Aprender

5 dicas de livros para empreendedores iniciantes começarem com sucesso!

4 Mins read

Você sabia que a leitura além de ser um momento de lazer, pode ser uma importante aliada no crescimento e expansão do seu negócio? Afinal, existem diferentes livros disponíveis no mercado sobre empreendedorismo. 

Além disso, o hábito da leitura pode trazer conhecimento, melhorar o vocabulário, diminuir o estresse e preservar a memória, além de muitas outras vantagens que podem garantir diferentes estímulos para nossa mente. 

Assim, precisamos celebrar o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, pensando nisso separamos especialmente pra você que é empreendedor 5 dicas de livros que podem auxiliar na sua jornada. Aproveite cada um deles e tenha uma ótima leitura!

Os melhores livros para empreendedores

Você está prestes a se aprofundar no mundo da leitura, esse lugar tão importante para quem gosta de aprender e se capacitar. 

Os livros para empreendedores iniciantes são ótimas oportunidades para decidir caminhos a serem seguidos e, principalmente, facilitar o seu entendimento sobre o universo empresarial. 

Afinal, o ato de aprender deve estar aliado à sua caminhada se você quer se destacar da concorrência, criar um diferencial competitivo de sua marca e alcançar o sucesso.

Todos os livros que separamos possuem conteúdos em diferentes áreas do empreendedorismo, por isso aproveite para escolher aqueles que mais se relacionam com a realidade do seu negócio. 

1 – Pai Rico Pai Pobre

A primeira dica de livro é Pai Rico Pai Pobre, escrito pelos autores Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, lançado há 23 anos mas ainda muito atual! 

Ele é ideal para quem busca empreender e conquistar a independência financeira, apresentando ao leitor a tese de que possuir os meios de produção pode ser perfeito para essa conquista. 

Além disso, os autores abordam questões do universo de empresários que conquistaram o sucesso através de seus negócios e pontuam como a educação financeira pode ser aliada nesse processo. 

Para quem quer aprender a lidar com dinheiro esse livro é perfeito já que vai aprofundar nas temáticas de saúde financeira, importância do estudo contínuo, aproveitamento do tempo e a necessidade de investir sem medo

2 – O Jeito Disney de Encantar Clientes

Agora se o seu objetivo é encantar a clientela, garantindo a melhor experiência com o seu negócio, você precisa conhecer o livro O Jeito Disney de Encantar Clientes

Lançado no ano de 2017 com autoria de Michael D. Eisner e produção do Disney Institute, esse é um dos livros para empreendedores mais procurado, já que aborda alguns processos internos do parque de diversões mais famosos do mundo e de que forma ele encanta seu público.  

Nele você vai encontrar pontos interessantes sobre a importância da fidelização de seus clientes, além de abordar como é preciso trabalhar visando a qualidade de dentro para fora do seu negócio.

Outra abordagem presente no livro é o fato de que a organização do seu negócio precisa ser a base dele, para que assim, as expectativas de seus clientes sejam sanadas com rapidez e agilidade. Além disso, a obra ressalta que a concorrência é muito mais importante do que se imagina, sendo parte fundamental na evolução da marca.

Tudo isso aliado à história do criador da Disney que através dos obstáculos conquistou seu sucesso. Ficou curioso? Aproveite essa obra para se inspirar e atrair ainda mais seus consumidores.

3 – O Poder do Hábito

O livro O Poder do Hábito é de autoria do Charles Duhigg. A obra visa apresentar ao leitor os diferentes hábitos dos consumidores, trazendo diversas reflexões.

Através desse livro você vai poder identificar como suas escolhas podem interferir na sua vida, principalmente quando elas se tornam um hábito, que atua no nosso dia a dia sem ao menos percebermos. 

Com isso, o autor vai apresentar a importância da rotina para que possamos transformar hábitos. Se você é um empreendedor ou busca essa carreira, planejar sua rotina pode ser perfeito para o seu sucesso. 

Além disso, você vai encontrar reflexões de que o hábito pode ser mudado a qualquer momento a partir da sua força de vontade. Portanto, se você está querendo tomar decisões que possam interferir na sua caminhada, esse livro vai te ajudar nisso. 

4 – Como o Google Funciona

Que o Google é uma potência e um negócio de sucesso isso todo mundo sabe, mas quais são os segredos por trás dessa empresa tão relevante?

Se você está buscando livros para empreendedores, a obra Como o Google Funciona de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg traz relatos de como foi desenvolvida essa gigante da internet. 

Ainda que sua empresa não atue com tecnologia, esse livro será importante para você perceber que o sucesso se faz com organização e “Criativos Inteligentes”, que são as palavras utilizadas no texto para descrever simplesmente as pessoas. 

Inclusive, a base da obra é focada nas pessoas, já que para os autores que atuaram no desenvolvimento e crescimento do Google, elas são a chave de virada do seu negócio se possuírem características como criatividade, conhecimento técnico e noção de mercado. 

Com isso, você vai encontrar aspectos mais profundos sobre a importância dos valores, da cultura organizacional e das estratégias de inovação que fizeram do Google uma das maiores empresas do mundo. 

5 – Seu Sonho tem Futuro

Por fim, temos a obra Seu Sonho tem Futuro, da criadora do Kickante, Candice Pascoal, de 2017. 

A fundadora da maior plataforma de arrecadação de dinheiro online do Brasil, apresenta em seu livro como tirar projetos do papel em até 6 meses, realizando assim o sonho de empreender. 

Com isso, são abordadas ferramentas e dicas para que os empreendedores possam organizar seu negócio, desde o lançamento até a conquista do sucesso, de modo prático e didático. 

Além disso, a autora apresenta cases de sucesso, responde dúvidas e indica caminhos para a conquista do negócio próprio de forma leve, prática e com ideias inovadoras de organização da rotina. Vale a leitura!

Se você gostou desses livros que separamos para você que é empreendedor iniciante e acredita na leitura como ferramenta para o crescimento da sua empresa, continue buscando novas referências que vão facilitar a sua jornada.
Quer mais? O UOL Meu Negócio preparou uma lista com os livros de cabeceira de 10 empreendedores de sucesso! Acesse agora mesmo e se inspire em outros profissionais que utilizam da leitura como parceira para crescer no mundo dos negócios.

Related posts
Aprender

Fórum E-commerce Brasil 2023: os maiores destaques do evento

4 Mins read
No cenário em constante evolução do comércio eletrônico, um evento se destaca como um farol de conhecimento e inovação: o Fórum E-Commerce…
Aprender

Adequação à LGPD: quais as diferenças para micro e pequenas empresas?

4 Mins read
Você já ouviu falar em LGPD? A Lei Geral de Proteção de Dados foi criada para dar mais segurança aos dados dos…
AprenderEmpreendedorismo

PDCA: Entenda mais dessa metodologia de gestão

4 Mins read
Imprevistos fazem parte da rotina de todo empreendedor. Se você ainda vai ingressar no universo das vendas, é bom ficar por dentro…