Empreendedorismo

Empreendedor: saiba quando contratar funcionário para o seu negócio!

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Você é daquelas pessoas que gosta de dar conta de tudo? Na vida pessoal isso pode ser ótimo, mas quando falamos de uma rotina empreendedora, vale lembrar que é quase impossível fazer tudo sozinho!

Por isso, o UOL Meu Negócio quer te fazer uma pergunta: levando em conta as suas demandas atuais, será que não está na hora de contratar um funcionário?

Ainda não tem a resposta para essa pergunta?

Tenha calma, neste conteúdo vamos levantar algumas questões que você pode estar enfrentando no seu negócio. Ao final da leitura, ficará mais fácil entender se é o momento certo para contratar um novo colaborador.

Para começar, podemos destacar problemas comuns na vida de empreendedores, e que podem indicar uma possível sobrecarga na rotina. Portanto, ao menor sinal de:

  • Ter dificuldades em manter contato com o cliente
  • Notar que o cliente ficou sem resposta nos canais digitais
  • Ter problemas na entrega dos seus serviços ou produtos.

Significa que é hora de ligar o sinal de alerta!

Descubra se é a hora certa de contratar um funcionário

Vale lembrar que nem sempre contratar um funcionário é a solução ideal. Por exemplo, se você acabou de iniciar um novo negócio, pode ser cedo demais para abrir um processo seletivo. Afinal, o pagamento de um novo colaborador pode prejudicar o seu fluxo de caixa.

Também é importante saber que contratar sem um plano é um erro. É normal que a rotina do empreendedor seja um pouco estressante, portanto, se você está nessa situação, lembre-se de pensar cuidadosamente antes de tomar uma decisão.

Além disso, não é recomendado contratar um funcionário sem saber qual será o papel dele na empresa.

Agora que você já sabe quando não abrir um processo seletivo, chegou o momento de analisar se, de fato, é necessária a ajuda de um novo colaborador.

Listamos 6 principais problemas que podem indicar que sim, você precisa de um braço a mais para levar o seu negócio adiante. Confira:

1. Dificuldade em manter contato com o cliente

Atender bem o cliente é o básico para qualquer negócio. Para saber se eles estão felizes e satisfeitos com a sua marca, é fundamental estabelecer um relacionamento e nutrir o contato com eles.

Se isso não está acontecendo, pode ser um sinal que a sobrecarga de trabalho está tornando o seu atendimento não tão eficiente!

2. Cliente sem resposta nos canais digitais

Se os consumidores não conseguem falar com a sua marca, isso é um grande problema! A situação fica ainda pior se pensarmos na quantidade de canais disponíveis: e-mail, chats e redes sociais são apenas alguns exemplos.

Ou seja, se o cliente tentou contato por todos esses meios e não teve uma resposta, provavelmente vai desistir da compra. Nesse caso, contratar um funcionário para cuidar da comunicação pode ajudar a melhorar seus resultados.

3. Problemas na entrega do serviço/produto

Pedidos atrasados ou que sequer chegam às mãos do cliente são extremamente prejudiciais. Além disso, se você trabalha sozinho e tem uma rotina muito atribulada, é possível que a qualidade dos produtos seja prejudicada.

O resultado pode ser uma chuva de reclamações e avaliações negativas para a sua marca. Caso isso ocorra, é importante ter um novo colaborador para propor soluções e melhorar o posicionamento da sua empresa perante o consumidor!

4. Sua empresa não está crescendo

Você notou que só tem tempo para cumprir com as operações diárias? Pois é, se ainda não foi possível parar e pensar em novas estratégias de crescimento, contratar um funcionário pode ser uma boa saída.

Para que os resultados apareçam, é essencial responder algumas questões:

  • Há quanto tempo sua empresa está em atuação?
  • Quanto ela se desenvolveu desde a criação?
  • Você está cumprindo as previsões esperadas?

Se as respostas não forem positivas, significa que você precisa reservar um tempo na sua agenda para criar uma projeção de crescimento para os próximos meses!

5. A parte burocrática está tomando muito do seu tempo

Empreender exige muito mais do que conhecimento em vendas. Atividades que envolvem contabilidade, preenchimento de notas e outros documentos também fazem parte da rotina.

