Omnichannel: o que é e como funciona essa estratégia?

Omnichannel: o que é e como funciona essa estratégia?

Você está buscando criar novas estratégias de alcance de seus clientes? Então você precisa conhecer o que é e como funciona o Omnichannel

Essa estratégia tem como objetivo garantir a melhor experiência de compra aos seus clientes por meio de diferentes canais de venda, sendo eles online ou offline.

Portanto, com essa estratégia você vai criar relações mais fortes entre suas vendas online com as offline, entregando ao seu cliente diferentes canais para que ele decida onde comprar.

Conheça agora mesmo o que é Omnichannel e como essa prática pode ser aliada na atração de seus consumidores, oferecendo a melhor jornada de compra!

O que é omnichannel?

A estratégia de marketing Omnichannel consiste em oferecer aos consumidores diferentes canais de vendas para que eles possam acessar seus produtos e serviços, optando pelo melhor caminho durante a jornada de compra

Isso pode garantir que, ao disponibilizar seu negócio em canais já utilizados pelos clientes, você ofereça a melhor experiência ao consumidor, criando assim um relacionamento diferenciado entre o virtual e o presencial. 

Quais as vantagens de explorar essa estratégia?

Como já destacamos, com a estratégia Omnichannel você vai entregar ao seu cliente a praticidade e a melhor experiência para receber produtos e conhecer ainda mais seu negócio, do online para o offline.

Pensando nisso, destacamos abaixo algumas vantagens importantes ao utilizar essa estratégia em seu negócio para alcançar e fidelizar seus clientes. Acompanhe!

Melhorar experiência da compra

Antes de mesmo de realizar uma compra, procuramos em diferentes sites ou redes sociais informações sobre o produto, seu preço e avaliações para tomarmos a melhor decisão. 

Assim, utilizar o Omnichannel pode proporcionar ao consumidor que ele veja seus produtos em sua loja virtual, encontre avaliações, vídeos e fotos atrativas em suas redes sociais e retire seus produtos na loja física, por exemplo. Ou seja, ter seu negócio em diferentes canais pode impactar diretamente em todo o processo de decisão de compra do seu cliente.

Vale destacar ainda que todos os meios de venda precisam ser agilizados para entregar qualidade e segurança. Seja através de uma loja virtual segura e prática ou de um bom atendimento na loja física, o objetivo dessa estratégia é entregar o melhor ao consumidor e assim fidelizá-lo. 

Afinal, no momento que sua página na web e a loja física se conectarem uma com a outra, o seu cliente vai optar pela que mais se relaciona com suas necessidades, entregando a melhor experiência ao consumidor

Crescimento contínuo da empresa

Ao oferecer ao seu cliente que a compra pode ser feita pelas redes sociais, WhatsApp, loja virtual ou loja física, ele vai garantir aquela que entrega maior praticidade e rapidez.

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Através da presença da sua marca com diferentes canais de atendimento, o acesso e divulgação do seu negócio pode ser intensificado desde a loja virtual, passando pela rede social, chegando em seu site profissional, ao mesmo pelo whatsapp e finalizando na sua loja física, por exemplo.

Por meio do marketing Omnichannel você poderá aumentar o número de clientes ao mesmo tempo, entregando boa experiência de compra, garantindo a movimentação das vendas e fidelizando esse público.

Praticidade ao consumidor

Através do Omnichannel com a coleta de dados durante a jornada online do consumidor, oferecer produtos de forma mais certeira em sua loja física, que possam sanar as expectativas do cliente, são ainda maiores. 

Para isso, quando falamos de praticidade ao consumidor, estamos trazendo a importância de unificar dados, entender os gostos e as vontades do cliente em ambos espaços, online e offline, entregando aquilo que ele procura de forma rápida e agilizada. 

Como criar uma estratégia de Omnichannel?

Antes de aplicar sua estratégia Omnichannel é necessário conhecer bem quem é a persona que seu negócio atinge, formulando mapeamento e buscando entender mais sobre seus desejos e necessidades.

