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Como melhorar a produtividade com o Excel?

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Como melhorar a produtividade com o Excel?

Mesmo com a evolução constante da tecnologia e de inúmeras ferramentas de trabalho, o Microsoft Excel está presente no ambiente corporativo há quase quatro décadas. Mas o que faz com que ele seja um dos recursos mais utilizados por profissionais de diferentes áreas?

Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca usou o programa, seja para criar ou para consultar um arquivo. É ou não é verdade? Por isso, não basta só saber o que é o Excel sem compreender por que ele é um aliado poderoso. Entre seus principais atributos, estão:

  • Organizar dados em tabelas;
  • Criar gráficos;
  • Fazer cálculos matemáticos;
  • Banco de dados;
  • E uma lista extensa que compreende 68 funcionalidades!

Ou seja, trata-se de um recurso bem completo —  com automatizações que facilitam o dia a dia — e versátil. Mesmo pertencendo ao sistema operacional Microsoft Windows, o Office 365 possui planos que incluem versões compatíveis com o Mac. O programa também funciona em dispositivos móveis (como Windows Phone, iOS e Android). 

A função do Microsoft Excel é, portanto, otimizar o trabalho, organizar a gestão e colaborar com a visão estratégica nas tomadas de decisão. E se você quer saber como utilizá-lo da melhor forma, está no lugar certo! 

Aproveite dicas excelentes e aumente a performance da sua empresa com o programa!  

Microsoft Excel: 5 dicas para melhorar a produtividade

Preparamos algumas sugestões para que você saiba como melhorar o desempenho no Excel. São algumas práticas para elevar o nível das suas análises e torná-las ainda mais eficientes! Confira nos tópicos a seguir.  

1. Use tabelas dinâmicas

Se você precisa classificar dados ou apresentar um relatório, as tabelas dinâmicas representam um modo rápido e bem visual para cumprir essa tarefa. Para fazer isso, basta:

  • Selecionar uma célula que contenha dados a serem analisados;
  • Acessar a guia “Inserir”;
  • Clicar em “Tabela Dinâmica”. 

O Excel vai disponibilizar modelos de linha, pizza, coluna, entre outros. Escolha a opção que se enquadra melhor à sua necessidade, e pronto!    

2. Utilize o preenchimento automático

Você sabia que pode agilizar a digitação com o preenchimento automático? Essa é uma dica que também ajuda a reduzir possíveis erros na entrada de dados. 

É só selecionar uma célula, clicar no canto inferior direito dela e arrastar o cursor na direção que você quiser. Recorra a essa facilidade quando você tiver que aplicar a mesma formatação e cores às células, ou ainda quando houver valores iguais a serem preenchidos.

Esse truque também serve para sequências lógicas, como na ilustração a seguir:

3. Aplique a formatação condicional

A formatação condicional no Excel serve para destacar com cores diferentes padrões identificados, principalmente quando você lida com um grande volume de dados

Basta selecionar todo o espaço que deverá ser analisado e depois clicar no ícone de “Formatação Condicional” no menu de topo. O programa irá apresentar uma lista de regras possíveis e você poderá escolher a condição desejada. 

 4. Conheça os atalhos 

Você sabia que o Microsoft Excel possui uma média de 150 atalhos? É claro que você não precisa decorar todos de uma só vez, mas o uso constante do programa vai fazer com que isso ocorra naturalmente ao longo do tempo. 

Para conhecer alguns dos mais relevantes, continue a leitura! Vamos voltar a esse assunto em um tópico mais adiante. 

5. Use gráficos em cascata

Se você sabe como fazer gráficos no Excel e utiliza esse recurso com frequência, preste atenção nesta dica! Os gráficos em cascata (também chamados de gráficos de ponte) mostram variações de dados ao longo do tempo, e ajudam a visualização de totais parciais.

Para aplicá-lo, faça o seguinte:

  • Selecione o conjunto de dados;
  • Clique no menu “Inserir”;
  • depois, em “Gráficos Recomendados”;
  • Em “Todos os Gráficos”, escolha “Cascata”. 

Veja o exemplo abaixo:

A visualização fica muito melhor e colabora com análises comparativas, não é mesmo? E podemos avançar ainda mais em alguns macetes para elevarmos o desempenho com o Excel

Use todo o potencial do Excel ao seu favor

Vamos a mais dicas para saber como fazer uma performance no Excel de dar inveja? Então, confira algumas recomendações para obter mais velocidade durante o uso da ferramenta.

 Dicas de atalhos 

Para otimizar a produtividade, aposte nas combinações de teclas e economize seu tempo com atalhos! Alguns deles são:

  • Ctrl+1 – Abre a caixa de formatação de células;
  • Ctrl+Home / Ctrl+End – Leva a seleção da célula para o início ou final da planilha;
  • Ctrl+Setas – Move a seleção da célula para o extremo da direção do conteúdo;
  • Ctrl+L – Localiza conteúdo nas células;
  • Ctrl+(menos) – Exclui célula/coluna/linha;
  • Ctrl+(mais) – Adiciona célula/coluna/linha;
  • Shift+Barra de espaço – Seleciona a linha toda;
  • Ctrl+Barra de espaço – Seleciona a coluna toda;
  • Shift+F3 – Inserir uma função.

Conforme já falamos anteriormente, há muitos atalhos no Excel, e você vai conseguir memorizá-los com a prática e a frequência de acesso!

Dicas de fórmulas 

Com conhecimento sobre algumas fórmulas do Microsoft Excel, você certamente fará um uso mais produtivo da ferramenta. Digite-as no campo de preenchimento que aparece logo acima da planilha ou diretamente em uma célula, conforme as demonstrações abaixo.

  • “=SOMA(intervalo de células)”:
  • “=MÉDIA(intervalo)”:
  • “=ARRED(célula; número de dígitos)”:

Os exemplos acima são apenas alguns dos que você pode aplicar. Existem outras fórmulas que você pode buscar de acordo com os objetivos das suas análises.

Dica de copie e cole

O famoso “Ctrl+C” e “Ctrl+V” também é válido para o programa, e o mais legal é que esse artifício cumpre a função de replicar junto as fórmulas das células selecionadas. O mesmo vale para tabelas inteiras, o que facilita muito o trabalho!

(h3) Dica de pincel de formatação

É possível copiar e colar apenas as configurações que você fez em uma ou mais células. Com o pincel de formatação, você não precisa gastar tempo novamente para repetir as fórmulas, cores se tiver que replicar as mesmas opções feitas anteriormente.

Com tudo o que mostramos até aqui, fica evidente o quanto seu empreendimento tem a ganhar com o uso do Microsoft Excel. Só poderia ficar melhor se você conseguisse modelos prontos de planilha, certo? Bom, veja o que preparamos para você na sequência!

Conheça alguns materiais da UOL Meu Negócio no Excel

Vamos colocar a mão na massa com modelos gratuitos de planilha? Olha só o que você pode encontrar por aqui:

Agora, sabendo de tudo que o Microsoft Excel tem a oferecer, que tal rodar planilhas com muito mais eficiência? Conheça os planos do Pacote Office 365 e contrate a melhor opção para sua empresa!

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