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Como preparar o seu negócio para a Copa do Mundo de 2022

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A bola vai rolar só lá no Catar, mas as oportunidades de vendas geradas pela Copa do Mundo tem efeitos bem positivos aqui no Brasil!

Você está ansioso para o Mundial de 2022? Isso é ótimo! Principalmente se você for empreendedor. Isso porque o evento que acontece a cada quatro anos, costuma mobilizar os consumidores e movimentar o comércio.

Portanto, prepare-se desde já! Faltando menos de 1 mês para o início dos jogos, o momento é ideal para fisgar o consumidor que quer decorar a casa, o ambiente de trabalho, ou deseja adquirir eletroeletrônicos para assistir aos jogos com maior conforto, por exemplo.

Além disso, a data é oportuna para aquecer seu negócio para as vendas de fim de ano. Isso mesmo, não esqueça que o Natal, uma das datas mais importantes para o comércio, está quase batendo na porta. 

Diante da relevância da Copa do Mundo, a sua loja física ou e-commerce precisa de muita criatividade e inovação para aproveitar da melhor forma o evento.

Preparado? Se ainda não, o UOL Meu Negócio vai dar uma ajudinha para você atrair mais clientes e não perder essa excelente oportunidade de vendas!

Separamos algumas dicas valiosas para o seu negócio alavancar na Copa do Mundo de 2022

Anote essa data na sua agenda: 20 de novembro de 2022. É quando inicia a contagem regressiva para conhecermos quem levantará a taça da Copa do Mundo. O evento, que neste ano ocorre no Catar, promete agitar os quatro cantos do planeta.

Quem estiver em campo, vai precisar suar a camisa para ocupar o ponto mais alto do pódio. Mas e você, vai ficar apenas na torcida? Se você trabalha com vendas, o UOL Meu Negócio tem uma dica de ouro para a sua marca.

Seja no online ou no presencial, o período que antecede a Copa do Mundo é perfeito para você alavancar e muito a venda dos seus produtos!

Daí você pode estar se perguntando: qual o melhor momento para começar o meu planejamento? É agora!

Um bom começo é pesquisar o que está sendo feito pela concorrência. Observe os produtos mais ofertados, os que são pouco encontrados (e que podem ser um ótimo nicho para suas vendas), bem como os preços e as promoções que estão em jogo.

Realizar uma previsão de faturamento também é importante para mensurar o que precisa ser colocado em prática no planejamento. Assim, você consegue estabelecer uma projeção de aumento de vendas e os canais de atendimento que vai utilizar.

Quer saber outras dicas para competir de igual para igual?

Separamos 5 práticas que deixarão seu negócio preparado para a Copa do Mundo de 2022. Acompanhe!

1 – Realize um planejamento com antecedência e específico para a data

Liste tudo o que precisa ser resolvido com antecedência. Por exemplo, você já tem uma ideia dos novos produtos que entrarão no estoque?

A Copa do Mundo exige que você solicite pedidos específicos aos fornecedores. Portanto, é preciso se planejar para não perder o prazo e ficar com mercadoria encalhada no estoque.

Além disso, é fundamental pensar em anúncios atrativos e promoções que podem atrair novos consumidores! 

2 – Crie ações promocionais

Falando em promoção, aproveite o momento de alegria e otimismo para colocar a sua criatividade em prática. Que tal planejar descontos especiais caso o Brasil vença os jogos ou, quem sabe, coloque as mãos na tão sonhada taça?

Outra boa opção para cativar o público é realizar sorteios. Por exemplo, caso o cliente acerte o maior número de resultados nos jogos, leva um produto de graça!

Mas atenção, é bom lembrar que as comunicações que remetem à marca da Copa do Mundo ou marcas licenciadas pela FIFA podem ser notificadas. Portanto, tenha cuidado com a questão dos direitos autorais!

3 – Faça layouts exclusivos no seu e-commerce

É comum que as lojas físicas se vistam de verde e amarelo durante o evento. Mas não é porque o seu negócio é virtual que você vai ficar de fora dessa moda.

