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Dicas de como se preparar para a Black Friday em 2024

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Não saber como se preparar para a Black Friday é uma das dores mais comuns dos empreendedores no Brasil, que precisam se planejar para atender aos clientes cada vez mais exigentes nesse período. Neste conteúdo separamos desde as áreas que você precisa melhorar na sua loja até as estratégias mais eficientes para vender mais e fidelizar clientes.

Independentemente do desempenho geral do setor durante o período, saber como se preparar para a Black Friday é cada vez mais importante para quem quer fazer mais vendas nessa data já tradicional no e-commerce brasileiro. Afinal, não basta pensar em um desconto aqui ou ali, o planejamento deve ser completo.

Tudo começa entendendo o que aconteceu no ano anterior — os erros e os acertos das suas estratégias —, depois passando pelas melhorias em serviços básicos, mas que são extremamente importantes na Black Friday. E, por fim, é hora de definir o planejamento para cada uma das suas ações nesse período.

Quer saber como fazer tudo isso? Continue a leitura para tirar as suas dúvidas!

Quais são as oportunidades da Black Friday no Brasil?

De acordo com um estudo divulgado pelo Google, 6 em cada 10 brasileiros querem fazer compras durante a Black Friday. Essa, por si só, já é a principal oportunidade para quem tem uma loja virtual: os consumidores estão dispostos a comprarem no período, facilitando (e acelerando) a jornada de compra.

Além disso, após um desempenho ruim em 2023, as empresas estão mais atentas ao mercado para a Black Friday deste ano, planejando as suas ações nos mínimos detalhes em busca de mais conversões. E é por isso que descobrir como se preparar para essa data tão importante para o e-commerce é fundamental.

Como se preparar para a Black Friday em 2024?

Começando pelo básico: é hora de estabelecer alguns pilares para que as suas ações funcionem durante esse evento. Vamos lá?

1. Conheça sua empresa e estude o mercado

Antes de traçar qualquer estratégia, é crucial entender seu próprio negócio. Quais são os seus produtos mais vendidos? Qual é o perfil dos seus clientes? Quais são as tendências de compra em seu setor? Responder a essas perguntas é o que vai permitir que você planeje melhor suas ações.

Além disso, analisar a concorrência pode fornecer diversos insights: para isso, use ferramentas como Google Trends e SEMrush para acompanhar o comportamento do mercado e identificar oportunidades que você não estava mapeando, por exemplo.

2. Planeje-se para o evento

A preparação para a Black Friday começa muito antes de novembro. Um dos maiores erros que os empreendedores cometem é subestimar o tempo necessário para planejar as promoções, adquirir estoque e treinar a equipe. Sem esse cuidado, a tendência é que os seus diferenciais não se destaquem da concorrência.

A dica aqui é reservar um tempo para negociar com fornecedores, calcular margens de desconto viáveis e montar campanhas de marketing. Um planejamento eficaz é a chave para evitar surpresas de última hora, garantindo que eventuais erros não se tornem maiores e prejudique os clientes.

3. Pesquise sobre ações que fizeram mais sucesso no ano anterior

Entender o que funcionou nos anos anteriores também é algo simples, mas que pode dar a luz para as suas estratégias. Revisar dados de campanhas passadas, como taxas de cliques, conversão e retorno sobre investimento, pode guiar suas estratégias futuras.

Com todas essas informações em mãos, fica mais fácil identificar as etapas que precisam ser melhoradas e evitar que os erros se repitam. Outro ponto aqui é justamente a possibilidade de continuar apostando no que funciona, como estratégias que ajudem a aumentar o ticket médio, por exemplo.

4. Defina seus objetivos na campanha

Mas, no final desse período, o que vai definir se a campanha foi um sucesso ou não para a sua loja? É por isso que estabelecer metas claras para sua campanha de Black Friday é tão importante. Esse é um processo que inclui definir o volume de vendas desejado, o ticket médio esperado e o aumento de novos clientes.

Além disso, defina KPIs (Indicadores Chave de Desempenho) para monitorar o sucesso da campanha, como taxa de conversão e o alcance. Assim, você consegue entender melhor o que está funcionando e o que precisa ser ajustado para que as metas principais sejam atingidas.

5. Pense na experiência do cliente

A experiência do cliente vai além do momento da compra: ela envolve desde a navegação em seu site até o recebimento do produto. Por isso, é muito importante investir em garantir que todos os pontos de contato com o consumidor sejam positivos, para que nenhuma etapa impeça que ele conclua a compra.

