Saiba como o empreendedorismo e a inovação andam de mãos dadas

Saiba como o empreendedorismo e a inovação andam de mãos dadas

Você sabia que dia 19 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Inovação? Para celebrarmos a data, nada mais justo que entendermos como essa prática pode ser aliada do empreendedorismo.

E se você busca oferecer aos seus consumidores a melhor experiência de compra, agilidade nas etapas do seu negócio e facilidade nas suas operações, inovar pode ser a chave do sucesso.

Quer saber como? Conheça a seguir algumas dicas e caminhos para facilitar na sua jornada quando o assunto for inovação. Ótima leitura e aproveite!

O que é inovação?

Inovação consiste em criar um objeto, produto, serviço ou método em contrapartida aos já existentes, trazendo um caráter diferente e, principalmente, exclusivo. 

Basicamente, o termo está relacionado diretamente com a criatividade, de modo que possa apresentar algo antes não alcançado ou acessado no mercado. 

Ainda que o conceito de inovação seja muitas vezes atribuído ao processo de criação de um produto ou serviço, ele é perfeito para auxiliar na organização de um negócio.

Através dessa estratégia, os empreendedores estão encontrando caminhos para se atualizarem. Logo, acaba favorecendo que seus negócios se transformem com as mudanças que ocorrem na sociedade.

Com isso, existem diferentes tipos de inovação que precisamos apresentar, acompanhe mais sobre elas. 

Tipos de inovação

Existem três tipos de inovação organizacional que você pode inserir na gestão interna do seu negócio. Dessa forma, elas podem auxiliar na melhor entrega e encantamento dos clientes. 

Conheça mais sobre cada uma delas e como aplicar:

  1. Inovação Radical: tem o objetivo de realizar mudanças bruscas nas operações internas de uma empresa em relação ao mercado, seja a partir dos produtos, atendimentos ou serviços. Baseado nela, será possível ditar novas regras para o mercado, além de investir no relacionamento com clientes e fornecedores que tragam resultados a longo prazo.

Um dos exemplos clássicos da inovação radical é a criação dos aparelhos celulares pela Apple, no caso o iPhone. A empresa de tecnologia que investia anteriormente em computadores, criou celulares ultramodernos e atualizou o mercado.

  1. Inovação Incremental: essa inovação tem o objetivo de atualizar seus produtos e serviços com base nas transformações do mercado. Ela pode ser feita a curto prazo, já que não tem a intenção de ditar regras. Além disso, funciona no esquema de incrementação daquilo que o seu negócio já oferece, respeitando tendências e desejos que os consumidores vão oferecer a todo momento. 

Podemos citar o uso de embalagens biodegradáveis, que têm sido aliadas de diferentes empreendedores e tornam as empresas mais atrativas e preocupadas com o meio ambiente, sendo um diferencial que impacta, muitas vezes, o consumidor.

  1. Inovação Disruptiva: por fim, a terceira tem o propósito de modificar produtos e serviços já existentes, de modo a tornar mais práticos e acessíveis, garantindo que o mercado seja atualizado. 

Um exemplo dessa inovação é o uso do método de pagamento Pix. Ele surge para facilitar transações financeiras com maior agilidade e segurança, sem que as pessoas precisem pegar filas de banco ou ainda saírem de casa para realizarem seus pagamentos, sendo uma ótima opção para quem vende online. 

Qual a relação entre inovação e empreendedorismo?

O que você compreende por inovação e empreendedorismo? Essas duas práticas podem ser aliadas no processo de expansão, encantamento e atração para o seu negócio.

Você, empreendedor, sabe que para movimentar suas vendas e atingir o sucesso é necessário investir na criatividade, possuindo uma visão que possa transformar o mercado.

Através dessa relação entre inovação e empreendedorismo é possível criar oportunidades que possam transformar sua empresa, deixando de lado os medos que possam surgir com os desafios. 

Para isso, é necessário analisar o mercado em que você está inserido, quais são as necessidades dos consumidores e suas dores, além das oportunidades eficientes que possam ser aproveitadas. 

>> DICA DE OURO: O SEBRAE, disponibilizou um material com 99 Soluções Inovadoras para você se inspirar e conhecer como a inovação aliada ao empreendedorismo pode dar certo.

Por que a inovação pode ser aliada ao sucesso do seu negócio?

O primeiro ponto que precisamos abordar é que a inovação está relacionada diretamente com as oportunidades que possam surgir na sua jornada de empreendedor. 

Desse modo, ao voltarmos os olhos para o mercado. Assim, será possível através da inovação trilhar os caminhos e objetivos que sua empresa pode seguir para atingir o sucesso.

Logo, é através da mudança dos processos internos, da criação de novas formas de produção ou de produtos, que a inovação vai ser aliada no desenvolvimento do seu negócio.

Além disso, uma empresa que investe na inovação tem grandes chances de se destacar, atrair novos clientes e fidelizar com mais assertividade os consumidores.

Vale destacar ainda que a inovação é sinônimo de uma empresa que busca cada vez mais caminhar junto com as transformações que ocorrem na sociedade e assim não ficar parada no tempo, tudo isso para oferecer a melhor experiência ao cliente

Vamos conhecer agora 5 dicas especiais para começar a investir em inovação na sua empresa, aproveite cada uma delas da melhor forma possível!

