Recentemente o Ministério da Economia atualizou a previsão da inflação afetando diretamente no salário mínimo de 2022, com um valor que pode surpreender os brasileiros.
Com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado e divulgado pelo IBGE, a inflação atua diretamente para alterar o salário mínimo.
Se você já tem o seu negócio e faz pagamentos aos colaboradores ou se quer se beneficiar com o aumento do salário mínimo em 2022, precisa saber:
- Como será o reajuste do novo salário mínimo para 2022
- Novo salário mínimo e a inflação
- Como preparar seu negócio para essas mudanças
Aproveite cada um dos tópicos e conquiste o melhor para sua empresa continuar crescendo e se planejando para o ano que está por vir. Ótima leitura!
Como será o reajuste do novo salário mínimo para 2022?
Você já está se preparando para o novo salário mínimo em 2022? Então é necessário ficar por dentro do que o Ministério da Economia já está divulgando.
Essa mudança, ainda que pequena, pode interferir diretamente nos preços e produtos vendidos em seu negócio, já que o valor de compra será atualizado.
Atualmente, o valor do salário mínimo é de R$ 1.100, valor este que começou a valer em 01 de janeiro de 2021.
Desse modo, o reajuste do salário mínimo em 2022 promete ser o maior em 6 anos, totalizando em R$ 1.210,44.
Essa alta está ligada diretamente com a inflação do mercado, onde é perceptível em diferentes produtos, como gasolina e alimentos e se relaciona com o poder de compra.
Ou seja, se a inflação aumenta, obrigatoriamente o salário mínimo precisa subir, já que ele é compatível com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), disponível pelo IBGE a cada ano.
Qual a importância do salário mínimo?
O Salário Mínimo foi proposto em 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas, de modo a garantir uma remuneração básica aos profissionais. Além de valorizar a mão de obra, o salário mínimo surge para garantir a qualidade de vida, possibilitando moradia, saúde, alimentação, educação, transporte e outros.
Esse mapeamento foi feito com base nos preços das cestas básicas pelo país, de 17 capitais e mostra qual seria o valor ideal para que os brasileiros pudessem sobreviver frente a inflação.
Portanto, o salário mínimo é um direito básico, presente na Constituição Federal, que deve ser respeitado e validado.
Para você empreendedor que possui um negócio, é importante estar atento sobre isso, garantindo que seus preços sejam compatíveis com o mercado e que os direitos trabalhistas sejam validados na sua empresa.
Além disso, é no final do ano que o décimo terceiro é pago e pode ser investido no seu sonho de empreender.
Saiba agora mais sobre o fator “inflação” e a relação com o novo salário mínimo de 2022.
Novo salário mínimo e a inflação
O novo salário mínimo se relaciona diretamente com a inflação, diante disso separamos os seguintes pontos para você conhecer mais:
- Inflação: diz respeito ao aumento dos preços de serviços e bens, e pode diminuir o poder de compra, sendo medida pelos índices de preços do país.
- O que causa a inflação: pressões de demanda, pressões de custo, expectativas e inércia inflacionária (inflação passada que se reflete nos preços atuais).
A partir disso, como já dito no decorrer do texto, o salário mínimo terá sua maior alta em 06 anos, pois a inflação em novembro de 2021 foi de 10,04%.
Logo, outro órgão que terá um aumento é o INSS, que é ligado ao salário mínimo, alterando os valores pagos aos atendidos.
Motivos para a alta da inflação
Para calcular a inflação no Brasil, feita mensalmente e anualmente, é utilizado o IPCA — Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que busca analisar os preços do mercado das seguintes categorias:
- Alimentação
- Saúde
- Transporte
- Habitação
- Educação
- Comunicação
- Vestuário
- Despesas pessoais
- Artigos de residência
Com base nisso, será possível observar diferentes inflações, como por exemplo:
- Inflação de custos: diz respeito ao aumento dos preços de produtos, em relação ao aumento do câmbio, custeio das matérias primas, juros e outros.
- Inflação de demandas: se relaciona com a procura de um tipo de produto, aumentando seu preço, ocorrendo falta desses ítens no mercado, por exemplo.
- Inflação inercial: equivalente ao histórico da atividade econômica ao passar dos anos, de modo que possa corrigir a inflação atual.
Portanto, são diferentes os motivos que serão responsáveis por essa alta ou queda da inflação, a depender também do cenário político-econômico.
Como isso interfere no seu negócio?
Agora que você conhece mais sobre o salário mínimo e como a inflação atua sobre ele, já se perguntou como essas informações podem interferir no seu negócio?
Seja nos seus rendimentos ou ainda no financeiro da sua empresa, a mudança do salário mínimo atua diretamente nas expectativas de consumo.
Além disso, a inflação pode alterar o preço de luz, água, gás e telefone, importantes para manter o seu negócio funcionando, mesmo que eles sejam online.
Por isso, é importante estar atento a essas alterações para controlar suas contas e dividir as suas despesas pessoais da sua empresa, garantindo a continuidade dos seus investimentos.
Vale destacar ainda que o aumento de salário mínimo precisa ser seguido e se você possuir colaboradores, atualize as tabelas de pagamento.
Como é possível preparar minha empresa para essas mudanças?
Para garantir que a inflação e o aumento salarial não impactem negativamente o seu negócio, é preciso conhecer algumas dicas, como:
- Otimizar suas estratégias
- Controlar seu fluxo de caixa
- Verificar a alteração de preços dos fornecedores
- Precificar seus produtos de maneira correta
Aproveite também para continuar investindo na sua presença digital, já que esse espaço oferece ótimas oportunidades para continuar crescendo com segurança.
O UOL Meu Negócio é o parceiro perfeito que você precisa para investir nos seus sonhos. Acesse agora mesmo o nosso site e aproveite as diferentes oportunidades para digitalizar o seu negócio. Clique aqui e dê um passo à frente da concorrência!