluções

6 dicas para proteger e fortalecer a segurança do seu domínio

5 Mins read
Nos dias atuais, algumas práticas se tornaram cruciais quando falamos na segurança dos domínios na internet, isso porque vivemos em um mundo…