Site responsivo, checkout simplificado e descrição clara são elementos essenciais. Além disso, considere oferecer brindes ou cupons de desconto para compras futuras, o que pode aumentar a lealdade do cliente, aproveitando um primeiro contato, por exemplo, para fidelizar consumidores.

6. Trabalhe seu atendimento em mais de um canal de comunicação

Para 2024, não basta estar presente apenas em um canal de comunicação. Seus clientes podem entrar em contato por WhatsApp, e-mail, redes sociais ou até via chat em seu site.

Garantir que todos esses canais estejam integrados e funcionando de maneira coesa é fundamental. O omnichannel não é mais um diferencial, mas uma necessidade e com diferencial da qualidade: ofereça respostas rápidas, treine sua equipe e use ferramentas de automação para gerenciar grandes volumes de interação.

Por exemplo, ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) ajudam a manter o histórico de cada cliente, permitindo respostas mais rápidas e personalizadas, o que garante que a experiência seja fluida, independentemente do canal utilizado.

Quais são os erros para se evitar na Black Friday?

Até agora falamos bastante em erros, mas quais são, exatamente, as ações que você precisa evitar de qualquer jeito nas suas estratégias nesse período? Confira!

Falta de produtos

Imagine que o cliente viu um anúncio da sua loja nas redes sociais, abriu o seu e-commerce, selecionou o produto e, na hora de finalizar a compra, se deu com a surpresa negativa de que o item não estava mais disponível. Os mais exigentes podem até mesmo se sentirem enganados pela sua marca.

E isso não é à toa: uma das maiores frustrações para os clientes é encontrar um produto esgotado no momento da compra. Isso não só prejudica sua reputação, mas também resulta em perda de oportunidades de venda.

Portanto, faça uma previsão de demanda com base em dados de anos anteriores e negocie com fornecedores para garantir que você terá estoque suficiente. Uma boa prática é trabalhar com listas de espera para produtos muito populares ou até mesmo oferecer pré-venda, o que pode garantir que você tenha uma estimativa mais precisa da demanda.

Problemas no atendimento

Com o aumento no volume de vendas e de consultas, muitos empreendedores falham em oferecer um atendimento rápido e eficiente durante a Black Friday. Como mencionado anteriormente, a integração de canais de atendimento é vital. Se ele quiser fechar uma compra pelo WhatsApp, por que não oferecer essa opção?

Além disso, investir em chatbots para responder às perguntas mais comuns pode aliviar a pressão sobre sua equipe de suporte e melhorar a satisfação do cliente. A ideia é que o seu time possa se concentrar em tarefas mais estratégicas, enquanto questões básicas são rapidamente resolvidas.

Divulgação ruim

Talvez pior do que o cenário no primeiro tópico seja esse aqui: você pensou em várias promoções incríveis e que fazem sentido para os seus clientes, mas eles nem sabem que elas existem. A regra é simples: de nada adianta ter ótimas promoções se seus clientes não souberem delas.

O marketing digital é um dos pilares de uma Black Friday de sucesso. Invista em campanhas pagas, anúncios nas redes sociais e e-mail marketing para garantir que suas promoções cheguem ao maior número de clientes possível. Além disso, campanhas de remarketing podem ser uma excelente estratégia para reativar clientes que abandonaram o carrinho.

Black Fraude: tudo pela metade do dobro

O cliente brasileiro está cada vez mais acostumado com a Black Friday e com quem tenta enganar os consumidores no final. Por isso, um dos maiores erros que uma empresa pode cometer é inflacionar preços antes da Black Friday para “oferecer” descontos que, na realidade, não são descontos reais.

Essa prática, conhecida como “Black Fraude”, prejudica sua credibilidade a longo prazo. Consumidores estão cada vez mais atentos e utilizam comparadores de preços para verificar a veracidade dos descontos e identificarem quais marcas que estão querendo se beneficiar a partir de estratégias tão desonestas.

Como se preparar para a Black Friday 2024 depende muito dos seus objetivos, mas os pontos acima são obrigatórios para qualquer meta nesse período. Não deixe de planejar cada uma das suas estratégias: do atendimento específico, passando por estoques organizados e promoções realmente relevantes para os seus clientes.

E parte dessa preparação para uma data tão importante está no seu site: afinal, o que os clientes vão encontrar ao acessarem as suas páginas? É por isso que você precisa conhecer o ecossistema do UOL Host com tudo o que você precisa na internet para vender mais durante a Black Friday!

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