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5 ferramentas que vão ajudar você escolher o nome ideal para sua loja

Todo empreendedor concorda que abrir um negócio tem suas dificuldades iniciais. Quem está começando muitas vezes nem se dá conta, mas criar um nome de loja certamente está entre os grandes desafios a serem superados.

Afinal, você precisa reunir em apenas um termo ou em poucas palavras aquilo que a sua empresa representa para os consumidores. 

Ao mesmo tempo, precisa criar algo marcante, criativo, único, que chame a atenção das pessoas e que as faça lembrar da sua marca. 

Como se não bastasse, muitas pessoas empreendedoras pensam só em nomes de lojas que chamam a atenção e acabam se esquecendo dos desdobramentos que ele precisa ter em outros meios, como nas plataformas digitais. 

Se você ainda está “quebrando a cabeça” com esse assunto e não sabe por onde começar a sua escolha, não se preocupe. Nós temos algumas soluções que certamente irão lhe ajudar! 

Para auxiliar nesta jornada, aqui você irá encontrar: 

Continue acompanhando e descubra como sua criatividade pode ser parceira no momento de criar um nome de loja.

Afinal, tão importante quanto ter um bom nome de loja para começar, é garantir que ninguém vai usar ele na internet, não é? Registre seu domínio no UOL e tenha um lugar só seu online. 

Boa leitura!

Como criar um nome para loja e por que isso é importante?

Se você está se perguntando “como escolher um nome para a minha loja”, é porque sabe bem como esse diferencial é importante para se destacar da concorrência e para conquistar espaço no imaginário dos consumidores.

Milhões de empresas já foram criadas ao longo da história. Às vezes, temos a impressão de que as melhores ideias já foram todas usadas, você concorda?

Sabe aquela sensação de conhecer uma empresa nova, de surpreender-se com o seu nome e de pensar “como eu não tive essa ideia antes?”. Com um bom branding (gestão da marca de uma empresa), pode ser a vez da sua marca impressionar e cativar as pessoas! 

Como ponto de partida, tenha clareza sobre o que é o seu negócio, quais valores ele entrega ao público, como ele se aproxima dos consumidores e de que maneira os clientes o definiriam. 

Tendo isso em mente, siga o seu processo de criação com base nas seguintes etapas: 

Realize um Brainstorming

O Brainstorming é uma palavra em inglês, que se traduzida seria “tempestade de ideiais”.

Assim como o nome já diz, essa estratégia é utilizada com o objetivo de alcançar um resultado específico a partir de várias ideias, que no seu caso, seria como criar um nome de loja. 

Logo, essa tática pode ser perfeita para fortalecer sua marca, já que para utilizá-la é só seguir os seguintes caminhos:

  1. Em um papel ou documento online, escreva sua ideia de negócio no centro 
  2. Após isso, escreva todos os nomes que surjam no seu imaginário, sem questionar se é bom ou ruim
  3. Na sequência, analise os nomes que anotou
  4. Feito isso, risque os nomes que não possuem relação com a empresa que você deseja abrir
  5. Ao final, você terá poucos e bons nomes para utilizar no seu negócio

Aproveite para deixar anotado os nomes que sobraram, já que eles podem ser utilizados em outros momentos como lançamento de produtos, coleções e campanhas do seu negócio. 

Analise seu mercado e seus concorrentes

Após fazer o brainstorming, procure conhecer bem o tipo de produto ou serviço que seu negócio vai comercializar. 

Desse modo, será mais estratégico observar o mercado que sua empresa estará inserida, garantindo maior análise sobre seus concorrentes.

Logo, saber como se comporta seu nicho de mercado, pode facilitar não apenas a encontrar o melhor nome para seu negócio, mas a criar estratégias inteligentes para sua marca. 

Ou seja, se você quer abrir uma loja de roupas, que tal apresentar ao cliente qual a sua área de atuação logo no nome? Como por exemplo, “Veste Bem Modas”. 

Além disso, observar os nomes das lojas que fazem maior sucesso e aquelas pouco procuradas, pode facilitar que você encontre o melhor para seu negócio. 

Nesse sentido, procure realizar alguns processos, como:

  1. Listar lojas e empresas referências para o seu negócio
  2. Destacar quais marcas mais atrativas e diferenciadas
  3. Observar como o nome da empresa reforça sua presença no mercado
  4. Analisar se o nome interage com as estratégias de divulgação

Escolha um nome curto, mas marcante

Você já deve ter ouvido falar da Apple, Nike, Twitter e tantas outras marcas que em apenas uma palavra conseguem transmitir sensações aos consumidores, certo?

Esses nomes curtos, fáceis de memorizar e objetivos, costumam ficar na boca do povo e isso é a estratégia perfeita para quem está começando um negócio. 

Vale destacar ainda, que a vantagem do nome curto não interfere apenas na memorização, mas também na parte visual da sua loja virtual. Isso se dá pelo fato que nomes com poucos caracteres costumam se encaixar mais perfeitamente nas artes gráficas, como a logomarca. 

