Entender a concorrência te ajuda a se destacar como fotógrafo!
Qual o seu primeiro sentimento quando pensa em seus concorrentes? Raiva? Medo? Desdém? Geralmente são sensações negativas que vêm à mente nesse momento. Mas, será que a concorrência existe apenas para prejudicar você enquanto profissional? Será que não dá para aprender nada com ela? Realmente é preciso derrubá-la a todo custo?
Se você respondeu “sim” para essas três perguntas, infelizmente você está errado. Profissionais e empresas maduras sabem que a concorrência não é simplesmente um inimigo que você precisa derrotar. Eles aprendem a lidar com os negócios que prestam serviços parecidos e estudar de perto suas fraquezas e forças para melhorar o próprio negócio.
Quer descobrir como fazer isso? Então continue lendo porque vamos te ensinar como lidar com a concorrência e fortalecer a sua empresa de fotografia!
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Quem são seus concorrentes de verdade?
O primeiro passo para aprender a lidar com a concorrência é conhecê-la. Chamamos de concorrentes diretos as empresas e os profissionais que atendem o mesmo público, oferecem os mesmos serviços, cobram valores semelhantes e são, em vários outros aspectos, muito parecidas com você.
Isso significa que se você é um empreendedor que atua sozinho e atende o público das classes C e D, não precisa considerar uma grande empresa de fotografia que vende para pessoas de classe A como sua concorrente direta. O foco dessa grande companhia não é o mesmo que o seu e o seu público dificilmente vai contratá-los.
Isso já diminui bastante a sua lista, não é mesmo?
Dar atenção às empresas que realmente estão concorrendo com você e estudá-las de perto te garante mais foco na sua relação com a concorrência e é fundamental para os próximos passos que veremos a seguir.
Como lidar com a concorrência
Pouquíssimas empresas podem dizer que não têm nenhum concorrente. Falando especificamente em mercado fotográfico, é praticamente impossível encontrar um fotógrafo ou empresa de fotografia que não tenha de lidar com a concorrência. Mas, como já dissemos, isso não precisa ser necessariamente algo ruim.
A concorrência sempre vai existir, mas o que vai determinar o seu sucesso frente a ela é a forma de lidar com esses outros negócios que estão no mesmo mercado que você. Para isso, você deve:
1) Estar ciente sobre a concorrência desde o planejamento: antes de se lançar no mercado como profissional ou abrir o seu negócio de foto, é preciso sondar quem serão os seus concorrentes. Assim, você estará mais bem preparado para lidar com eles no dia a dia.
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2) Estar seguro sobre os seus pontos fortes: todas as empresas têm pontos fracos e fortes, e sabendo no que você é bom, ficará muito mais fácil lidar com os concorrentes. Por exemplo, se você sabe que oferece um serviço mais completo e de melhor qualidade do que a concorrente A, dificilmente vai se abalar se ela reduzir os preços. Confiança, nesse sentido, é tudo!
3) Observar os pontos fracos do concorrente: você deve manter os seus parceiros perto e os seus concorrentes mais perto ainda! É dessa forma que você vai perceber o que eles fazem bem e detectar os pontos fracos que você pode explorar para melhorar ainda mais os seus próprios serviços. Se perceber que um concorrente demora demais para entregar as fotografias dos clientes, por exemplo, você pode criar um serviço expresso, que envia as imagens em tempo recorde e se destacar das outras empresas.
4) Evitar guerras de preços: só porque outro fotógrafo está fazendo uma promoção, você sente que deve fazer também? Pois saiba que isso não é o mais indicado. Quando você está seguro sobre a forma como precificou os seus serviços, não deve deixar que os valores da concorrência te estimulem a questioná-los ou reduzi-los. Afinal, você não sabe se o fotógrafo concorrente está liquidando tudo porque está saindo da área, por exemplo, ou se é porque simplesmente não tem noção dos preços.
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5) Agir com integridade: há espaço para todo mundo no setor da fotografia e, apesar de ser um mercado bastante competitivo, você não deve deixar que a concorrência te faça questionar os seus princípios éticos e agir em desacordo com o que você acredita ser correto. Acima de tudo, mantenha-se íntegro, honesto, ético e não arrisque a sua reputação por causa de um negócio que não é seu.