Soluções

Hospedagem vs. Armazenamento de dados na nuvem: qual a melhor opção?

5 Mins read

Para ter um negócio online, você precisa saber o que é armazenamento de dados na nuvem. No entanto, muitos empreendedores ainda têm pouco conhecimento sobre cloud computing e suas diferenças em relação a um plano básico para hospedar o site.

De fato, essa é uma escolha bastante significativa. Afinal, estamos tratando sobre a tecnologia que irá lidar com a armazenagem dos arquivos responsáveis por manter a loja virtual no ar e que irão garantir o seu bom funcionamento. 

Se você também está se perguntando qual a melhor alternativa, pode ficar tranquilo. Este artigo irá lhe ajudar! A seguir, vamos esclarecer:

  • Armazenamento de dados na nuvem ou Hospedagem: qual devo utilizar no meu negócio? 
  • Qual a melhor opção de armazenamento na nuvem?

Explore conosco os detalhes mais importantes sobre o que é armazenamento de dados na nuvem, as indicações dos melhores serviços de hospedagem e os benefícios do UOL Cloud Computing

Armazenamento de dados na nuvem ou Hospedagem: qual devo utilizar no meu negócio? 

Antes de nos aprofundarmos no assunto, tenha em mente que não existe melhor ou pior opção entre armazenamento de dados na nuvem e hospedagem. Na verdade, tudo varia de acordo com o perfil do seu site e sua necessidade. 

Ao optar por hospedar o site, por exemplo, você paga de acordo com o seu tráfego. Ou seja, a mensalidade dá direito a um limite de acessos mensais e de espaço para armazenar seus arquivos. O custo é menor e você pode aumentar seu plano conforme a demanda. 

Nesse sentido, o cloud computing é melhor para quem recebe mais visitantes ou sabe que seu site irá crescer significativamente. Isso porque, ele não é limitado por acessos e mantém a página ativa mesmo se ela tiver picos de acessos. 

Portanto, se você está começando, a hospedagem é o suficiente. Apesar de limitada, ela pode ser facilmente expandida. Já se você tem variações de tráfego e recebe mais visitas (quando a loja virtual faz uma promoção, por exemplo), a nuvem garante que a página não saia do ar. 

A boa notícia é que também é simples migrar entre os dois modelos. Se você tem um comércio online e notou que ele está crescendo, basta partir para um serviço cloud. Ele inclusive é mais abrangente, e pode englobar os demais sistemas da sua empresa. 

A importância do armazenamento seguro de dados 

Não importa se você optar por uma hospedagem ou pelo cloud computing, a segurança é sempre fundamental. Afinal, estamos falando da solução que irá garantir a sua página sempre no ar e que resguardará todos os dados vitais do negócio.

Portanto, é imprescindível que o serviço escolhido para hospedar o site tenha sólidos protocolos de proteção e uma equipe disponível integralmente para lidar com essa demanda, acompanhando o sistema contra possíveis invasões ou falhas de rede e firewall.

Como funciona o armazenamento de dados na nuvem? 

Se você já guardou as suas fotos, vídeos ou demais arquivos em sistemas como o iCloud, Google Drive, Onedrive, entre outros semelhantes, então já sabe o que é armazenamento de dados na nuvem. 

A lógica dessa tecnologia nas páginas é igual àquela que você utiliza no dia a dia. Ao contrário do armazenamento comum, feito diretamente no dispositivo, a diferença é que os arquivos são enviados pela internet até um uma unidade de armazenamento externa.

Isso ocorre porque as soluções de cloud computing utilizam um servidor que comunica os aparelhos diretamente a data centers espalhados pelo mundo. Por sua vez, são eles que armazenam os arquivos com altos níveis de eficiência e segurança. 

Portanto, sempre que você usa algo armazenado na nuvem, você está acessando esses centros de dados. Graças ao intermédio dos servidores, é possível editar, compartilhar, excluir e gerenciar tudo o que é da sua página nesses grandes repositórios de informações.

Benefícios do armazenamento de arquivos na nuvem 

Agora que você já sabe como funciona o armazenamento de dados na nuvem e quais as suas diferenças para as hospedagens comuns, é importante reforçar porque essa tecnologia é tão benéfica aos empreendedores. 

As principais vantagens são: 

  • Escalabilidade: mais que garantir o site sempre no ar, o cloud computing o mantém livre de bugs por picos de acessos e ainda permite expandir sua capacidade com total facilidade
  • Flexibilidade: muito além dos arquivos do site, a nuvem pode sustentar outros sistemas da empresa. Isso inclui seu banco de dados, CRM, ERP, e-mail corporativo, e assim por diante
  • Acessibilidade: o cloud elimina a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura. Hoje, basta contratar um bom servidor para que negócios de todos os portes possam aproveitar os benefícios da tecnologia
  • Segurança: além dos protocolos de proteção que citamos anteriormente, a nuvem também é mais segura que o armazenamento local, já que os backups são externos e mantém os dados sempre resguardados

>> Garanta o serviço ideal que a sua loja online precisa para iniciar. Clique aqui e comece a hospedar o seu site com o UOL Meu Negócio! 

Qual a melhor opção de armazenamento na nuvem? 

Você certamente deseja hospedar seu site em uma plataforma segura, confiável e alinhada às suas necessidades. Pensando nisso, vamos esclarecer como fazer uma escolha assertiva de fornecedores. 

Isso porque, hoje em dia, as pessoas empreendedoras podem encontrar uma infinidade de serviços de hospedagem disponíveis na internet. Apesar de essa variedade ser benéfica, ela também aumenta os riscos de você optar por um serviço de má qualidade.

Com isso em mente, é fundamental conhecer as características que destacam as melhores soluções de armazenamento de dados na nuvem. Entre os diferenciais mais importantes, dê preferência às empresas que oferecem:

  • Transferência ilimitada, com total liberdade para transferir seus dados sem taxas adicionais
  • Planos customizáveis, para que você tenha flexibilidade caso queira aumentar ou reduzir a capacidade do servidor
  • Suporte integral, com um time qualificado para resolver problemas e sanar dúvidas sempre que você precisar
  • Serviço nacional, que atenda você em português e cobre em Reais, para nenhuma surpresa negativa na fatura
  • Preço competitivo, com garantia de custo-benefício em relação ao valor cobrado e os recursos oferecidos

Anotou todos os requisitos para hospedar seu site na melhor solução de armazenamento de dados na nuvem? Então confira abaixo como garantir todos esses diferenciais em prol do seu negócio! 

Conheça o UOL Cloud Computing

O UOL Cloud Computing oferece todos os diferenciais que listamos acima e é referência absoluta na área. Inclusive, nosso data center é nacional, para que você conte com toda segurança e estabilidade do melhor portal da América Latina. 

Ao contratar o serviço, você obtém a sua ativação em poucos minutos. Ela lhe dá acesso ao painel para acompanhar a performance do seu servidor, firewall configurável e diversos recursos adicionais para tornar sua experiência ainda mais completa. 

Se você quer a melhor solução de armazenamento de dados na nuvem para a sua empresa, não perca tempo. Clique aqui, escolha o plano que mais se adequa às suas necessidades e venha você também para o UOL Cloud Computing! 

Related posts
Soluções

Shopping UOL: confira tudo sobre o marketplace do UOL HOST

3 Mins read
Na última terça-feira, dia 23/04, o UOL HOST fez o lançamento do Shopping UOL, o seu próprio marketplace, uma nova solução para…
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…