Desafios e vantagens de uma Empresa Familiar

Desafios e vantagens de uma Empresa Familiar

Você já ouviu falar sobre empresa familiar? Essa estrutura de negócio que envolve pessoas da mesma família pode ser muito interessante, principalmente para criar um ambiente seguro.

Contudo, é importante destacar que negócios e família são duas coisas completamente distintas. Por isso é importante que elas caminhem separadamente, mesmo que compartilhando a mesma empresa.

Pensando nisso, preparamos para você um texto especial com desafios e vantagens em ter uma empresa familiar. Aproveite para tornar a experiência do seu negócio cada vez melhor, ótima leitura. 

O que é uma empresa familiar?

Você já ouviu falar sobre empresa familiar? Ela consiste em um negócio em que as pessoas que compõem são da mesma família.

Desse modo, as pessoas que são responsáveis pela administração e gestão geralmente possuem mais confiança entre os membros.

Vale destacar ainda que esse núcleo familiar pode ocupar diferentes funções dentro da empresa, como:

  • Gerentes
  • Administradores
  • Funcionários 

Com isso, existem diferentes tipos de empresas familiares, conheça algumas delas a seguir. 

Principais tipos de empresas familiares

E ao nos debruçarmos sobre empresa familiar, devemos levar em consideração diferentes fatores, são eles:

  • Geração 
  • Presença de mercado
  • Modos de gestão
  • Organização

Se você faz parte e quer saber como administrar uma empresa familiar, precisa conhecer essas diferenciações para analisar com mais tranquilidade os pontos que possam ser melhorados. 

Elas são:

  • Empresa familiar tradicional: geralmente são as mais comuns e detém capital fechado. Sendo toda parte administrativa e financeira realizada por membros da mesma família. Isso faz com que apresente pouca transparência, já que possui um controle maior pelos donos
  • Empresa de trabalho familiar: essa empresa é aquela em que as gerações vindas depois dos fundadores são incentivadas a atuarem nela, independente do setor ou área
  • Empresa de administração familiar: nesse tipo de negócio familiar as pessoas que vão ocupar os cargos altos são capacitadas para isso. Elas possuem formação e experiência na área, ainda que façam parte da mesma família
  • Empresa familiar híbrida: diferente das outras categorias, essa vai manter a família enquanto responsável pelo negócio, mas seu capital será aberto. Assim, ela permite que os cargos altos sejam ocupados por pessoas que não façam parte da família, transmitindo mais credibilidade quando o assunto é transparência 
  • Empresa de influência familiar ou de investimento: ainda que a empresa seja familiar, é nessa categoria que os cargos altos serão ocupados majoritariamente por profissionais capacitados que não fazem parte da família, mesmo que as pessoas responsáveis pelo negócio continuem sendo do mesmo núcleo familiar 

Como organizar a gestão do negócio?

Seja uma empresa familiar administrada por pessoas do mesmo núcleo, é importante que ela seja gerida da melhor forma possível. Com isso, acaba garantindo credibilidade e transparência no mercado. 

Para isso é necessário começar estabelecendo cargos que vão delimitar hierarquias, tornando o trabalho mais fluido e tranquilo.

Em seguida é importante planejar a sucessão. Ou seja, o caminho que será traçado para que as próximas gerações da família continuem administrando o controle sobre a empresa. 

Outro ponto importante é investir em formação e capacitação das pessoas da família interessadas em compor a empresa, já que o sucesso de um negócio começa por bons funcionários, garantindo assim altos índices de rentabilidade. 

Vale destacar ainda que para a empresa familiar continuar crescendo, as relações internas precisam ser equilibradas, evitando confundir o pessoal com o profissional. Conheça agora as vantagens e desafios que um negócio familiar pode oferecer.

Quais as vantagens e desafios de empreender em família?

Agora que você já sabe o que é uma empresa familiar, é chegado o momento de descobrir as vantagens e desafios da mesma. 

Vantagens de trabalhar em família

Ter uma empresa familiar pode ser muito interessante para quem busca um ambiente de trabalho mais harmonioso e seguro. 

Além disso, esse ambiente pode oferecer uma menor pressão por resultados rápidos. Mas isso não significa que a empresa terá facilidades para crescer, mas que sim, será compartilhada funções com uma maior tranquilidade.

Outra vantagem é um maior tempo para alcançar o que foi investido inicialmente, já que a cobrança pelo retorno será compartilhada entre os familiares, estando todos juntos no mesmo barco. 

Por fim, mas tão vantajoso é o fato da flexibilização de atividades e horários. Tendo em vista assim, que a comunicação e o modo de se relacionar será mais direto. 

Maiores desafios

Agora, os desafios para esse ambiente de trabalho entre familiares precisam ser observados para que possam conquistar o sucesso com maior tranquilidade.

Assim, iniciar separando a vida pessoal da profissional é essencial, deixando problemas para outros momentos e não durante uma reunião.

Vale destacar também que a intimidade pode acarretar em alguns problemas, já que pode ser uma barreira no momento de realizar tarefas. Lembre-se que respeito é sempre necessário. 

Outro ponto é a hierarquia. Por isso é importante destacar as funções e ações de cada familiar na empresa, evitando que os mais novos e os mais velhos criem momentos de tensão. Busque sempre harmonia para criar espaços confortáveis. 

Dicas para lidar com desafios

Separamos para vocês alguns pontos importantes para lidar com os desafios que possam surgir dentro de uma empresa familiar . Eles são:

  • Defina bem as funções e tarefas de cada um
  • Saiba separar bem o ambiente de familiar do profissional
  • Alinhe bem as expectativas de cada um com a empresa
  • Evite que os atritos do trabalho influenciem no clima da casa

Com elas a sua empresa familiar tem tudo para atingir o sucesso esperado, aproveite também para continuar capacitando sua equipe, já que profissionais preparados fazem o diferencial competitivo da sua marca acontecer. 
Pensando nisso, o UOL EdTech te convida a conhecer o Curso Business Model Canvas, através do método canvas, que vai auxiliar na preparação e construção da sua empresa para conceber novos produtos, analisar ações, criar unidades e diagnósticos de suas vendas. Acesse agora mesmo e tenha um universo de possibilidades para se destacar no mercado!