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Como realizar um backup de dados corretamente no seu Cloud

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Empreender é um desafio e tanto, e se você resolveu vender por meio de uma loja virtual, provavelmente irá se deparar com alguns imprevistos. Não estranhe, um dia nunca será igual ao outro, e os problemas fazem parte da rotina. 

Mas, sabendo como contorná-los, a sua experiência de vendas tem tudo para ser um sucesso!

Diante de uma rotina que envolve logística, relacionamento com os consumidores e pedidos para fornecedores, é essencial ter o auxílio de ferramentas que otimizam o tempo e garantem maior segurança a todos os processos. Você já ouviu falar do backup de dados?

É o backup que será responsável por guardar os dados da sua empresa em um lugar seguro, como na nuvem, por exemplo. Através da tecnologia de Cloud Computing, todos os seus documentos – sejam eles relatórios, arquivos, bancos de dados, entre outros –, ganham uma cópia de segurança na internet.

Dessa forma, você empreende com mais tranquilidade e evita que qualquer tipo de incidente possa causar a perda dos dados da sua empresa!

Quer entender a importância de contar com um backup em nuvem? Então reserve apenas 5 minutos para fazer a leitura deste conteúdo!

Por que realizar um backup de dados é importante?

Já pensou se todas as informações do seu negócio acabam parando em mãos erradas? E mais, imagine se por um descuido os seus dados são perdidos e o seu site fica fora do ar? Com certeza as suas vendas seriam bem impactadas e a sua dor de cabeça seria enorme, concorda?

Por isso, pensar em um backup de dados é extremamente necessário para o seu negócio não ter prejuízos e você só se preocupar em vender!

Com o backup na nuvem os dados da sua empresa são armazenados em servidores seguros, com medidas especiais que protegem as informações.

Qual a diferença em fazer backup de dados no Cloud?

Lembra quando a tecnologia das câmeras fotográficas evoluiu? Com as máquinas digitais, tivemos a possibilidade de registrar várias fotos de uma só vez! Mas, se essa novidade trouxe vantagens, por outro lado também trouxe outra questão: onde guardar tantos arquivos de forma segura e confiável?

No início, muitas pessoas recorriam aos pen drives, um meio físico que apesar de ter uma boa capacidade de armazenamento, também estava vulnerável a vários problemas, como a ação do tempo ou falhas de compatibilidade com equipamentos, por exemplo.

Depois, surgiu a possibilidade do usuário armazenar os seus arquivos na nuvem, ou seja, em drives que existem apenas no meio virtual e estão livres dos problemas do mundo físico. 

Consegue perceber a importância de contar com uma grande “gaveta” na nuvem?

Assim, o backup de dados na nuvem dispensa o uso de discos ou unidades de rede. Você terá a garantia de que os seus arquivos estão armazenados em local seguro e poderá acessá-los de forma remota, a partir de qualquer máquina e de qualquer lugar do mundo!

É seguro fazer backup na nuvem?

O backup em nuvem é uma das soluções mais seguras para empreendedores que buscam armazenamento seguro para seus dados. Mas claro, é fundamental ter alguns cuidados básicos para manter essa segurança sempre em dia.

Entre esses cuidados estão a criptografia, uma funcionalidade que transforma as informações em elementos ilegíveis, além de permitir a definição de uma senha que garante que somente você (ou quem tiver acesso a chave) possa restaurar os dados armazenados na nuvem.

É recomendado ter outras cautelas em relação ao uso do backup na nuvem. Para saber quais são eles, não deixe de acompanhar os próximos tópicos!

E se você ainda não colocou a sua empresa na nuvem, não deixe de ler um conteúdo especial que separamos para você:

>> Leia mais: Cloud Computing: como trazer sua empresa para a nuvem?

Onde é realizado o backup em nuvem?

Como já citamos, o backup em nuvem proporciona uma segurança maior aos dados do seu negócio. Além de garantir que eles estejam atualizados, também possibilita uma melhor acessibilidade, mesmo que você esteja do outro lado do planeta.

Isso só é possível graças aos servidores remotos, que abrigam essas informações. Ou seja, são esses servidores remotos que servem como uma “casa” para os seus dados, permitindo que você tenha acesso ao backup a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel!

Os benefícios backup de dados no cloud para a sua empresa

Se você ainda não se convenceu que o backup de dados no cloud é uma excelente opção para os seus arquivos, o UOL Meu Negócio vai mostrar bons motivos para você inserir essa funcionalidade no seu negócio:

  • O backup no cloud é escalável, você pode solicitar mais espaço sempre que desejar
  • Diminui os custos e evita a complexidade de cópias feitas em servidores físicos
  • Está sempre disponível quando você precisar ter acesso as informações
  • Menos suscetível às falhas técnicas e humanas
  • Caso ocorra algum ataque, o backup no cloud dá mais agilidade ao processo de restauração dos arquivos.

Dicas de como fazer um backup de dados em Cloud da forma correta

Quer saber na prática como fazer um bom backup na nuvem? Separamos algumas dicas preciosas para você empreender com mais segurança. Acompanhe!

Primeiro, é importante listar o que de fato precisa de armazenamento. Assim, você evita desperdício na nuvem e paga apenas pelo o que vai usar. 

Lembra quando falamos em criptografia? Pois bem, também é recomendado que você  utilize uma senha criptografada para proteger os dados e garantir o sigilo das informações.

Outra dica valiosa tem relação com os testes de restauração. Através deles você pode realizar testes de upload de dados e restauração de arquivos. Assim, você consegue avaliar se algum dado foi corrompido durante o backup. Também não deixe de ter uma rotina de análise, garantindo a presença dos arquivos e diretórios certos na lista de backup.

Por fim, não esqueça de filtrar arquivos desnecessários, que além de não serem importantes para a operação do seu negócio, também ocupam espaço na cota de backup!

Como fazer um backup de dados para transferir suas informações para a nuvem

Quer salvar os seus dados na nuvem e garantir a segurança das suas informações? Isso pode ser realizado com o backup em cloud! Para saber como implementar essa tecnologia na sua empresa, você pode contar com o auxílio do UOL Meu Negócio!

Vamos trazer aqui duas ótimas opções de serviços para você salvar os seus dados na nuvem. Um deles é o Backup do Windows Server, que utiliza o Exchange Server para sincronizar contatos, tarefas, arquivos e e-mails com a maioria dos dispositivos móveis.

Além do serviço da Microsoft, você também pode armazenar backups de um Servidor Dedicado ou VPS no Google Drive. Para isso, você utilizará o Google Cloud Plataform, portanto, é preciso que você tenha uma conta no Google Drive com armazenamento que comporte um backup do seu servidor.

Com os seus dados devidamente salvos, você estará pronto(a) para experimentar as funcionalidades do nosso UOL Cloud Computing, uma incrível ferramenta com transferência ilimitada, planos flexíveis e melhor custo-benefício do mercado. 

Não espere mais para ter o seu próprio backup na nuvem, o seu próximo passo é acessar o nosso site e escolher o plano que mais combina com a sua empresa. Aproveite!

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