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Dia da Mulher: como o UOL Meu Negócio ajuda o empreendedorismo feminino

8 de março é o Dia da Mulher, data que destaca o espaço conquistado por elas na sociedade. Afinal, nem sempre as mulheres tiveram lugar de fala, principalmente no universo do empreendedorismo.

A história nos mostra que a repressão e os abusos faziam parte da rotina de muitas trabalhadoras. E nem é preciso ir tão longe para constatar isso.

Há pouco mais de um século, dezenas de mulheres foram vítimas de um trágico incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist Company, em Nova York. Um episódio que virou símbolo das péssimas condições de trabalho oferecidas.

Fato é que não existe um evento que explique a origem da data. Ao longo dos anos, diversas lutas operárias contribuíram para a criação do Dia da Mulher – oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975.

De lá para cá, o mercado e a internet se abriram para mulheres que desejavam ser donas do próprio negócio, fazendo o empreendedorismo feminino ganhar cada vez mais força.

Por isso, o UOL Meu Negócio mostra quatro empreendedoras que unem talento e competência para tocar as suas empresas.

A partir de agora, conheça um pouco mais sobre cada uma dessas histórias!

O empreendedorismo como opção para atuar no mercado de trabalho

Para celebrar o Dia da Mulher, conversamos com Erika Fantinatti Pico, Nataly Sgoviah, Claudia Cavalli e Janaína Maux dos Santos, empreendedoras que escolheram a internet para se firmar no mercado e lucrar com a venda de produtos.

Erika, que tem 36 anos, atua desde 2022 com a comercialização de semijoias. Dona da Le Nena Semijoias[1] [2] [3] , ela conta que se tornou uma mulher empreendedora depois do nascimento do segundo filho.

Trabalhando há anos no ramo imobiliário, ela resolveu dar uma virada de chave quando notou que sentia saudades do trabalho, mas também queria acompanhar o crescimento das crianças.

Por outro lado, Janaína Maux é dona do próprio negócio desde a adolescência. Hoje com 46 anos, a empresária escolheu a plataforma da Loja VirtUOL para vender seus produtos de papelaria na Criarte Materiais.

Ou seja, nossas entrevistadas mostram que não existe hora certa para empreender.

Aliás, se você está em busca de inspiração, no próximo tópico mostraremos algumas conquistas que também fizeram Nataly e Claudia se tornarem mulheres de sucesso!

Desafios e conquistas da trajetória das mulheres empreendedoras

Fundadora da Ecoá Fitocosméticos, Nataly Sgoviah, de 31 anos, resolveu arriscar em meio ao caos da pandemia, em 2020. Apaixonada por cosméticos naturais e biodegradáveis, a empreendedora relembra alguns desafios que enfrentou na hora de abrir o negócio.

O principal deles foi no momento de se adequar às normas da Anvisa. Afinal, para seguir a mesma legislação da venda de cosméticos industrializados, foi necessário pagar taxas e impostos, mesmo sem ter um capital significativo.

Claudia, de 51 anos, decidiu criar a própria marca para conquistar a tão sonhada independência financeira. O e-commerce, que leva o nome de Claudia Cavalli, nasceu com a missão de entregar bolsas e acessórios em couro italiano legítimo com preços justos e acessíveis.

Para alavancar as vendas e trazer mais visibilidade à marca, Claudia sempre participa de feiras europeias para estar alinhada com as tendências que podem fazer sucesso por aqui. Além disso, a empresária se orgulha de estar envolvida em todos os processos da empresa:

“Decido quais são as melhores fábricas para fazermos parceiras, faço as fotografias dos produtos e incluo tudo no nosso site do UOL Host, além de atuar nas estratégias de marketing da empresa e no atendimento aos clientes”, lembra a empresária.

Dificuldades iniciais e atuais na jornada empreendedora

Uma questão é comum a todas essas mulheres empreendedoras: a dificuldade em dar os primeiros passos. Identificação do público-alvo, criação das estratégias de marketing e a estruturação de um site profissional são alguns dos desafios.