5 Dicas para aplicar a inovação na sua empresa

Já que o dia da Inovação está chegando, nada mais justo que colocar em prática essa estratégia que pode mudar os rumos da sua empresa. 

No momento atual, onde a pandemia do Covid-19 intensificou a crise econômica, abrir espaço para a inovação pode ser a porta de entrada para o seu negócio ser um exemplo de sucesso e superação. Além disso, você pode: 

  • Corrigir problemas
  • Otimizar etapas e processos
  • Valorizar ideais 
  • Reter talentos para o seu negócio (funcionários, fornecedores e parceiros)

Descubra as 5 dicas que vão intensificar essas vantagens!

  1. Pessoas no centro

Para começar a aplicação da inovação no seu negócio é preciso conhecer bem quem são seus clientes. Isto é, quais são suas necessidades, desejos e demandas que eles esperam resolver com seus produtos e serviços.

É importante também entender que, ainda que o foco de todo negócio seja nos consumidores, os fornecedores e parceiros merecem atenção no momento de aplicar a inovação. 

Com isso, todas as pessoas afetadas por sua empresa vão perceber que a inovação proposta por você será benéfica para cada um deles.

Um exemplo é o Uber, serviço de carros que leva passageiros para qualquer lugar. Ele veio para substituir os tradicionais táxis, visando agilidade e rapidez no dia a dia dos clientes.

  1. Preste atenção nos concorrentes

Se você está buscando inovar seus produtos e serviços ou ainda os processos internos da sua empresa, aproveite para analisar o que seus concorrentes têm oferecido ao mercado.

Isso pode ser feito com empresas de qualquer lugar do mundo, a partir de uma rápida pesquisa na internet é possível analisar diferentes inovações que estão agradando os clientes.

Aproveite também para observar quais foram os caminhos que levaram as empresas a inovarem, sem deixar de lado os erros cometidos nessas etapas, pois eles podem ser transformados em acertos. 

  1. Acompanhe as atualizações do mercado

Para se inspirar e inovar de modo mais certeiro e planejado, é importante acompanhar as atualizações disponíveis no mercado que podem tornar os processos mais facilitados, como por exemplo a Matriz SWOT. 

Com ela, você vai poder analisar de modo mais preciso o ambiente interno do seu negócio e externo em que sua empresa está inserida, observando:

  • Forças
  • Fraqueza
  • Oportunidades
  • Ameaças, que possam ser transformadas em resultados positivos.

Esse é apenas um exemplo de atualização no mercado, por isso é importante que você continue se capacitando para conhecer outras ferramentas que vão facilitar essa etapa. 

  1. Incentive a criação na sua equipe

Se sua empresa possui um time de colaboradores, sejam eles da sua família ou não, é importante incentivar que eles pratiquem a criação. E ela pode surgir de diferentes modos, como sugestões, ideias ou insights, sempre de modo confortável e participativo por todas as pessoas envolvidas em seu negócio.

Assim, quanto mais recursos você possuir para dar um pontapé inicial na inovação, melhor serão as chances de você acertar em cheio e tomar a decisão que pode transformar sua empresa.  

Aproveite também para ouvir seus clientes, já que muitas vezes uma sugestão pode aumentar a qualidade de seus serviços. 

  1. Oferece capacitações e se capacite

Como comentado anteriormente, investir em capacitações pode facilitar nas tomadas de decisões referentes à inovação e empreendedorismo. Assim, desenvolver habilidades, novas perspectivas e informações serão necessários para quem busca inovar e garantir o sucesso dos negócios. 

Para isso, você pode acessar diferentes conteúdos totalmente gratuitos na Academia UOL Meu Negócio, um portal completo para os empreendedores que querem crescer na internet. 

Além dele, você pode acessar conteúdos em áudio, como Podcast especiais para empreendedores, que abordam os melhores assuntos sobre o mercado. 

Investir em inovação é caro?

A inovação, como já apresentado, pode ser aplicada de diferentes maneiras nas empresas. Isto é, desde a criação de um produto exclusivo e diferente ou até mesmo melhorando serviços e atendimentos que já são realizados pelo empreendedor. 

Desse modo, o valor para investir em inovação vai ser muito variado, já que é necessário levar em consideração quais são os objetivos que a empresa quer alcançar com essas práticas. 

Ainda que possa ser um medo investir em inovação, já que ela é feita de erros e acertos, é necessário se capacitar com frequência para auxiliar nessa jornada e nas tomadas de decisões.

Além disso, vale acompanhar como o mercado tem se estruturado e ainda conversar com outros parceiros que já estão aplicando a inovação em seus negócios, para assim decidir por onde começar. 

Se você quer conquistar seus clientes, otimizar os processos e garantir a melhor experiência aos consumidores, nada mais justo que investir no mundo virtual, em uma plataforma otimizada e com recursos que podem garantir a inovação.
Acesse agora mesmo e escolha entre a Loja VirtUOL ou o Criador de Sites do UOL Meu Negócio para inovar de modo mais certeiro e tornar sua empresa referência no mercado!