Use o tema do torneio em seus anúncios e canais de venda para criar uma conexão maior com o público e, como consequência, conquistar mais vendas! É a hora certa para usar a criatividade e deixar seu ambiente virtual ainda mais atrativo.

Mas lembre-se: certos elementos, como nomes, símbolos e até fontes, têm direito de uso exclusivo da FIFA. Para saber quais regras precisam ser obedecidas, recomendamos a leitura do “Guia de Propriedade Intelectual da FIFA”. 

4 – Prepare e organize o seu estoque 

Administrar a falta ou excesso de mercadorias é sempre um desafio para o empreendedor. Por isso, o seu planejamento deve levar em conta o controle do estoque, com o auxílio de um sistema eficiente de gestão.

Assim, você identifica com facilidade a quantidade de mercadorias, quais foram as entradas e as saídas do seu estoque, e quando será necessário entrar em contato com o fornecedor. Tudo de maneira automática e assertiva!

Não esqueça que a Copa do Mundo é um período de forte movimento no comércio – tanto para quem vende quanto para quem fornece -, ou seja, você precisa suprir as demandas do mercado e garantir que o seu fornecedor cumprirá com os prazos.

5 – Invista em variar nos produtos

Uma excelente alternativa para atrair mais clientes é oferecer produtos variados. Portanto, por mais que a sua torcida seja do Brasil, não se apegue apenas aos itens com as cores da nossa bandeira.

Experimente vender produtos com outras cores, que remetem as outras seleções. Como a Copa do Mundo é um evento que atinge diversos públicos, criar produtos personalizados também pode aumentar significativamente suas vendas!

O que o cliente está buscando nesta época?

As propagandas começam a tomar conta da TV e das redes sociais, as lojas começam a ficar decoradas com a temática do futebol e, aos poucos, o consumidor vai sendo contagiado pelo clima da Copa do Mundo.

Portanto, é fundamental entender o que mais desperta o interesse do consumidor que deseja comprar algo. E claro, também é preciso considerar que muitas pessoas planejam adquirir produtos na Black Friday como preparação para o Mundial do Catar.

Um estudo da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), mostrou que 73% das pessoas entrevistadas pretendem fazer compras durante a Copa do Mundo.

De acordo com o levantamento, o setor de vestuário e calçados deve ser o maior beneficiado nesse período. Já a categoria de eletrônicos vem na sequência, já que a transmissão dos jogos incentiva a compra de novos aparelhos.

Já uma pesquisa do site “Reclame Aqui”, revelou que o consumo do brasileiro deve se concentrar nos eletrodomésticos e eletroportáteis, eletrônicos, móveis, roupas e artigos esportivos, alimentos, bebidas e itens de decoração.

Qual o impacto da Copa para o seu negócio? Por que investir nesta data?

A reta final do ano já costuma ser bem aquecida para o comércio, já que no fim de novembro chega a Black Friday e, na sequência, começam os preparativos para as vendas de Natal.

Agora, imagine unir esses super eventos com uma Copa do Mundo? O resultado não poderia ser mais positivo para o seu negócio. Pense bem, o primeiro jogo do Brasil será no dia 24 de novembro, um dia antes da sexta-feira de ofertas!

Com datas especiais tão próximas, você poderá interagir, nutrir e manter um relacionamento mais próximo com o consumidor. O que isso significa? Que a sua marca tem, pelo menos, um mês inteirinho com ótimas oportunidades de negócios.

Gostou do conteúdo? Então é hora de colocar todas essas dicas em prática!

Se você ainda não conta com um ambiente virtual para expor seus produtos, o UOL Meu Negócio tem a solução para as suas vendas. Acesse hoje mesmo a nossa plataforma e conheça os benefícios de ter uma Loja VirtUOL!

Escolha um plano que cabe no seu bolso, e aproveite para faturar com as demandas da Black Friday, da Copa do Mundo e até do Natal.

Aproveite que ainda dá tempo!

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