Qual a importância de fortalecer a marca do seu negócio?

Qual a importância de fortalecer a marca do seu negócio?

Você já se perguntou como a marca pode influenciar no sucesso do seu negócio? 

Existem diversos conceitos que podem explicar o que é uma marca e como ela pode ser criada e planejada para diferentes empreendedores. Se você quer conhecer mais a fundo e fortalecer sua marca, acompanhe este conteúdo que preparamos especialmente para você! 

Boa leitura.

Qual a definição de marca?

Entender o que é marca e como ela pode ser uma aliada para o fortalecimento de seu negócio é um importante passo para que sua empresa se destaque no mercado.

Pode-se dizer que a marca é a percepção e o relacionamento criado entre o consumidor em relação a um produto, serviço ou negócio

Em outras palavras, a definição de marca vai relacionar o logotipo de sua empresa, bem como símbolos em formato de desenhos, letras ou figuras e cores para criar maior identificação com o seu cliente

Contudo, existem duas definições importantes para fortalecer o que é a marca:

  1. Conceito jurídico

O conceito jurídico para definição da marca pontua que ela não é apenas símbolos para identificar um negócio, mas a relação que oferece de produtos e serviços ao cliente

Logo, fazer o registro de uma marca pode garantir maior proteção e segurança para os empreendedores, evitando plágios e ganhos indevidos sobre determinada empresa ou negócio por terceiros.

Por exemplo, você vai ao supermercado comprar seu shampoo favorito e encontra outros quatro com embalagem semelhante, adquire qualquer um deles e acaba não sendo o seu favorito.

Assim, o registro de marca vai garantir segurança ao negócio, sendo ele protegido por lei. Caso houver algum tipo de cópia de sua marca isso pode garantir a aplicação de processos. 

  1. A visão do marketing

Já no campo do marketing, o conceito de marca se relaciona com as estratégias criadas para tornar uma empresa ou negócio atrativo ao público

Ou seja, ela será definida através do nome, símbolos como desenhos, letras, figuras, cores e outros elementos que possam identificar qual é a empresa que está oferecendo o produto ou serviço.

Então, na visão do marketing, o fortalecimento da marca se dá ao tornar seus produtos ou serviços associados diretamente a quem produz. 

Afinal, a marca nesse sentido é muito mais do que a logomarca, cores ou símbolos utilizados por uma empresa, é a experiência, sensação, características e relacionamento que ela vai proporcionar aos clientes.

Quais são os componentes visuais de uma marca? 

Para criar maior relacionamento e identificação entre seu negócio e os clientes, é importante pensar na estratégia de marketing sobre alguns componentes visuais.

Para isso, elencamos os principais elementos de uma marca que podem ser aliados no crescimento e expansão de seu negócio.

Logotipo

O logotipo de uma marca está presente em toda a jornada do cliente, desde o acesso até o recebimento das compras. Dessa forma, ele deve representar a identidade visual do seu negócio, o que é sua marca, seus clientes e, principalmente, a cultura da empresa. 

Esse elemento gráfico deve trazer consigo os valores do seu negócio, criando maior relacionamento e atração com os consumidores

Existem diferentes caminhos para criar um logotipo, sendo que alguns apresentam a visão da empresa, outros que descrevem os serviços oferecidos, abreviações de palavras, abstratos e outros.

Cores

Para pensar as cores de sua marca é necessário saber quais são suas estratégias e objetivos com a empresa.  Por isso, vale pesquisar como as cores podem influenciar psicologicamente na decisão de compra ou acesso ao seu negócio.

Vale lembrar que diferentes marcas utilizam cores muito próximas, como por exemplo o ramo de alimentos. Se você observar as empresas de fast food, a maioria usa a cor vermelha em suas marcas, pois se relaciona com o sentimento de fome. 

Ícones ou símbolos

Outra opção para garantir o sucesso de sua marca é a utilização de ícones ou símbolos. Essa estratégia tem sido cada vez mais utilizada de modo a identificar uma empresa ou negócio com maior facilidade. 

Por exemplo, o passarinho do Twitter, a maçã com a mordida da Apple ou ainda o balão verde com o telefone dentro do WhatsApp

Já no caso dos símbolos, podemos pensar no crocodilo que representa a marca de roupas, perfumes e sapatos Lacoste. Ou seja, compactar a identidade visual de sua marca através de um ícone ou símbolo pode ser algo muito interessante, pois cria uma leitura dinâmica para os seus consumidores. 

Tipografia 

A tipografia é a fonte utilizada para escrever o nome de sua empresa. Geralmente é uma ótima opção para criar uma identificação única da marca, principalmente para empresas que estão começando. 

Assim, utilizar a tipografia em nomes exclusivos ou sem um significado direto, pode garantir maior identificação da sua marca e assim atrair clientes.

Podemos pensar nos casos do Google, CNN, Rolex e tantas outras que apresentam apenas a palavra em seu logotipo.  

O que significa fortalecer a marca?

Com tantas opções de componentes visuais, é necessário criar estratégias ainda maiores para fortalecer a marca. Sendo assim, esse fortalecimento diz respeito ao diferencial que sua marca vai oferecer para os consumidores, que estão cada vez mais exigentes e procurando se identificar com as empresas. 

Por isso, uma marca que traga em sua concepção a visão, cultura, missão e valores tem tudo para criar um relacionamento mais direto com seus clientes

Basicamente, são dois pilares para fortalecer a marca: pesquisa e alinhamento. Essa estratégia começa de dentro para fora de uma empresa, visando identificar seu público e como alinhar sua marca diante das demandas.

Assim, depois de conhecer o mercado, o seu nicho e, principalmente, como os clientes procuram resolver os problemas deles utilizando os seus produtos e/ou serviços será mais fácil criar conexões com esse público.

Por que esse passo é importante para o negócio?

É cada dia mais comum os clientes procuram marcas que se relacionam com seus desejos. Por isso, criar atração vem se tornando o melhor caminho para uma venda.

Dessa forma, se sua marca tiver esse valor reconhecido no mercado, vai atrair bons clientes e principalmente funcionários dispostos a crescer com seu negócio. 

Por isso, uma marca fortalecida pode ser identificada com maior facilidade, garantindo credibilidade, segurança e, em consequência, expandir suas vendas. 

Por fim, vale destacar que uma marca reconhecida e valorizada no mercado sempre vai apresentar liderança entre a concorrência e principalmente garantir a facilidade na gestão de seus produtos e serviços. Portanto, ter uma marca fortalecida vai entregar um diferencial estratégico ao seu negócio.