Assim, saber onde seu cliente está e como ele se relaciona com seus produtos vai tornar a etapa de aplicação da estratégia muito mais fácil, segura e direcionada de modo mais certeiro.

Além disso, entender a persona pode facilitar no planejamento dos canais de divulgação através do Omnichannel, já que ele será mais certeiro sobre os meios de comunicação a serem utilizados na sua estratégia para atrair o cliente.

É importante destacar que cada vez mais os consumidores estão exigentes e procuram comprar com empresas que sabem atender com qualidade, entregando o diferencial do mercado.

Para aplicar sua estratégia Omnichannel você vai precisar:

1º Ofereça canais de atendimento via e-mail e formulários, buscando tirar dúvidas com maior tranquilidade.

2º Entregue canais para que seu cliente resolva suas dúvidas sozinho, como por exemplo um FAQ agilizado, reduzindo o tempo de atendimento.

3º Invista em atendimento em tempo real através das redes sociais, WhatsApp e outros métodos para conversar com seu cliente como chats em sua loja virtual ou site profissional.

4º Prepare sua equipe para atender e que ela esteja atenta aos seus canais de comunicação, garantindo o melhor atendimento. 

5º Faça pesquisas de satisfação, avaliações buscando entender as experiências durante a compra de seu público.

Seguindo esses passos, o marketing Omnichannel será aliado no sucesso de suas vendas, oferecendo qualidade em seus atendimentos e vendas.

Saiba a seguir alguns exemplos de marketing Omnichannel que tem agradado os clientes que buscam maior praticidade durante a compra.

Exemplos de marketing Omnichannel

Para facilitar na aplicação da estratégia Omnichannel em seu negócio, separamos como grandes empresas têm colhido bons resultados através desse relacionamento entre online e offline. 

Ainda que sejam negócios de grande porte, é importante aprender com marcas que investem com frequência em novas estratégias, analisando o que deu certo para a conquista do sucesso e assim aplicar na sua empresa. 

É importante ressaltar que a prática leva à perfeição, por isso, testar essa estratégia e ver como seus clientes se relacionam com ela pode ser um início interessante para o crescimento do seu negócio. Ainda que cada caso seja um caso, só você sabe dizer melhor do que ninguém o que seu cliente procura.

Você sabia que a Centauro, por exemplo, disponibilizou seus produtos esportivos em uma grande plataforma de vendas online e treinou seus colaboradores para garantir a melhor experiência de compra em suas lojas físicas?

Através dessa plataforma, o cliente pode acessar os produtos em vários canais digitais e adquiri-los nas lojas físicas, ou ao contrário, com equivalência de preço e qualidade no atendimento, essa estratégia está presente na empresa até os dias de hoje.

Reprodução: Site Oficial Centauro

Já a empresa Billabong, que atua no mercado de surfe, criou uma plataforma que identifica os produtos que os clientes se interessam na internet e consegue, assim, entregar em suas lojas físicas um direcionamento maior sobre as intenções de busca e compra dos clientes.

Outra empresa que tem se destacado no marketing de Omnichannel é a loja de presentes Imaginarium. Em suas lojas físicas, ela disponibilizou QR Code ao lado dos produtos, de modo que o cliente possa apontar a câmera do celular e acessar avaliações e comentários sobre aquele item.

Além disso, a loja virtual da marca utiliza de forma clara e objetiva a apresentação de produtos, para que o cliente acesse na internet, realize a compra e retire em suas lojas físicas, com isso movimenta os acessos e garante as vendas.


Reprodução: Site Oficial Imaginarium

Essa estratégia é muito interessante para garantir a decisão de compra aos consumidores, aliando novas plataformas que se conectam com o objetivo de garantir maior decisão no momento da compra. 

Por isso, se você empreendedor está conhecendo agora o Omnichannel, saiba que utilizá-lo de forma correta pode fazer do seu negócio um sucesso em atendimento, atração de clientes, fidelização e vendas.