A Black Friday para pequenos negócios representa uma oportunidade de aumentar o faturamento e conquistar clientes. Por isso, uma loja virtual precisa elaborar estratégias de vendas na Black Friday e ações específicas para a data. Veja quais são os principais erros na Black Friday para evitar e ter melhores resultados.
Você já imaginou o que pode ser feito para evitar erros na Black Friday? Essa data tão importante aos empreendedores é ótima para movimentar a sua loja virtual e fidelizar clientes.
Para isso, é necessário se preparar com antecedência. Isso porque, cada vez mais, os clientes estão exigentes e preferem escolher marcas que entregam a melhor experiência de compra. Assim, mais do que saber quando é a Black Friday, é importante descobrir as estratégias certas para aumentar o faturamento do seu negócio.
Então, que tal ver como vender mais na Black Friday e fazer essa data ser uma aliada no sucesso do seu negócio? Separamos 9 dicas infalíveis que contornarão os erros mais comuns cometidos pelos empreendedores nesse dia. Aproveite!
O que não fazer na Black Friday?
Os erros na Black Friday podem fazer a data se tornar um fracasso. Ainda que as falhas possam ser revertidas em aprendizado, é preciso ter atenção para que elas não se tornem rotineiras. Afinal, isso pode impedir o crescimento da sua empresa.
Veja quais são os principais erros a evitar na sua loja virtual e como aproveitar as suas estratégias de vendas na Black Friday.
1. Ofertas falsas e enganosas
Você já deve ter ouvido falar sobre o termo Black Fraude. Antes mesmo da chegada da Black Friday, alguns comerciantes decidem aumentar o preço dos produtos e, com a chegada da data comemorativa, oferecem descontos falsos que induzem o cliente a comprar.
Contudo, engana-se quem pensa que isso pode passar despercebido. Existem diferentes sites que monitoram os preços nesse período, entregando aos consumidores a verdade.
Por isso, seja realista no momento de precificar seus produtos, evitando que seu cliente se sinta enganado e acabe procurando outros negócios. Além disso, anuncie as ofertas de forma objetiva e clara.
2. Descontos que prejudiquem o financeiro da sua empresa
Antes de aplicar os descontos, sempre considere a sua margem de lucro. Esse é um dos principais erros na Black Friday, porque a vontade de vender bem nessa data é tão grande que leva alguns empreendedores a tomarem decisões equivocadas.
É fundamental analisar qual preço será pago pelo cliente após a aplicação do desconto. Assim, verifique qual será o valor líquido recebido para saber se realmente terá lucro.
Sempre avalie a viabilidade financeira da oferta para evitar um possível comprometimento do seu faturamento. Nesse sentido, vale a pena pensar em produtos com margem de lucro elevada e boa saída. Assim, você consegue trabalhar de forma mais adequada, sem prejudicar os seus ganhos.
3. Estoque insuficiente
O estoque do seu negócio precisa estar alinhado com aquilo que você realmente pode oferecer para seus clientes nas suas estratégias de vendas na Black Friday. Isso porque, ao encontrar o que procura em sua loja virtual, o consumidor cria expectativas e aguarda que elas sejam sanadas a partir do recebimento de seus produtos ou serviços.
Caso o cliente pague por um produto e não receba por ele, a relação com seu negócio poderá ser definitivamente uma frustração. Portanto, para que isso não aconteça é necessário ter um controle detalhado de seu estoque.
O estoque precisa estar constantemente atualizado e o produto deve ser retirado do site após a venda da última unidade. Assim, é possível evitar constrangimentos e reclamações.
Mais do que isso, analise as tendências de consumo da sua loja virtual. Antecipe-se e faça o reforço do estoque, sempre se baseando em números. Então, analise as vendas históricas da data e de outros períodos de sazonalidade.
A partir disso, você consegue se preparar e saber como vender mais na Black Friday e até conseguir um valor mais baixo nos produtos com os fornecedores. Afinal, poderá fazer compras em quantidade.
4. Problemas no site e aplicativo
Outro erro bastante comum cometido por quem vende na internet é focar apenas o lucro e deixar de lado a experiência do cliente. É necessário que todas as etapas do consumidor sejam as melhores possíveis, desde o contato com sua divulgação, o acesso a sua loja virtual, a escolha dos produtos, o pagamento e até o recebimento das mercadorias. Ou seja, problema no site ou aplicativo são impensáveis.
Portanto, fazer o cliente se sentir especial e parte do seu negócio fará dessa data um ótimo período para conquistar novos compradores. Agora, se você esquecer do consumidor, cometerá um dos piores erros na Black Friday.
É importante que as empresas saibam se preparar para evitar problemas de tráfego e também extrair o máximo dessa data. Como o período é famoso por derrubar sites e servidores, a primeira coisa a fazer é garantir que a plataforma aguente o volume de acessos.