Por isso, se você precisa dedicar muito tempo a essas questões burocráticas, pode ser que as suas vendas estejam em segundo plano. Ou seja, está na hora de ter mais um funcionário para lhe ajudar!

6. Estar extremamente sobrecarregado

Por fim, mas não menos importante, é importante se perguntar: qual foi a última vez que você tirou férias? Se falta tempo para descansar e a sua vida pessoal está sendo prejudicada por conta das demandas, um novo colaborador pode aliviar essa tensão.

Não esqueça: uma mente limpa é capaz de aumentar a sua produtividade!

Como selecionar o funcionário ideal?

Como encontrar o funcionário ideal para ser o seu braço direto? Esse costuma ser um dilema comum na vida de muitos empreendedores.

Por isso, o UOL Meu Negócio traz uma lista de fatores que podem fazer a diferença no seu recrutamento e seleção:

  • Busque pessoas que tenham valores similares aos da empresa: garanta que o candidato tenha o perfil do negócio. Analise se ele se identifica com os produtos/serviços que estarão à venda, caso contrário, ao invés de ajudar ele pode atrapalhar os processos.
  • Observe os valores éticos do candidato: trabalhar ao lado de uma pessoa que tenha atitudes éticas é fundamental para que a empresa trilhe o caminho do sucesso. No mínimo, a pessoa deve ser comprometida, honesta e responsável.
  • Avalie o histórico do candidato: é essencial conhecer as experiências anteriores, cursos e formações e, se for imprescindível para a função, verifique as habilidades com o domínio de idiomas estrangeiros.
  • Realize uma entrevista comportamental: para validar a competência de aprendizagem no processo seletivo, tente analisar se o candidato consegue contextualizar bem as respostas e contar com riqueza de detalhes as experiências anteriores. Caso consiga, significa que ele é competente naquilo em que foi testado!

Como contratar um funcionário pelo MEI?

É comum relacionarmos os termos microempresa e MEI (Microempreendedor individual). Afinal, diferente do que muita gente pensa, quem é MEI pode ter um funcionário!

É importante lembrar que o funcionário MEI precisa ter, no mínimo, 16 anos e receber até um salário mínimo ou o piso da categoria.

O processo seletivo do novo colaborador deve ser feito pelo eSocial, o sistema responsável pelos cálculos de impostos e que gera a guia de pagamento do INSS e FGTS.

Dessa forma, a sua empresa fica em dia com as obrigações trabalhistas e evita problemas com o Ministério do Trabalho e Receita Federal.

Porém, esse modelo de contratação tem alguns requisitos específicos. Confira a seguir o que é preciso ter em mãos para que o novo funcionário ajude a sua empresa a crescer mais:

  • Carteira de trabalho
  • Documento pessoal com foto
  • Cartão PIS
  • Em caso de homens, certificado de reservistas
  • Certidão de casamento, se houver
  • Resultado do exame admissional.

Qual o custo da contratação de um empregado para o microempreendedor?

E então, chegou a conclusão que está precisando contratar um funcionário?

Se a resposta for sim, vamos deixar você por dentro de todos os custos que envolvem a chegada de um novo colaborador. Assim, você já pode se planejar e reservar uma parte do seu orçamento para isso.

Se a contratação for sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o funcionário tem direito a férias, 13º salário e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). 

Vale lembrar que o custo do funcionário pode variar conforme o sindicato de classe, o regime de apuração da Empresa e o ramo de atividade. Normalmente, esse número é de 11% em cima do valor do salário mínimo ou piso da categoria.

Por exemplo, pagando R$ 1.212,00 (salário mínimo, em 2022), os custos extras serão de R$ 133,32. Desse total, R$ 36,36 (3%) são de responsabilidade do empregador e R$ 96,96 (8%) são descontados dos honorários do funcionário.

Portanto, se você pretende contratar um funcionário, não deixe de realizar os cálculos para garantir que esses valores trarão um bom custo-benefício para o seu negócio!

Agora, mesmo que você ainda não esteja a procura de um colaborador, o UOL Meu Negócio também tem outra super dica para você:

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