Empreendedorismo

Empreender acima dos 50 anos: é possível ter sucesso nesse caminho?

4 Mins read

Empreender é um ato de realizar metas e objetivos que podem trazer diferentes benefícios. Para pessoas acima dos 50 anos, ser um empreendedor pode auxiliar na qualidade de vida e também na inserção no mercado de trabalho. 

Com as dificuldades da sociedade em inserir, reconhecer, valorizar e respeitar pessoas 50+, o empreendedorismo tornou-se espaço de realização de sonhos.

Para você que tem mais de 50 anos, possui o desejo de empreender e quer ter sucesso nesse caminho, mas ainda precisa entender os desafios, acompanhe este artigo que preparamos para você ser um empreendedor de sucesso! 

O que significa empreender em 2021?

Diante do cenário atual, onde a pandemia da Covid-19 trouxe distanciamento social e elevou o desemprego para cerca de 14,1% em 2020 no Brasil, apostar no empreendedorismo foi importante para inúmeras pessoas.

Logo, se a taxa de desemprego aumentou, novos empreendedores surgiram em meio ao caos que estamos vivendo. Nesse cenário, diferentes pessoas começaram a perceber a importância de empreender para garantir maior qualidade de vida.

A idade foi um dos fatores determinantes para as empresas demitirem seus funcionários do final de 2019 ao fim de 2020. Com isso, cerca de 400 mil pessoas com mais de 50 anos perderam seus empregos no país.

A partir desse resultado, empreender em 2021 pode ser o momento certo para quem busca realizar seus sonhos. Ser dono de seu próprio negócio e poder organizar sua vida financeira com maior autonomia tem sido o objetivo de muitas pessoas com mais de 50 anos.

Através do mercado virtual, sem sair de casa, o empreendedorismo digital tem sido a porta de entrada para novos negócios. É o momento onde o faturamento das vendas online cresceram cerca de 122%.

Ou seja, empreender em 2021 tem sido um ótimo momento para quem quer tirar projetos do papel. Aproveite as oportunidades para crescer com seu negócio na internet!

Quais são os desafios de empreender na maturidade?

Com o aumento significativo da expectativa de vida da população brasileira, pessoas acima de 50 anos têm encontrado através do empreendedorismo uma oportunidade de garantir renda extra e realizar sonhos.

Empreender pode garantir uma renda extra que venha a complementar a aposentadoria, auxiliar na renda familiar, garantir um plano de saúde, quitar dívidas e resolver outras questões que surgirem no período.

Porém, os desafios para empreender na maturidade se chocam com os preconceitos acerca da idade, conhecido como etarismo. Assim, o empreendedorismo pode, além de auxiliar na renda, desenvolver uma sociedade mais acolhedora e tornar as empresas mais respeitadas pelos clientes.

Lembre-se que apostar nos seus sonhos não tem idade! Por isso, aproveite para se capacitar com cursos disponibilizados gratuitamente na internet, conhecendo novas ferramentas que possam auxiliar sua chegada no mundo dos negócios. 

Pode parecer um bicho de sete cabeças no início, mas para quem tem objetivos, o empreendedorismo pode ser aliado no alcance de uma qualidade de vida.

4 características de pessoas que empreenderam com mais de 50 anos

Empreendedores com mais de 50 anos abrem espaço para que experiências sejam resgatadas e expandidas nos espaços de trabalho. Como diferentes trajetórias em outras épocas podem ser aliadas no crescimento do seu negócio?

Aproveite para administrar seu negócio por conta própria, sem necessitar de funcionários ou equipe. Sendo reconhecido como um “solopreneur”, são esses pequenos empresários que tocam seus negócios sozinhos, direcionando produtos e serviços para alguns clientes. 

Acompanhe 4 características que ao utilizar para empreender possibilitam uma maior qualidade ao seu negócio. 

1. Conhecimento de causa

Diante da trajetória de pessoas com mais de 50 anos, a prática aliada com vivências é um bom auxílio para fazer um negócio crescer. As experiências adquiridas em sua caminhada serão suas companheiras para tomar decisões.

2. Arriscar faz parte

Muitos assumem riscos ao se dedicarem ao empreendedorismo. Isto é, a aposentadoria garante uma reserva financeira mensal, o que faz procurar novas oportunidades com maior tranquilidade. 

3. Complemento de renda

Como já apresentado anteriormente, o empreendedorismo pode ser um ponto importante para aumentar a renda mensal, o que pode facilitar na realização de sonhos além de contribuir para a estabilidade da qualidade de vida. 

Neste caso, é necessário formalizar o seu negócio para ele crescer ainda mais. 

4. Bagagem de sobra

É através das inúmeras experiências que pessoas acima dos 50 anos podem tornar seus empreendimentos mais criativos e certeiros. 

Solucionar problemas e criar comunicação mais abrangente são pontos importantes e isso as pessoas com 50+ têm de sobra. 

Mulheres maduras e empreendedoras para se inspirar

A ascensão das mulheres empreendedoras está cada vez maior. Diante da pandemia da Covid-19, houve um crescimento de 40% das figuras femininas no mundo dos negócios.

Muitas vezes elas possuem tripla jornada de trabalho, cuidam dos filhos e da casa, além de serem donas de seus próprios negócios. Um fator importante para mulheres acima dos 50 anos empreender é que a maioria já cuidou dos filhos e hoje está mais independente.

Assim, com maior discussão sobre o lugar da mulher na sociedade, tornar-se dona de seu próprio negócio é o sonho para muitas brasileiras. Inspirar-se no dia-a-dia para empreender pode ser a chave do sucesso

Por fim, criar o seu próprio negócio é observar como o mercado se comporta para que você possa trazer novidades e se destacar. Um dos pontos importantes das mulheres no mundo dos negócios é a criatividade e a força de vontade.

Lembre-se que não existe idade para empreender, sonhos nunca envelhecem e o seu negócio pode se tornar realidade a partir da sua vontade de alcançar empregabilidade e renda. 

Aproveite todas as oportunidades que surjam no seu caminho e se destaque! 

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…