Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Qual  a diferença entre domínio e hospedagem?

Para criar um site é essencial ter um domínio e uma hospedagem. Neste artigo te explicamos em detalhes cada um deles.

 Você já tentou criar um site e não soube por onde começar? Muito antes de escolher a plataforma de criação do seu site é essencial que você registre um domínio e contrate um serviço de hospedagem. 

Acredite, não é nenhum bicho de sete cabeças. Continua com a gente que ao fim desse artigo você vai estar apto para fazer a melhor decisão e colocar a mão na massa, combinado?

O que é domínio?

Registro de domínio é o endereço eletrônico do seu site, aquele nome que você digita no navegador para chegar em uma página da internet e, geralmente, vem depois do www, por exemplo: https://www.nomedasuaempresa.com.br.

Os domínios mais comuns no Brasil são terminados em br, mas existe uma infinidade de possibilidades dependendo da sua área de atuação e, claro, criatividade.

Se você é proprietário de um café, pode comprar um domínio com a extensão .cafe; se é advogado pode usar adv.br; se estiver iniciando a carreira de coach, pode comprar o domínio www.seunome.coach e por aí vai. 

Como registrar seu domínio?

Existem muitas registradoras de domínio. O ideal para iniciantes é escolher uma empresa que disponibilize o serviço de registro de domínio, hospedagem e criação de site em uma plataforma única. Isso vai te economizar muito tempo e facilitar sua vida.

Escolhido o provedor para adquirir seu domínio, é hora de pesquisar se o endereço que você deseja está disponível. Caso positivo é só fazer seu cadastro, efetuar o pagamento – que acontece anualmente ou a cada dois anos – e pronto! O domínio é seu pelo período escolhido.

Agora que você já tem seu domínio é hora de buscar por planos de hospedagem que atendam a sua demanda.

 

O que é hospedagem?

A hospedagem é como se fosse a casa que você aluga para seu site na internet e as fotos, textos e arquivos em geral são os móveis que você vai guardar dentro dessa casa.

 Todo site precisa de um provedor de hospedagem e é necessário saber sobre as possibilidades que existem no mercado para que você faça a melhor escolha. Então vamos falar sobre os dois tipos principais de host que atendem um negócio de pequeno e médio porte:

Qual a diferença entre hospedagem gratuita e paga?

Hospedagem Gratuita

Alguns provedores oferecem a opção de hospedar seu site gratuitamente. Essa é uma possibilidade viável para projetos pessoais e empresas muito pequenas que não esperam receber muitas visitas. 

Os pontos negativos desse formato são vários: geralmente o provedor colocar banners de outras empresas no seu site como forma de compensação pelo serviço; não existe uma forma rápida de contato com a empresa caso seu site tenha algum problema; muitos não são seguros e deixam seu site suscetível à invasões; e os recursos podem ser limitados.

Hospedagem Compartilhada 

Indicado para quem tem um site ou uma loja virtual de pequeno ou médio porte, os planos de hospedagem compartilhada são a maneira mais comum de ter uma hospedagem. 

Os planos geralmente são acessíveis; tem central de atendimento – o que garante seu site no ar 24 horas por dia e menos dor de cabeça -; e já possuem certificado SSL incluso, para assegurar a proteção e estabilidade do seu site.

Como contratar um servidor de hospedagem?

Agora que você já tem todas as informações necessárias para decidir entre hospedagem gratuita ou compartilhada é hora de escolher uma empresa que atenda suas expectativas e um plano que esteja de acordo com suas necessidades.

Confira nossa check-list  e considere os seguintes itens na hora de fechar negócio com o provedor de hospedagem.

Onde ficam os servidores da empresa?

Empresas com servidores no Brasil fornecem mais agilidade na conexão e garantem maior privacidade dos seus dados.

Quanta memória preciso? 

Memória é um dos recursos mais importantes para se considerar. Ela é responsável por acessar as informações armazenadas em seu site determinando assim quão rápido será o seu carregamento. 

Lembrando que um dos fatores mais importantes para os motores de pesquisa na hora de classificar seu site é a velocidade de carregamento dele.

Quanto de espaço em disco me atende?

Isso depende da quantidade de informações e tamanho dos arquivos você pretende colocar no seu site. Lembrando que a própria plataforma de criação de sites, plug-ins e atualizações também usam o espaço da sua hospedagem. 

Quantas contas de e-mail minha empresa precisa?

Se você for autônomo, apenas uma conta de e-mail pode ser suficiente. A partir do momento que você tem funcionários, é interessante que cada um tenha sua caixa de entrada de e-mail individual.

Quantos sites desejo hospedar?

Assim como no item anterior, depende de quantas empresas você gere e quantos sites deseja criar. Em geral, pequenas empresas possuem apenas um site.

A empresa tem suporte técnico especializado?

Esse é um dos itens mais importantes. Imagina que em uma data comemorativa como Natal ou Dia das Mães seu site simplesmente sai do ar! Seria um desespero, não é mesmo? Ter um número de telefone para ligar e profissionais capacitados para te atender 24 horas por dia, 7 dias por semana é essencial.

 A hospedagem fornece certificado SSL gratuito?

Você provavelmente está se perguntando… mas o que é um SSL? O termo vem do inglês Secure Socket Layer e permite que os visitantes do site e seu provedor de hospedagem possam trocar informações de forma segura. Isso garante que quando seu cliente digitar os dados do cartão de crédito dele em sua loja virtual, por exemplo, essas informações não sejam captadas por criminosos.

 

Se você chegou até aqui é porque tem real interesse em ter seu espaço na internet. Então vem com a gente conhecer o Criador de Sites do UOL. Clique na imagem abaixo e prepare-se para uma super experiência.