Erika Fantinatti, por exemplo, enfrentou dificuldades para alcançar um público significativo na venda de semijoias:

“A maior dificuldade foi entender que as pessoas de outros lugares iriam demorar a comprar na loja. Eu imaginei que só alimentando o Instagram eu conseguiria fazer várias vendas, mas com o tempo fui vendo que precisa de toda uma estrutura (plataforma de vendas) e estratégias para vender no online”, lembra a empreendedora.

Além da dificuldade para conquistar novos clientes no virtual, a fidelização do consumidor também se torna um desafio diário. É o que conta a empresária Janaína Maux:

“A maior dificuldade foi ser reconhecida no mercado, onde 97% do meu público são mulheres também empreendedoras que exigem produtos bons, assim como eu, pra no final entregar o melhor pro nosso cliente”, lembra.

Você é uma mulher empreendedora e está se identificando com essas dificuldades?

Então vale a pena ouvir o conselho da Claudia Cavalli, que procurou um serviço de qualidade para minimizar os riscos e trabalhar com foco nas vendas:

“Uma loja online tem muitos detalhes que precisam ser observados para que tudo funcione bem. Precisamos ter um site seguro, desenvolver a identidade visual, parcerias com transportadoras para não ter problemas com as entregas, além de pensar na qualidade das fotos, descrições, embalagem e no marketing”, alerta Claudia.

Que bom que ela pôde contar com todo o suporte do UOL Meu Negócio!

A mulher enquanto gestora do seu próprio negócio

Uma plataforma de credibilidade como o UOL Host pode ser uma excelente parceira para a gestão do negócio. Mas neste Dia da Mulher, também precisamos destacar a garra que faz muitas mulheres investirem no empreendedorismo feminino!

Com as nossas quatro empreendedoras de sucesso foi assim. Para Erika Fantinatti, o papel de gestora traz um poder e empoderamento gigante para as mulheres. Afinal, atualmente elas desejam ser financeiramente independentes.

Já para Nataly Sgoviah, a mulher empreendedora possui características que colaboram para um melhor planejamento:

“Nós temos visão e sabemos lidar com pessoas, isso gera um ambiente mais tranquilo de trabalho e uma força geral em querer crescer em conjunto”, afirma.

Claudia Cavalli também acredita que as mulheres têm papel fundamental como gestoras de negócios:

“Especialmente porque elas trazem uma perspectiva única e valiosa sendo geralmente mais colaborativas, empáticas e focadas em construir relacionamentos duradouros com seus clientes e colaboradores. Além disso, as mulheres são multitarefas e capazes de lidar com várias demandas simultaneamente”, diz.

Conselhos para mulheres que estão começando a empreender agora!


Gostou de conhecer mais sobre as histórias de quem faz e acontece?

Mas antes de encerrar o conteúdo, temos conselhos valiosos dessas mulheres que apostaram no empreendedorismo feminino e já estão colhendo os frutos do sucesso.

Portanto, se você deseja se tornar uma mulher empreendedora, já vai anotando tudo!

Segundo Erika Fantinatti, é fundamental estudar muito sobre o negócio: “invista em ferramentas facilitadoras, confie no processo e não desista, mesmo que a vontade seja de jogar tudo pro ar!”.

Nataly Sgoviah também reafirma que a confiança é um fator essencial nesse processo: “foque no seu negócio, não deixe que a opinião das pessoas te coloque pra baixo ou te faça duvidar do seu potencial. Esteja cercada de pessoas que queiram somar e crescer com você!”.

Para Claudia Cavalli, o empreendedorismo pode ser uma jornada desafiadora e repleta de incertezas, mas acreditar em si e na sua capacidade de realizar seus objetivos é fundamental para superar os obstáculos e alcançar o sucesso.

Por fim, a empreendedora Janaína Maux alerta: “estude seu público, entre de cabeça naquilo que você domina e se ainda não domina, estude antes e vá com fé!”.

Seja no Dia da Mulher ou em qualquer outra época do ano, saiba que o UOL Meu Negócio está ao seu lado, mulher empreendedora.

Então não deixe de acessar o nosso blog para se informar sobre as últimas atualizações do universo do empreendedorismo. É lá que explicamos de A à Z como você pode abrir e manter um negócio de sucesso!