Portanto, pense em palavras que resumidamente transmitem a identidade do seu negócio ou ainda oferecem facilidade na memorização.

Verifique a disponibilidade do nome

Se você encontrou o nome perfeito para sua loja virtual, o próximo passo é verificar a disponibilidade dele na internet ou se já possui registro oficial. 

Aproveite os mecanismos de busca como o Google ou ainda as redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook para pesquisar o nome que você criou.

Outra opção é pesquisar nos registros governamentais, como por exemplo o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que pode apresentar também as marcas que não possuem presença digital.

Se encontrar outro negócio com o nome já presente na internet ou no INPI, não desanime, procure criar composições desse nome, por exemplo:

Digamos que você pensou no nome “Veste Bem Modas”, mas encontrou essa marca já registrada, então procure transformar para “Vestir Bem Modas”, “Bem Modas”, “Veste Bem”, “Bem Vestuários”, etc. 

Assim, a composição de palavras e a transformação delas pode ser uma ótima opção no momento de encontrar o nome para seu negócio.

O nome está criado, e agora?

Como você pôde ver logo acima, depois de descobrir como escolher um nome de loja, você precisa fazer uma boa pesquisa e consultar o INPI. O objetivo é confirmar que não existe nenhuma empresa que já se denomina como a sua. 

Feito isso, tem outro ponto muito importante que exige a sua atenção: hoje em dia, quase todo negócio precisa ter uma loja virtual, certo? Portanto, também é fundamental verificar se o domínio que você pretende usar com o seu nome está disponível.

Inclusive, existem marcas que nem são registradas, mas que têm um domínio próprio. Ou seja, não tem como fugir das duas etapas: 

  1. Comece checando se o nome escolhido está registrado 
  2. Depois não deixe de confirmar se não há nenhum domínio utilizando ele. 

A boa notícia é que fazer essa verificação é bem mais fácil do que criar um nome de loja. Basta acessar um site de registro, digitar o nome e ver se ele já tem algum dono. 

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Acompanhado do domínio, você pode conquistar ainda a hospedagem, que se feita numa plataforma segura e conhecida, vai manter seu negócio sempre aberto, 24h por dia, sete dias por semana. 

Dicas para criar o nome ideal para sua loja 

Seguiu todas as etapas que nós explicamos acima? Então anote as nossas dicas adicionais sobre o assunto! 

São sugestões breves, mas que irão tornar o processo de criar um nome de loja ainda mais prático e eficiente. Confira:

Agora que você já domina o assunto, que tal facilitar todo o processo? Sabia que existem algumas ferramentas que criam sugestões de nomes para o seu negócio? Continue acompanhando que nós vamos apresentar as melhores delas!

Ferramentas para ajudar a criar um nome para loja

Depois de acompanhar todas as dicas sobre como criar um nome de loja, muitos empreendedores ainda sentem dificuldades. Diante disso, será que vale a pena utilizar um gerador automático para facilitar essa tarefa?

A resposta depende. Na verdade, é válido sim usar esse tipo de ferramenta, só que não como único recurso. O ideal é encontrar boas sugestões e alguns insights adicionais nela

Assim, é só refinar as suas ideias e chegar a um nome definitivo. 

Separamos algumas sugestões para auxiliar nesse processo. Aproveite e descubra o nome da sua marca ainda hoje! 

1 – Máquina de Nomes

O site Máquina de Nomes oferece diferentes possibilidades de segmentação de negócios, facilitando que você encontre o nome perfeito.

É simples de usar, basta entrar no site, escolher o setor de sua empresa e clicar em gerar nomes. Feito isso é só verificar a disponibilidade do domínio e pronto. 

2 – Guru PME

Outra opção, parecida com a anterior, é o site Guru PME e para utilizá-lo também é simples:

Ao sugerir os nomes, a plataforma ainda mostra se o registro está disponível, facilitando sua jornada

3 – Novo negócio

O site Novo Negócio apresenta um post com alguns geradores de nome para diferentes segmentos, possibilitando a segmentação do nicho de atuação da sua empresa, gerando nomes a cada clique.

Na sua página inicial é possível encontrar três segmentos:

Com isso, você pode se inspirar e saber como criar um nome de loja rapidamente. 

4 – Nome.me

Já o site Nome.me, oferece diferentes opções para você encontrar o nome ideal para seu negócio, além de verificar disponibilidade, significados e outras variedades.

É mais completo e tem o objetivo de informar o conceito das palavras, garantindo que você encontre aquela que mais se relaciona com seus objetivos. 

5 – Name Station

Por fim, temos o Name Station, esse site em inglês que fornece a opção de utilizar seu nome pessoal e palavras que se relacionam com os objetivos do seu negócio, por exemplo “Regina Modas”.

Com base nisso, ele vai oferecer palavras em inglês, que podem ser traduzidas ou ainda utilizadas na língua inglesa, já que muitas marcas brasileiras também brincam com isso. 

Gostou das nossas dicas sobre como criar um nome de loja? Então não deixe de valorizar aquilo que você criou com tanto carinho para representar o seu negócio! 
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