Também vale a pena testar, de preferência mais de uma vez, todos os processos do seu site, desde a escolha dos produtos até a finalização de pagamento. Dessa forma, você consegue saber se tudo está funcionando como deveria. Durante as horas da Black Friday, a última coisa que você quer é um site com problemas e vendas sendo perdidas.
5. Atraso na entrega
Uma logística bem preparada pode garantir a melhor experiência de compra aos seus clientes. Isso começa desde a contratação de bons fornecedores até a decisão pelo melhor método de envio de seus produtos.
A logística despreparada é um dos erros na Black Friday que pode colocar tudo a perder. Isso porque, mesmo que você tenha uma divulgação criativa e uma loja virtual fácil de mexer, no envio das mercadorias ou contato no pós-venda que tudo pode mudar.
Aproveite para oferecer opções de frete, garantir segurança e rastreamento de seus produtos, e auxiliar seus clientes, caso ocorram atrasos ou problemas com a entrega.
6. Dificuldades no atendimento ao cliente
Diante de uma grande demanda, a sua loja virtual precisa estar preparada para garantir um bom atendimento ao cliente. Por isso, deixe os canais prontos e capacite a equipe para que as respostas sejam o mais rápidas e personalizadas possível.
A medida vale para telefone, site, e-mail, aplicativo, redes sociais etc. Além disso, deve atender os clientes antes, durante e após a compra, a fim de sanar dúvidas e problemas. Dessa forma, você oferece a melhor experiência de consumo.
7. Oferecer poucos meios de pagamento
Você já deixou de realizar uma compra, pois as formas de pagamento eram poucas e muito difíceis? Isso acontece a todo o momento com empreendedores que acabam deixando de lado essa etapa.
Para evitar os principais erros na Black Friday, é importante que você ofereça diferentes formas de pagamento aos seus clientes, de modo que eles possam escolher aquela que mais se identificam.
Além disso, essa é uma maneira de fazer da etapa de finalização da compra algo tranquilo, seguro e rápido. Evite solicitar muitas informações ou colocar formas de pagamento demoradas, os clientes querem agilidade para comprar.
8. Falhas na segurança
O número de golpes e fraudes online cresce ano a ano. Para ter uma ideia, somente na Black Friday 2023, a média foi de 400 ações desse tipo por hora, totalizando mais de R$ 10 milhões. Esse dado foi divulgado pelo Mapa da Fraude: Black Friday 2023, da ClearSale.
Por isso, tenha cuidado com a segurança da informação. Isso envolve análise de crédito, proteção dos dados e outras medidas que evitam os golpes de falso pagamento, estornos indevidos, fraudes de identidade, invasão de servidores, phishing e mais.
Todas essas situações acarretam prejuízos para o seu negócio e também afeta a confiabilidade do seu negócio perante os consumidores.
9. Falhas no monitoramento e erros durante a campanha
Se uma cultura data-driven é importante para qualquer negócio, em períodos de sazonalidade, é ainda mais. Se você quer saber como vender mais na Black Friday, precisa atentar aos dados, especialmente em tempo real.
Fazer essa análise ajuda a saber por que determinada campanha não deu certo e quais oportunidades estão sendo perdidas. Assim, é possível fazer ajustes e corrigir possíveis gargalos.
Então, esteja de olho nas métricas e verifique cliques, conversões, taxa de abandono de carrinho etc. Também é recomendado ter um plano de contingência, isto é, saber o que será feito caso algum problema aconteça, como problemas técnicos no site.
Ao ter um plano B, você consegue resolver a dificuldade na hora, de maneira rápida e eficaz. Além disso, verificar os feedbacks dos clientes ajuda a fazer ajustes durante a campánha, evitando erros que levam à perda de vendas.
Conte com uma loja virtual de confiança
Confiança precisa ser aliada no cotidiano do seu negócio e isso começa com sua loja virtual em uma plataforma que transmita credibilidade na internet!
Assim como as lojas físicas, que dividem seus produtos por setores, possuem uma fachada atrativa, aromas e música ambiente, sua loja virtual precisa cativar o consumidor e passar segurança para que ele realize a compra e sinta-se acolhido.
Isso começa com uma loja virtual organizada, com um visual diferenciado, facilidade de acesso e, principalmente, na qual você possa controlar suas operações com tranquilidade.
Dessa forma, você cumpre todos os critérios recomendados e consegue evitar os principais erros na Black Friday, que apresentamos ao longo deste post. Por isso, mais do que pensar em vendas, considere toda a infraestrutura da sua loja virtual, o atendimento ao cliente e a divulgação. Assim, será mais fácil fechar negócio nessa data.
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